Cursos oferecidos pela Comissão de Apoio à Aprendizagem da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) - Período de inscrição: 12 a 16 de março
Descomplicando a Matemática: Funções – Nível II
Parceria com as professoras Renata de Faria Barbosa e Adriana Barioni
Objetivo - Apresentar estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de função, por meio de um processo dinâmico e contextualizado. O conceito é apresentado e associado a outras áreas do conhecimento, permitindo que o(a) cursista desenvolva habilidades físicas e matemáticas na resolução de uma situação-problema, sistematizando o conhecimento e estimulando-o a resolver questões com um "olhar" interdisciplinar e contextualizado.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Acolhimento inicial e boas-vindas - Será apresentada uma videoaula sobre educação a distância, boas práticas e dicas de estudo.
Módulo 2 – Função Inversa
Bloco 1: Função inversa e função injetora.
Módulo 3 – Função Exponencial
Bloco 2: Função exponencial, gráfico da função exponencial e aplicações.
Módulo 4 – Função Logarítmica
Bloco 3: Função logarítmica, cálculo de logaritmos, mudança de base e aplicações.
Bloco 4: Equações exponenciais e logarítmicas.
Bloco 5: Gráfico da função logarítmica e aplicações.
Metodologia
O curso Descomplicando a Matemática: Funções – Nível II adotará a metodologia de aprendizagem ativa "sala de aula invertida". O curso será composto por nove (9) oficinas (encontros síncronos) e atividades assíncronas de leitura e estudo.
Com exceção da primeira oficina (encontro síncrono), os materiais para leitura e estudo (vídeos, textos etc.) serão disponibilizados antecipadamente, permitindo que o(a) cursista se prepare previamente para uma participação mais efetiva nos encontros síncronos. Esse preparo prévio será a atividade assíncrona dos módulos 2, 3 e 4.
As oficinas on-line (encontros síncronos) serão práticas, com contextualização teórica, e terão duração de 1h30min ou 1h, conforme cronograma. As atividades serão realizadas via Google Meet.
Avaliação
A avaliação do(a) cursista será realizada de forma síncrona e assíncrona.
Avaliação síncrona: baseada na participação nas oficinas, levando em conta o acesso prévio ao material de leitura e estudo. Também será considerada a participação em quizzes durante os encontros síncronos. Avaliação assíncrona: consistirá na entrega, dentro do prazo estipulado, das tarefas previamente solicitadas pelas docentes responsáveis.
Para obtenção do certificado, o(a) cursista deverá: Participar, de maneira satisfatória, de pelo menos seis (6) das nove (9) oficinas síncronas programadas. Entregar pelo menos 75% das tarefas solicitadas no formato assíncrono.
Neste curso, serão abordadas temáticas sobre a relação entre tempo e vida universitária. O curso se constituirá como um espaço de reflexão sobre o tempo, a distribuição das atividades no dia a dia, as exigências da vida universitária, a rotina de estudos e estratégias para uma melhor organização do tempo, a fim de atingir metas acadêmicas e pessoais.
Objetivos - Refletir sobre a relação do(a) cursista com o tempo e como ele(a) distribui suas atividades. Refletir sobre as exigências da vida universitária, a rotina de estudos e estratégias para organização. Melhorar a gestão do tempo para alcançar metas acadêmicas e pessoais.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Apresentações e experiências de tempo Módulo 2 – Estratégias de planejamento Módulo 3 – Definição de prioridades Módulo 4 – Organização dos estudos e encerramento do curso
Avaliação
Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os estudantes que obtiverem, no mínimo, 75% de aproveitamento.
Os critérios de avaliação incluem: Postagem das atividades assíncronas com qualidade satisfatória (sujeitas a reformulação após devolutiva da equipe responsável pelo curso, se necessário). Participação nos encontros síncronos (24/03/2025 e 07/04/2025, das 12h às 14h).