Direito

direito cabecalho

Sediado no campus Osasco da Unifesp, o Curso de Direito terá início em 2021, com a oferta de 80 (oitenta) vagas, todas para o turno integral (aulas de manhã e à tarde). O ingresso se dará exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) (clique aqui para mais informações).

O Curso de Direito da Unifesp é a primeira graduação em Direito oferecida por uma Instituição Federal de Ensino no estado de São Paulo e também é o primeiro novo curso de Direito público e gratuito criado na região metropolitana mais populosa do Brasil em quase 200 anos, atendendo, assim, a uma demanda social histórica por um ensino jurídico de qualidade e gratuito na região.

A abertura do Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal de São Paulo foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 272 de 17 de setembro de 2020 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), publicada no Diário Oficial da União de 18 de setembro de 2020. O Projeto Pedagógico do Curso recebeu nota máxima (5/5) na avaliação do INEP/MEC.

 

Conheça detalhes do Curso de Direito da Unifesp assistindo ao vídeo institucional "O direito na ordem do dia"

 
 

Direito, democracia e interesse público

O mote adotado pelo Curso - “Direito, Democracia e Interesse Público” - traduz os princípios que inspiram a proposta pedagógica da graduação em Direito da Unifesp.

O Projeto Pedagógico do Curso busca aliar o desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias para atuação profissional de excelência ao compromisso com os valores democráticos e com um Direito transformador da realidade brasileira.

 

Perfil de egressos e egressas

O Curso de Direito da Unifesp possibilita que seus egressos e egressas tornem-se profissionais inovadores em áreas tradicionais Direito, bem como que atuem em funções não tradicionais - ainda que cada vez mais relevantes - para profissionais do Direito no Estado, no mercado e na sociedade civil.

O egresso e a egressa do Direito Unifesp serão profissionais capazes de articular teoria e prática e de identificar e solucionar problemas a partir de um repertório técnico-jurídico atual e interdisciplinar, adequado ao enfrentamento dos principais desafios sociais e econômicos do Brasil.

Além de dominarem plenamente os fundamentos teóricos e as habilidades prático-profissionais para atuar nas principais áreas do Direito, os egressos e as egressas da Unifesp serão formados para atuar com apurado senso da função social da prática jurídica contemporânea e de forma compromissada com os valores democráticos e os objetivos transformadores da ordem constitucional brasileira.

Estudantes de Direito da Unifesp estarão aptos e aptas a atuarem nas carreiras jurídicas tradicionais – como a advocacia, a magistratura, o Ministério Público e a Defensoria Pública -, e também no exercício de funções na gestão pública, na iniciativa privada e em organizações da sociedade civil, campos em que o conhecimento e as habilidades oferecidos pelo Direito são cada vez mais demandados.

 

Coordenação do Curso

Prof. Dr. Renan Honório Quinalha (Coordenador)

Prof. Dr. Alvaro dos Santos Pereira (Vice-Coordenador)

 

Acompanhe o Curso de Direito da Unifesp nas redes sociais:

 

facebook https://www.facebook.com/direitounifesp

instagram https://www.instagram.com/direitounifesp/

twitter https://twitter.com/direitounifesp

Youtube - ícones de mídia social grátishttps://www.youtube.com/channel/UCeFe7no6yLaZqFFtdonWLiw