A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil.

SNCT 2024

Confira a programação da EPPEN

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está participando ativamente e de forma colaborativa, com seus campi, na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

O objetivo é consolidar as ações intercampi na SNCT, fortalecendo o diálogo transversal entre os diferentes campi da Unifesp e a comunidade extramuros. Durante a semana, serão realizadas uma série de atividades que visam engajar estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral, mostrando a importância dos biomas brasileiros. Dentre as iniciativas propostas, destacam-se palestras, mesas-redondas, workshops, cursos e exposições interativas, abordando temas relacionados aos saberes e tecnologias sociais que envolvem a variedade de biomas brasileiros.

Além disso, também serão promovidas atividades de popularização da ciência, com o intuito de demonstrar de forma acessível e envolvente como as ciências básicas também podem contribuir para a reflexão da nossa diversidade e da importância da preservação de nossa fauna e flora, além das possíveis doenças e alterações climáticas que podem surgir quando do desmatamento e expansão agropecuária descontrolada. Essas atividades incluirão experimentos práticos, demonstrações interativas e apresentações audiovisuais, buscando despertar o interesse e a curiosidade do público em relação aos fundamentos científicos. Com a participação de todos os campi da Unifesp, São PauloGuarulhosBaixada SantistaDiademaOsascoZona Leste e São José dos Campos, buscamos fortalecer a integração entre as diferentes áreas do conhecimento e incentivar a colaboração multidisciplinar.

Pretende-se fomentar o engajamento da comunidade acadêmica na promoção da ciência básica e do desenvolvimento sustentável, estimulando a conscientização sobre o impacto das pesquisas científicas na resolução dos desafios socioambientais.

Programação Osasco

Escola Paulista de Política, Economia e Negócios • EPPEN

Segunda • 14 de Outubro

10 às 11h - Palestra de Abertura EPPEN