A aluna de Ciências Contábeis, Paloma Akiko Onaga, apresentou no dia 01/12, no XVI ENGEMA - Inovação e sustentabilidade: um
desafio para enfrentar as mudanças climáticas e seus impactos planetários, o trabalho intitulado "Metodologia de Cálculo de Emissões de Carbono em Empreendimentos de pequeno porte: Análise do impacto do consumo de energia elétrica em um salão de beleza de São Paulo - SP".
Resumo do trabalho
A contabilidade além de orientar a empresa nos registros dos gastos e investimentos com o meio ambiente oferece possibilidade reduzir custos e avaliar o impacto socioambiental do negócio. Este artigo visa discutir a criação de uma metodologia de cálculo de emissões de carbono em empreendimentos de pequeno porte, especificamente nos fatores relacionados ao consumo de energia elétrica, tendo por base um salão de beleza. A pesquisa, exploratória, aplicada e descritiva, englobou observações in loco e um inventário dos equipamentos eletroeletrônicos; com estudo de caso e pesquisa telematizada, adotou-se também entrevista não estruturada da gestora/ proprietária do salão para identificação de aspectos subjetivos e detalhamento complementar. Embora o país conte com políticas públicas estabelecidas, as mesmas exigem um patamar de investimento financeiro nem sempre compatível com a realidade das micro e pequenas empresas, o que justifica este estudo, que apresenta ideias preliminares para contribuir na minimização dos impactos ambientais decorrentes das operações com equipamentos que utilizam esse recurso natural. Os resultados apontam a possibilidade de redução nas emissões com pequenas intervenções, por exemplo, no projeto de iluminação do ambiente, com a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, possibilidade para a criação de políticas públicas de incentivo ao consumo sustentável no segmento.