Prêmio Excelência em Pesquisa Unifesp 2023

Premio Propgpq 2023 11As professoras do Departamento Multidisciplinar da EPPEN, Francielle Santo Pedro Simões (foto acima) e Elisa Thome Sena foram agraciados com menções honrosas e laureadas no Prêmio Excelência em Pesquisa Unifesp 2023

A Universidade Federal de São Paulo, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq/Unifesp), promoveu na tarde do dia 29 de novembro a segunda edição do Prêmio Excelência em Pesquisa da Unifesp. O evento ocorreu no anfiteatro Leitão da Cunha, no Campus São Paulo da Unifesp, e reuniu pró-reitores(as), dirigentes e representantes das câmaras de pós-graduação dos campi e das unidades acadêmicas, docentes, servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação e estudantes.

A ação tem como objetivo reconhecer e valorizar as principais pesquisas realizadas na universidade. Na presente edição, foram avaliados os trabalhos realizados entre 2021 e 2022 que, dentre os que concorreram ao Prêmio, foram considerados os escolhidos para serem laureados para receber o Prêmio de Excelência em Pesquisa Unifesp 2023 nas áreas de Ciências da vida; Ciências Exatas e Tecnológicas; Interdisciplinar e Multidisciplinar e Humanidades, subdivididos nas categorias Doutorado concluído até 6 anos; Doutorado concluído entre 6 e 25 anos, e Doutorado concluído há mais de 25 anos. Além dos trabalhos laureados, o comitê de avaliação também indicou trabalhos que receberam reconhecimento de Honra ao Mérito, nas mesmas áreas e categorias.

Compuseram a mesa principal do evento a vice-reitora, Lia Bittencourt, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e o coordenador institucional de pesquisa da PROPGPq, Elbert Macau. O evento contou também com apresentação musical do pianista e compositor Marcio Arruda.

LAUREADOS(AS)
Área de Ciências Exatas e Tecnológicas
Categoria Doutorado concluído até 6 anos:
Título do trabalho: The memory effect on fractional calculus: an application in the spread of COVID-19
Autora: Francielle Santo Pedro Simões (EPPEN/Unifesp)
Resumo do artigo: O trabalho demonstra, por meio de uma abordagem estatística, como o fenômeno da histerese, que descreve um tipo de efeito de memória presente em sistemas biológicos, pode ser tratado pelo cálculo fracionário. O cálculo fracionário é uma área emergente que vem sendo utilizada em diversas aplicações. No trabalho em questão utilizamos a teoria desenvolvida para estudar dinâmica da propagação da COVID-19.
Foi na área: Ciências Exatas e Tecnológicas: Ciências Exatas, Ciências da Terra, Engenharia;
Categoria 2: Doutorado defendido há mais de 6 anos.

MENÇÕES HONROSAS
Área de Ciências Exatas e Tecnológicas
Categoria: Doutorado concluído entre 6 e 25 anos:
Título do trabalho: Record-breaking statistics detect islands of cooling in a sea of warming
Autora: Elisa Thome Sena (EPPEN/Unifesp)
Resumo do artigo: A estatística de quebra de recordes é um método inovador que pode evidenciar tendências com um alto nível de confiança. Esta técnica foi aplicada a dados de satélites para criar mapas de recordes de temperatura da superfície do mar. Os mapas revelam padrões de aquecimento na esmagadora maioria do oceano e ilhas coerentes de resfriamento, onde recordes baixos ocorrem com maior frequência do que altos. Alguns desses pontos de resfriamento são bem conhecidos; no entanto, uma surpreendente área elíptica no Oceano Antártico também é observada. Análises semelhantes podem ser realizadas em outras variáveis climatológicas para explorar seus padrões espaciais de tendência, buscando entender melhor o impacto das mudanças climáticas e outros fenômenos de origem antrópica ou natural.
Motivo da inscrição do trabalho: Este trabalho foi o primeiro a aplicar estatística de recordes a dados espaciais de temperatura do mar, evidenciando a imensa extensão das mudanças climáticas. Trata-se de uma colaboração entre pesquisadores da UNIFESP, Instituto Weizmann de Ciência e Universidade Tecnológica de Michigan. O artigo foi publicado em dezembro de 2022 em uma revista internacional de fator de impacto 7,2.Referência bibliográfica do trabalho: Sena, E. T., Koren, I., Altaratz, O., and Kostinski, A. B.: Record-breaking statistics detect islands of cooling in a sea of warming, Atmos. Chem. Phys., 22, 16111–16122, https://doi.org/10.5194/acp-22-16111-2022, 2022.
Ano de publicação: 2022
Como foi divulgado: Por meio de revista científica internacional
Onde foi publicado/divulgado: Atmospheric Chemistry and Physics (https://acp.copernicus.org/articles/22/16111/2022/)