Evento da Unifesp no Aquário Municipal de Santos Conecta Jovens às Profissões Ligadas às Ciências do Mar

20241019_102652.jpg

No último sábado, 19/10/2024, o Aquário Municipal de Santos foi palco do evento “Bioma Azul: Explorando Profissões Ligadas à Ciência e Tecnologia do Mar”, uma iniciativa que integrou a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano teve como tema "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". O encontro teve como objetivo inspirar jovens e promover o conhecimento sobre as diferentes carreiras oferecidas pelo Instituto do Mar (IMar), destacando cursos de graduação como o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, Engenharia Ambiental, Engenharia do Petróleo e Oceanografia.

Durante o evento, professores e alunos do IMar apresentaram os diferenciais de cada curso, enfatizando como as graduações se alinham com as demandas da exploração sustentável e da preservação do bioma azul. Além disso, foram realizadas demonstrações práticas que aproximaram o público dos desafios e soluções aplicadas às áreas de atuação. Entre as atividades, destacaram-se demonstrações dos diferentes tipos de areia e como essa diversidade pode afetar nossa vida cotidiana, amostras de organismos microscópicos marinhos e modelagem de dispersão de petróleo no mar, além de simulações de operações em estações de tratamento de água.

Os participantes puderam interagir com profissionais e pesquisadores, esclarecendo dúvidas sobre as oportunidades de mercado e as áreas de pesquisa relacionadas aos cursos. A iniciativa buscou não apenas orientar os estudantes sobre escolhas profissionais, mas também reforçar a importância do trabalho científico para a sustentabilidade dos oceanos e para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas à exploração consciente dos recursos marinhos.

O evento “Bioma Azul: Explorando Profissões Ligadas à Ciência e Tecnologia do Mar” também promoveu debates sobre o papel da ciencias do mar, da engenharia e da oceanografia na mitigação de impactos ambientais e na transição energética, atraindo a atenção de jovens interessados em contribuir para soluções globais nas áreas de meio ambiente e recursos marinhos.

Com essa iniciativa, o Instituto do Mar e a Unifesp Baixada Santista reafirmam suas vocações como espaço de divulgação científica e educação ambiental, colaborando para aproximar a comunidade das profissões ligadas ao mar. O evento foi uma oportunidade enriquecedora de troca de conhecimento e estímulo à formação de futuros profissionais comprometidos com a conservação do ambiente marinho e o avanço da ciência e tecnologia no Brasil.

20241019_104729.jpg

20241019_103121.jpg