O Eixo Comum foi pensado tanto para tornar a Escola mais eficiente na utilização de seus recursos humanos quanto para contribuir na formação de um profissional especializado, mas também multifacetado e polivalente, com uma sólida formação multidisciplinar agregada às suas áreas de conhecimento específicas.
Neste sentido, o Eixo Comum integra as concepções de conhecimento oriundas das Ciências Humanas e das Ciências Exatas, oferecendo aos diversos cursos unidades curriculares que visam contribuir com a experiência de aprendizagem de seus estudantes a partir de diversos elementos:
Uma visão crítica da sociedade, capaz de perceber diferentes atores e construir métodos e estratégias de ação que sejam integradoras e participativas;
Um interesse multifacetado diante de currículos de estudos que insiram os estudantes e professores na experiência da gestão pública e/ou privada, nacional e/ou internacional, aperfeiçoando conteúdos, métodos e estratégias para estudos rigorosos e intervenções assertivas na complexa realidade social;
O trabalho com as tecnologias de gestão a partir do conhecimento científico e das tendo em vista as efetivas possibilidades de devolução social do conhecimento acumulado;
O reconhecimento das relações, sempre complexas, frequentemente conflituosas e eminentemente dialéticas entre: (a) de um lado, uma objetividade sociopolítica e econômica e, de outro, uma subjetividade humana, o que implica uma transversalidade capaz de equilibrar projetos políticos e econômicos com aspirações que se colocam no terreno da cultura e da interpessoalidade; e (b) de um lado, uma fundamentação científico-tecnológica para a intervenção nos diversos aspectos que constituem o viver humano em si e suas relações com o ambiente natural e, de outro, as reflexões que visem a proposição de caminhos que apontem para perspectivas éticas de boa vida (nos sentidos objetivo e subjetivo da expressão) para todos o(a)s cidadã(os);
O trabalho com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, assim como com movimentos sociais e do terceiro setor, por meio de atividades de extensão, com vistas tanto ao enriquecimento da aprendizagem como ao cumprimento de um dos papéis sociais da universidade;
Uma maior integração entre docência, pesquisa e projetos de extensão, além do estímulo à troca de experiências acadêmicas, profissionais e culturais entre os alunos.