O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Governança Fundiária convida interessados no tema para participação no Seminário Desenvolvimento Econômico e Governança de Terras.
O seminário contará com apresentações e debates com renomados especialistas e sessões para apresentação de trabalhos acadêmicos na área. O evento aceita trabalhos para apresentação em sessões temáticas nos temas:
Desenvolvimento Econômico e Governança de Terras
Fundamentos Históricos da Governança de Terras no Brasil
Aspectos Jurídicos dos Direitos sobre a Terra
Políticas Públicas em prol da Governança de Terras
Mecanismos de mercado para governança
Land Grab ou Aquisições Sustentáveis?
Instruções para envio de resumos:
Formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5
Limites: até 500 palavras, 4 palavras-chave
Autores: nome completo, filiação institucional e e-mail para contato
Envio: os resumos devem ser enviados para o e-mail institucional do evento (nea@eco.unicamp.br), com assunto obedecendo à seguinte estrutura:
RESUMO.SobrenomeAutor1 - “Título do trabalho”
Exemplo: RESUMO.Oliveira - “Governança e acesso à terra”
PRAZO PARA ENVIO
30/06/2015
Quem somos:
O Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Governança Fundiária, composto de estudiosos de várias áreas reunidos em torno de temas relacionados à questão da terra no Brasil, atua predominantemente por meio da pesquisa e publicação sobre questões que remetam à complexidade econômica, histórica, institucional e jurídica que marcam a problemática da regulação fundiária no país. Além da dimensão acadêmica (todos os membros são pesquisadores vinculados ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas), o Grupo dialoga com alguns dos principais atores políticos e econômicos responsáveis pela institucionalidade da propriedade e do uso da terra no Brasil, atuando de forma a traduzir o conhecimento produzido no meio acadêmico em política institucional. Por meio do diálogo entre pesquisa e formulação de políticas, procuramos apresentar soluções para os múltiplos problemas que contribuem para a debilidade da governança fundiária no Brasil.
Sobre o seminário:
Organizado em torno dos temas de reflexão que norteiam a atuação do grupo (Governança de Terras, Fundamentos Históricos, Aspectos Jurídicos, Políticas em Prol da Governança, Mercados de Terras e Land Grab), o Seminário Desenvolvimento Econômico e Governança Fundiária se situa como um importante espaço para troca de informações entre pesquisadores da área e agentes institucionais. Durante dois dias, serão discutidas problemáticas que unam os dilemas da propriedade e do uso da terra à concepção mais abrangente de desenvolvimento econômico.
Para maiores informações, entrar em contato com a secretaria do Núcleo de Economia Agrícola:
Núcleo de Economia Agrícola
Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas