V SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional

EVENTO SICED CAPA

O SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional, tem por objetivo juntar Poder Público, Academia, Empresas e Trabalhadores e suas entidades, para análises e propostas de ações para o desenvolvimento regional socioambientalmente responsável. O V SICED, teve início em fevereiro com o fórum SICED discute o MercosuL: Desafios e oportunidades, com sequência em março, Oportunidades no Mercado Asiático, abril O ambiente de negócios europeu em um cenário de guerra: a visão de Portugal, maio Governança tributária: um ponto de luz sobre estratégias contábeis e tributárias, julho Esporte, Inclusão e Mercado: Integração, Educação e Oportunidades, agosto Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. O V SICED se encerra na semana de 7 a 11 de novembro.

No dia 07 haverá a mesa: O PAPEL DA CULTURA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Pontos de Cultura desempenham um papel importante no desenvolvimento regional na medida em que criam um projeto de política pública sem antecedentes. Estes pontos de Cultura foram iniciados no Brasil e disseminados na América Latina com grande sucesso. Debater esta experiência é fundamental para criação e execução de propostas socioculturais na comunidade/território.

No dia 10 haverá a mesa: CEPAL E A LUTA PELA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA, reflete sobre a participação da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina órgão da ONU) ao longo de sua história para diagnosticar as fragilidades estruturais da Latino América e a luta para sua integração e emancipação.

No dia 11 haverá três meses. A mesa principal com o tema norteador do evento: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA, dá início ao seu encerramento. Reflexão essencial para que os atores fundamentais para esta integração que deve ter como centro a liberdade, a superação das desigualdades e o ser humano. Passa também pelo reconhecimento das diferenças culturais, econômicas e sociais, ou seja, as assimetrias existentes requerem esforços/contribuições diferenciadas entre os países para que todos igualmente se beneficiem. Este é um processo eminentemente de construção de políticas públicas regionais.

A segunda mesa será Startup e a Pobreza. A questão sobre inovação para atender a ascensão e perspectiva de vida para os mais pobres, é fundamental para se discutir políticas públicas que se transformem em efetividade para a elevação das condições de vida da população. Obrigação de criação de ecossistemas tecno humanizados que garantam oportunidades para todos, ou seja, aprender a gerar riquezas sem produzir miséria.

A terceira e última mesa será AUNIVERSIDADE E EMPRESA: A EXPERIÊNCIA DA FATEC COTIA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. A necessária sinergia entre Universidade, Empresas e Comunidade que a cerca, serão examinadas a partir da experiência prática da Fatec de Cotia. O estreitamento do relacionamento entre a academia e empresa tem como efeito a construção e compartilhamento de benefícios mútuos. À Universidade, a oportunidade de prover aos seus alunos, poder aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em problemas reais oferecidos pelas empresas. Essas, por sua vez, participam da formação e desenvolvimento do profissional que fornece um novo olhar à solução de problemas ou de otimização de oportunidades identificadas nos processos empresariais.

De 07 a 11 de novembro de 2022
Inscrições: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/cursos-e-eventos