Programa de Software Livre da Unifesp de Osasco oferece novos cursos no segundo semestre de 2014

As aulas acontecerão na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Unifesp, campus Osasco, localizada na rua Angélica, 100, no Jardim das Flores.

Com o objetivo de ensinar algumas ferramentas e sistemas operacionais baseados em softwares livres por meio de minicursos e oficinas, além de apoiar os interessados em suas necessidades relacionadas a sistemas de computação, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus de Osasco, oferecerá à comunidade acadêmica e à comunidade de Osasco novos cursos relacionados a softwares livres no segundo semestre de 2014.As aulas serão divididas em módulos, cada um com softwares específicos, e acontecerão de 15 de setembro a 5 de novembro (confira a programação abaixo), no campus da Unifesp, na rua Angélica, 100, no Jardim das Flores, das 18 às 19 horas. Todos os cursos são gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site http://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm até o início de cada módulo ou se esgotarem as vagas. Ao final do curso será emitido certificado de participação para aqueles que frequentarem no mínimo 75% do curso e demonstrarem aproveitamento satisfatório.

Em sua terceira edição na Unifesp de Osasco, o curso integra o Programa de Educação em Software Livre (PESL), criado em 2008, no campus de São José dos Campos, da Unifesp, cujo objetivo é incentivar atividades que desenvolvam, disseminem e qualifiquem o uso de Softwares Livres, sempre utilizando ferramentas abertas, de modo a difundir a filosofia da liberdade do conhecimento em informática, além do desenvolvimento profissional dos interessados. Para mais informações sobre o PESL consultar o site www.pinguim.pro.br.

Softwares e programação:

1. Introdução ao LibreOffice Calc – 15 e 17 de setembro – LibreOffice Calc é um programa de criação de planilhas eletrônicas que compõe a suíte de escritório do LibreOffice. Similar ao Excel da Microsof, o Calc é um ótimo programa de Software Livre que lhe permite criar tabelas, calcular e analisar dados.

1. CmapTools e Free Mind – 22 e 24 de setembro – O CMAP Tools é um software livre para a criação e desenvolvimento de mapas conceituais (é um diagrama feito para representar e compartilhar o conhecimento). O principal ideal na criação do CMAP tools é a colaboração e a dissipação de conhecimentos através dos mapas conceituais. Já o Free Mind permite a utilização do método conhecido como “Mapa Mental” que foi criado pelo inglês Tony Buzan e é adotado por profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Ele tenta representar, de forma gráfica e esquemática, como as ideias se organizam e se associam em torno de um elemento principal, criando uma linha de raciocínio muito mais fluida, lógica e espontânea com base na análise de um determinado contexto.

1. GIMP – 29 de setembro e 01 de outubro – O GIMP foi criado como alternativa livre ao Adobe Photoshop. E tem como principal função a criação ou manipulação de imagens e fotografias. Incluindo a capacidade de criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.

1. Introdução ao Joomla – 06, 07, 08 e 09 de outubro – O Joomla é um sistema organizado por design, programação e conteúdo, possibilita a criação de sites das mais variadas formas, totalmente customizados. Como o Joomla! é um CSM de código aberto (trabalho colaborativo), existem milhares de templates (gratuitos e pagos) disponíveis no mercado, o que garante que você consiga criar sua própria página, sem grandes problemas usando um layout profissional e personalizado para seu negócio.

1. LibreOffice – DRAW – 13 e 15 de outubro – Para quem precisa aprender a usar um Editor de desenhos, o Draw do pacote LibreOffice, oferece diversos recursos gráficos, entre eles, a possibilidade em desenvolver fluxogramas, organogramas e diagramas profissionais. O curso irá fornecer habilidades técnicas em relação ao software além de aproximar o público com exemplos práticos do mercado.

1. Zotero – 20 e 22 de outubro – O Zotero é um software gerenciador de referências free, open source para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados à pesquisa.

1. Introdução ao R – 27 e 29 de outubro e 03 e 05 de novembro - O uso de pacotes estatísticos para a análise de dados é de grande importância no que se refere à análise e à interpretação de resultados. Dentre os softwares de domínio público, livres, que podem ser utilizados para análise de dados em geral, encontra-se o "ambiente R", ou simplesmente R, conforme usualmente chamado pelos seus usuários, apresenta código fonte aberto, podendo ser modificado ou implementado com novos procedimentos.

Programa de Educação em Software Livre – Unifesp Osasco

Data: de 15 de setembro a 5 de novembro (conferir as datas específicas de cada módulo)

Horário: das 18 às 19 hs.

Local: Laboratório de Informática da EPPEN - Rua Angélica, 100, Jardim das Flores - Osasco/SP.

Inscrições: http://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm (até o início de cada módulo/software ou se esgotarem as vagas)

Obs.: Será expedido certificado de participação.