Em memória aos dez anos de seu falecimento, a obra do economista que refletiu sobre o desenvolvimento econômico para o Brasil será tema de debates na Unifesp de Osasco
Acontece na Unifesp de Osasco um ciclo de debates dedicado a um dos mais importantes economistas do Brasil, que procurou compreender a problemática do desenvolvimento econômico latino-americano e, em particular, do brasileiro: Celso Furtado.
Como pensador, acreditava que a compreensão do desenvolvimento econômico passava pela construção de uma teoria econômica que se adequasse à realidade capitalista periférica. Para tanto, defendia uma teoria que servisse de elemento norteador não apenas ao crescimento quantitativo, mas, também, à melhoria constante da qualidade de vida dos diferentes segmentos sociais. Seu pensamento, portanto, vinculava-se à mudança social pautada numa teoria e num conhecimento que possibilitasse intervenções conscientes no sentido do desenvolvimento econômico.
Por isso, em memória aos dez anos de seu falecimento, a reflexão sobre sua obra, que integrava o conhecimento econômico a diferentes áreas do saber, pode se converter num importante ponto de partida para a formação de economistas e demais profissionais das ciências sociais aplicadas socialmente comprometidos e conscientes da importância do conhecimento sobre o autor para os processos transformadores da realidade social brasileira e, por esta razão, este ciclo de debates é uma contribuição para uma tarefa necessária e urgente para se pensar o Brasil.
SERVIÇO:
Evento: O Legado de Celso Furtado e as perspectivas para o Desenvolvimento Econômico no Brasil.
Onde: Unifesp - EPPEN - Campus Osasco – Rua Angélica, 100, Jd. das Flores.
Data e horário: 24, 25, 26 e 28 de novembro de 2014 – todos os dias às 17h30.
Informações, programação e inscrições: http://legadodefurtado.webnode.com
Serão oferecidos certificados de participação para aqueles que tiverem frequência de 75% ou mais durante os debates. As vagas são limitadas.
Realização: Centro de Análises do Desenvolvimento (CeAD-EPPEN-Unifesp) – Seminários “Reflexões em Economia e Desenvolvimento”.