Oficina de programação Python para o desenvolvimento de jogos

OFICINA PHYTON

SEMANA 1

DIA 1: Apresentações gerais dos professores e alunos. Sobre a universidade e projetos de extensão e a oficina de programação. Apresentação do ambiente de programação Colab e da linguagem Python. Conteúdo a ser abordado: 1) apresentação dos jogos a serem desenvolvidos, 2) informações gerais sobre o ambiente Colab, 3) A linguagem Python: Características básicas DIA2: Introdução à Lógica e Variáveis Conteúdo a ser abordado: 1) apresentação de variáveis, 2) o que são strings, float e integers, 3) inputs, 4) lógica booleana/expressões lógicas (verdadeiro e falso), 5) operadores lógicos (and, or, not), 6) expressões relacionais (maior, menor, igual, diferente, maior ou igual, menor ou igual).

SEMANA 2

DIA 3: Introdução aos Condicionais e Loop Conteúdo a ser abordado: Condicionais: 1) introdução sobre o que é condicional na linguagem de Python; 2) quais são os comandos para utilizar os condicionais e o que fazem; 3) combinando condicionais com estruturas lógicas; 4) como utilizar eles (exemplos prontos). Loop: 5) O que são estruturas de repetição; 6) Comandos utilizados para repetição de blocos de comando; 7) combinando condicionais com estruturas de repetição; DIA 4: Introdução às Listas e Matrizes Conteúdo a ser abordado: Listas: 1) O que são e como criar, 2) índices, operações básicas com listas. Matrizes: 3) O que são e como criar, 4) operações básicas com matrizes, 5) utilização de listas e matrizes na programação de jogos.

SEMANA 3

DIA 5: Introdução às Funções Conteúdo a ser abordado: 1) o que são funções, 2) ordem de execução e os parâmetros das funções, 3) variáveis e parâmetros locais, 4) funções que retornam valores ou não, 5) funções que chamam outras funções, 6) exemplos práticos (jogos ou programas) DIA 6: Desenvolvimento dos jogos Conteúdo a ser abordado: desenvolvimento de um jogo em Python utilizando os conteúdos apresentados.

Serviço:
Quando: Terças e quintas de 11 a 27 de Janeiro de 2022 - das 17h00 às 19h00