Ciclo de Debates BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS - Tema: união Europeia e seus acordos econômicos.

WhatsApp Image 2022 04 22 at 19.59.45 (1)

União Europeia: Acordos econômicos regionais. Acordos de parceria econômica (APE); acordos de comércio livre (ACL); acordos de associação (AA); acordos de parceria e cooperação (APC). Este seminário tem como objetivo apresentar e discutir as políticas comerciais da União Europeia e seus diferentes acordos econômicos. A União Europeia apresenta uma série de relações comerciais com países terceiros através de acordos comerciais, que são concebidos para criar melhores oportunidades de comércio e superar barreiras. A política comercial da UE é também utilizada como veículo para a promoção dos princípios e valores europeus, desde a democracia e os direitos humanos até ao ambiente e aos direitos sociais. Os acordos comerciais europeus variam em função do conteúdo: Acordos de parceria económica (APE)  apoiam o desenvolvimento dos parceiros comerciais dos países de África, das Caraíbas e do Pacífico, Acordos de comércio livre (ACL)  possibilitam uma abertura recíproca dos mercados dos países desenvolvidos e das economias emergentes mediante a concessão de acesso preferencial aos mercados, Acordos de associação (AA) reforçam acordos políticos mais abrangentes; Acordos de parceria e cooperação (APC) - acordos comerciais não preferenciais integrados em acordos mais amplos. Palestrante: Bruno Theodoro Luciano. Doutor em Ciência Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Birmingham (2020), Reino Unido, com bolsa plena (CAPES). Foi Teaching Fellow em Políticas Públicas e Estudos Europeus na Universidade de Warwick (2019-2020), Konrad Adenauer Fellow em Estudos Europeus no Centro de Relações Internacionais da FGV (2014-2015) e pesquisador visitante no German Institute for Global and Area Studies (GIGA) e na Universidade de Johannesburgo, África do Sul. Bacharel (2011) e Mestre (2013) em Relações Internacionais na Universidade de Brasília.

Serviço:
Quando: 18 de maio de 2022 - Às 19h00