Segue até 18 de março de 2019 a submissão de trabalhos para o VIII Seminário de História Ambiental

VIII Sem HA 2019Encontro – de caráter interdisciplinar – acontecerá no Campus Osasco da Unifesp nos dias 22 e 23 de maio de 2019

Com o objetivo de estabelecer um espaço de interlocução com pesquisadores que se debruçam sobre o tema do meio ambiente em diferentes áreas de conhecimento, abordagens, inter-relações e orientações teóricas e metodológicas, e amplificar o espaço de debate sobre o tema, seus problemas e desafios, segue até 18 de março de 2019 o período de submissão de trabalhos para apresentação nas quatro mesas do VIII Seminário de História Ambiental – Diálogos Interdisciplinares em Meio Ambiente: saberes e interlocuções: I. O Meio Ambiente e o Espaço Urbano; II. O Meio Ambiente e a Questão Agrária; III. Economia e Meio Ambiente; IV. Política Ambiental e Relações Internacionais.

As preocupações com o tema meio ambiente se revelam pelo processo histórico de inter-relação do homem e suas ações com o que se conceitua como “natureza”, que aumentam a demanda por recursos naturais devido ao crescimento populacional, ao processo de urbanização, à industrialização, à geração de energia, à irrigação, às discussões políticas e jurídicas sobre os diferentes conflitos e temas, com destaque para os processos e efeitos relativos aos impactos ambientais, cujos resultados se fazem sentir de forma diferenciada por diferentes grupos ou classes sociais, gerando e fomentando problemas de diversas ordens para toda a sociedade.

Datas e especificações sobre como efetivar a submissão, assim como outras informações sobre o encontro estão disponíveis em: https://sabereseinterlocucoes.webnode.com/.

O VIII Seminário de História Ambiental é uma realização do Grupo de Trabalho (GT) - História Ambiental - da Associação Nacional de História (Anpuh-SP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), o Departamento de Economia e o Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento - Linhas de pesquisa: Desenvolvimento: Teoria e História e Políticas Públicas, Inovação e Desenvolvimento, e com o Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Análises Sociais (Leia).

Programação:

22 de maio de 2019

10h – Mesa de Abertura

Prof. Clóvis Cavalcanti - UFPE/ EcoEco
Profª. Drª. Silvia Zanirato - EACH-USP
Moderação e comentários: Profª. Drª. Dora Shellard Corrêa - IEB-USP

12h – Almoço

14h - Mesa 1 - O Meio Ambiente e o Espaço Urbano

16h - Mesa 2 - O Meio Ambiente e a Questão Agrária

23 de maio de 2019

14h - Mesa 3 - Economia e Meio Ambiente

16h - Mesa 4 - Política Ambiental e Relações Internacionais