Nota da Câmara de Graduação sobre o retorno do Calendário Acadêmico a partir das Atividades Domiciliares Especiais

Nota da Câmara de Graduação obre o retorno do Calendário Acadêmico a partir das Atividades Domiciliares Especiais
Conheça informações e orientações importantes para o desenvolvimento das ADEs.

As instâncias colegiadas da EPPEN (Câmara de Graduação e Congregação) deliberaram pelo retorno do calendário acadêmico da graduação a partir de 06 de julho de 2020, por Atividades Domiciliares Especiais (ADEs).

Seguem algumas informações e orientações importantes para o desenvolvimento das ADEs.

a) Os(as) alunos(as) devem tomar ciência da Portaria 1474/2000 da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), disponível na página da EPPEN e da UNIFESP, na qual constam as condições pelas quais se darão a retomada do calendário acadêmico, com detalhamento sobre os aspectos pedagógicos, procedimentais e de flexibilização de normas para este momento de excepcionalidade.

b) Todas as Unidades Curriculares (UCs) oferecidas pela EPPEN no 1º semestre de 2020 serão retomadas por ADEs.

c) O(a) aluno(a) poderá excluir UCs ou trancar o semestre letivo no período de 03 de agosto a 25 de setembro, devendo permanecer matriculado(a) em pelo menos uma UC para se manter em curso. Para os(as) ingressantes não haverá possibilidade de exclusão e trancamento pelo sistema “Remat”, mas aqueles(as) que assim desejarem, poderão solicitar exclusão e trancamento a partir da comunicação ao(a) coordenador(a) de curso, via e-mail.

d) Todos(as) os(as) discentes terão direito ao trancamento de dois semestres a mais do que prevê o regimento da ProGrad, sem prejuízo para o tempo de integralização do curso.

e) Não haverá possibilidade de inclusão de UCs na grade referente ao 1º semestre de 2020.

f) As informações sobre a metodologia de ensino, critérios para cômputo de frequência e atividades avaliativas serão fornecidas pelos(as) docentes e deverão constar em seus referidos planos de ensino, cuja disponibilização se dará na página virtual de cada curso da EPPEN, a partir de 03 de julho.

g) As UCs deverão cumprir a carga horária definida no Projeto Pedagógico dos cursos, e a carga horária desenvolvida em regime de ADEs deverá incluir o tempo previsto para os(as) alunos(as) realizarem a leitura da bibliografia e as atividades solicitadas pelos(as) docentes. A definição sobre a quantidade de encontros síncronos e de semanas nas quais as atividades serão desenvolvidas ficará à critério de cada docente, desde que respeitado o cumprimento mínimo de 75% de dias letivos (o que pode ocasionar uma variação entre 10 e 15 semanas, até o encerramento do 1º semestre, que ocorrerá em 19 de outubro de 2020).

h) Entende-se por atividades síncronas aquelas desenvolvidas online com a presença do(a) docente e discentes, respeitando o período de aula estabelecido na grade horária, conforme definido no início do semestre, antes da suspensão do calendário acadêmico.

i) A semana do Congresso Acadêmico, a se realizar entre 13 e 17 de julho, integra o calendário acadêmico no cômputo de dias letivos. Os(as) docentes não realizarão as Atividades Domiciliares Especiais nesta semana para permitir que os(as) discentes participem das atividades desenvolvidas durante o Congresso, tais como palestras, apresentações de trabalhos etc.

j) A avaliação para o 1º semestre se dará a partir da atribuição do conceito Cumprido ou Não Cumprido, substituindo, excepcionalmente, as notas, conforme portaria 1474/2020.

k) Informações sobre as plataformas e mídias a serem utilizadas pelos(as) docentes deverão constar nos planos de ensino das UCs.

l) Os alunos(as) deverão priorizar a utilização do e-mail institucional para facilitar a dinâmica de acesso às plataformas de ensino remoto. No entanto, muitos(as) docentes utilizarão a Pasta Verde para a comunicação, sendo recomendável que os(as) discentes estejam atentos(as) aos e-mails informados à UNIFESP, quando do ato da matrícula.

m) A data de início do 2º semestre e a forma pela qual as atividades serão desenvolvidas (se integralmente de maneira remota, ou presencial, a partir de protocolos e medidas sanitárias) serão discutidas e informadas posteriormente, após deliberação dos Conselhos de Graduação e Universitário. A estimativa, no entanto, é que o 2º semestre tenha início em novembro de 2020 e finalize em março de 2021.

n) As informações e orientações acima podem ser encontradas, de maneira mais detalhada, na Portaria 1474/2020 e no calendário acadêmico, disponíveis no site da UNIFESP e na página virtual da EPPEN.

Desejamos a toda Comunidade Acadêmica uma ótima retomada das atividades de graduação a partir das ADEs. Contamos, para isso, com a colaboração de todas e todos.

Clique aqui para baixar a Nota da Câmara de Graduação sobre o retorno do Calendário Acadêmico a partir das Atividades Domiciliares Especiais

Links para os Planos de Ensino - ADEs - Atividades Domiciliares Especiais - 1º Semestre/2020

Osasco, 30 de junho de 2020

Câmara de Graduação do Campus Osasco