Softwares livres

Unifesp de Osasco oferece curso de extensão gratuito em Softwares Livres

As aulas acontecerão na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Unifesp, campus Osasco, localizada na rua Angélica, 100, no Jardim das Flores.

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Osasco, oferecerá à comunidade de Osasco o curso “Sistemas Operacionais em Software Livre”. O objetivo é ensinar algumas ferramentas e sistemas operacionais baseados em softwares livres por meio de minicursos e oficinas, além de apoiar os interessados em suas necessidades relacionadas a sistemas de computação. As aulas serão divididas em módulos, cada um com softwares específicos, e acontecerão de 6 de maio a 14 de junho (confira os dias e horários abaixo), no campus da Unifesp, na rua Angélica, 100, no Jardim das Flores. Todo o curso é gratuito e as vagas são limitadas.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site http://phpu.unifesp.br/acad/siex/index.htm até o dia 02/05/2014, clicando no link “Sistemas Operacionais em Software Livre-2014”. Ao final do curso será emitido certificado de participação para aqueles que frequentarem no mínimo 75% do curso e demonstrarem aproveitamento satisfatório.
Durante o curso serão apresentados os conceitos básicos relativos ao software livre, passando pela instalação do Sistema Operacional de Ubuntu em Ambiente Virtual Box, além do ensinamento dos seguintes softwares livres: LibreOffice (editor de textos), Calc (para criação de planilhas, tabelas, cálculos e analise de dados), Zotero (para gerenciamento de conteúdo usado em artigos acadêmicos), Gimp (para criação e/ou manipulação de imagens e fotos, inclusive para criar gráficos, logotipos e editar fotos), Libreoffice Draw (para produzir fluxogramas, além de oferecer meios para se comunicar com gráficos e diagramas), CMAP Tools (para criação e desenvolvimento de mapas conceituais) e Joomla (um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade para desenvolvimento de sites customizados).
Em sua segunda edição na Unifesp de Osasco, o curso integra o Programa de Educação em Software Livre (PESL), criado em 2008, no campus de São José dos Campos, da Unifesp, e visa incentivar atividades que desenvolvam, disseminem e qualifiquem o uso de Softwares Livres, sempre utilizando ferramentas abertas, de modo a difundir a filosofia da liberdade do conhecimento em informática, além do desenvolvimento profissional dos interessados. Para mais informações sobre o PESL consultar o site www.pinguim.pro.br.
Programação:

1. Instalação do Sistema Operacional de Ubuntu em Ambiente Virtual Box; Writer; e Calc
Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido em comunidade, contém aplicativos como: navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.
Se você precisa administrar redes, ou mesmo precisa de uma máquina para fazer um teste qualquer, certamente o Virtual Box é a melhor opção. Em um passe de mágica você tem uma ou mais máquinas à mão e pode começar o trabalho.
O Writer contém características modernas para a produção de textos ou até mesmo para facilitar editorações. Um programa capaz de fazer desde notas rápidas, até a criação de livros completos, diagramas, índices e etc. Erros ortográficos são corrigidos automaticamente.
Calc é um programa de criação de planilhas eletrônicas que compõe a suíte de escritório do LibreOffice. Similar ao Excel da Microsof, o Calc é um ótimo programa de Software Livre que lhe permite criar tabelas, calcular e analisar dados.
Datas/horário: 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de maio (terças e quintas-feiras, das 18:00 às 19:00).
Duração: 8 horas.

2. Zotero
Zotero é um software gerenciador de referências free, open source para gerenciar dados bibliográficos e materiais relacionados a pesquisa.
Datas/horário: 02 a 05 de junho (segunda à quinta-feira, das 18:00 às 19:00).

3. Gimp
O GIMP foi criado como alternativa livre ao Adobe Photoshop. E tem como principal função a criação ou manipulação de imagens e fotografias. Incluindo a capacidade de criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.
Data/horário: 07 de junho (sábado das 8:30 às 12:30).

4. Libreoffice Draw
Com o Draw permite produzir qualquer coisa, de um rápido esboço a um plano complexo de fluxograma e oferece meios para se comunicar com gráficos e diagramas. O Draw é um pacote para produção técnica de desenhos, cartazes e muito mais.
Datas/horário: 09 a 11 de junho (segunda a quarta-feira das 18:00 às 19:30).

5. CMAP Tools e Joomla
O CMAP Tools, é um software livre para a criação e desenvolvimento de mapas conceituais (é um diagrama feito para representar e compartilhar o conhecimento). O principal ideal na criação do CMAP tools é a colaboração e a dissipação de conhecimentos através dos mapas conceituais.
Joomla é um sistema organizado por design, programação e conteúdo, possibilita a criação de sites das mais variadas formas, totalmente customizados. Como o Joomla! é um CSM de código aberto (trabalho colaborativo), existem milhares de templates (gratuitos e pagos) disponíveis no mercado, o que garante que você consiga criar sua própria página, sem grandes problemas usando um layout profissional e personalizado para seu negócio.
Data/horário: 14 de junho (sábado das 8:30 às 12:30).

Equipe de trabalho

Coordenação do Projeto:
Prof. Dr. Fábio Alexandre dos Santos e Prof. Dr. Luis Hernan Contreras Pinochet
Condução dos cursos:
Alexandre Jorge Holanda Junior e Guilherme Gomes Sena.
Apoio administrativo e condução de cursos: área de TI do Campus Osasco.
Reginaldo de Lima Barbosa e Ronaldo R. Martins.