As constantes pressões políticas e de mercado, aliadas à entrada de novas tecnologias na educação, têm produzido uma série de transformações no trabalho docente que, por um lado, permitem maior contato com estudantes, disponibilização de materiais, conteúdos e divulgação do conhecimento. No entanto, o desenvolvimento tecnológico também tem sido usado para tornar as condições de trabalho mais precárias, com ritmos mais intensos, além de ser usado por instituições privadas e governos para reduzir os quadros docentes, gerando acúmulos de trabalho. A pandemia, ao impor medidas sanitárias de isolamento, acelerou tal processo, demandando uma entrada rápida e e improvisada aos ambientes virtuais de aprendizagem, teleconferências e avaliação, sem os devidos preparos, mesmo de instituições e docentes que usavam pouco ou nada as tecnologias da informação e comunicação. Os discursos políticos no ano de 2020 indicam para uma aceitação ampla de modelos "híbridos"de ensino no futuro, inserindo no debate público também questões de acessibilidade, equidade, popularização da internet e custos referentes a infraestrutura que, no momento da crise sanitária, foram repassados para o pessoal docente, técnico e às famílias dos estudantes. Este seminário organizado em parceria pelo Departamento Multidisciplinar da EPPEN/Unifesp, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Paulo e o Sindicato dos Professores de Osasco debaterá as condições, a situação atual, suas condições de emprego e renda, o caráter da profissão e o futuro da carreira docente no cenário do século XXI.
Serviço:
Seminário Regional O Futuro da Carreira Docente
Quando: Nos dias 09, 16, 23 e 30 de Outubro de 2020 - Às 20h0
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