EPPEN sediará IX EPED - Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

eped

O EPED é um dos eventos mais importantes para pesquisadores e pesquisadoras do direito no Brasil, reverberando também por toda a área das ciências sociais e ciências sociais aplicadas.

O Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED) é um dos eventos mais importantes para pesquisadores e pesquisadoras do direito no Brasil, reverberando também por toda a área das ciências sociais e ciências sociais aplicadas. Realizado desde 2011, reúne anualmente docentes, pós-graduandos(as), graduando(as) e profissionais em geral – não apenas do direito, mas também da antropologia, ciência política, economia, relações internacionais e sociologia – interessados(as) no estudo das normas, práticas, instituições e fenômenos relacionados ao direito a partir de uma abordagem empírica (concebida na sua mais ampla variedade metodológica).
Em 2019, a nona edição do EPED será realizada na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Unifesp – campus Osasco, sob organização do Curso de Direito em implantação na Unifesp em parceria com a Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). Ao longo de uma semana inteira de atividades, passarão pela Eppen quase 600 participantes de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina, de diferentes perfis e trajetórias – de estudantes de graduação em início de carreira a conhecidos(as) pesquisadores(as) do campo.
Serão realizados 35 Grupos de Trabalho, 10 Mesas Redondas, 2 painéis, 1 conferência internacional e 17 oficinas de métodos e técnicas de pesquisa. A programação completa do evento pode ser acessada em http://eped2019.wordpress.com

DIREITO E DESIGUALDADES: DESAFIOS DA PESQUISA EMPÍRICA
O IX EPED propõe uma reflexão sobre a relação da pesquisa empírica em direito com um dos principais desafios das sociedades contemporâneas: a desigualdade. O evento pretende fomentar o debate sobre os papéis do direito – suas normas, institutos, práticas e agentes – tanto para produzir e reforçar, quanto para combater múltiplas formas de desigualdade, relacionadas a aspectos socioeconômicos, raciais, de gênero, orientação sexual, entre outros. Além de ser explorado transversalmente em centenas de pesquisas que serão apresentadas em Grupos de Trabalho, Apresentação de Pôsteres e Mesas Redondas, a relação entre o direito e as desigualdades será o foco dos painéis de abertura e encerramento do IX EPED. Na abertura, no dia 05/08, o Prof. Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUC-RS), a Profa. Dra. Maria da Gloria Bonelli (UFSCar) e o Prof. Thiago de Souza Amparo (FGV-SP) debaterão as “Desigualdades no direito: como o direito reproduz diferentes tipos de desigualdades sociais”, com foco em diferentes ambientes sociojurídicos, como o sistema de justiça criminal, as profissões jurídicas e o Judiciário. No painel de encerramento, em 07/08, a pergunta “Como a pesquisa empírica em direito pode contribuir para enfrentar desigualdades” será debatida pelo Prof. Dr. Alexandre Cunha (IPEA), Profa. Dra. Fabiana Severi (USP-Ribeirão Preto) e por Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TRAZ EXPOENTES DO CAMPO
No dia 06 de agosto, como parte da programação oficial do IX EPED, a Eppen-Unifesp receberá, ainda, Katharina Pistor, professora da faculdade de direito da Columbia University (EUA) e autora do recém-lançado “The Code of Capital: how the law creates wealth and inequality” (Princeton University Press) para a conferência "Empirical Approaches in Law and Development" (Abordagens Empíricas em Direito e Desenvolvimento"). A conferência será comentada por David M. Trubek, professor emérito da faculdade de direito da University of Wisconsin-Madison (EUA) e referência internacional no estudo da relação entre direito e desenvolvimento.

Serviço:
IX Encontro de Pesquisa Empírica em Direito - EPED
Quando: de 05 a 09 de agosto de 2019
Onde: Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) – Unifesp campus Osasco
Inscrições pelo link: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=16173