O Curso

O curso de graduação em Terapia Ocupacional do Instituto Saúde e Sociedade (ISS) do campus Baixada Santista da UNIFESP teve seu início em 2006, junto aos cursos de graduação – Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, e em 2009, inicia o curso de Serviço Social. O projeto pedagógico do ISS tem como princípio formativo a interprofissionalidade e interdisciplinaridade.

Planejado nesta perspectiva, o curso se estrutura em uma concepção modular, procurando integrar conteúdos/disciplinas em eixos e módulos interdisciplinares. Está estruturado em quatro eixos: O Ser Humano em sua Dimensão Biológica, O Ser Humano e sua Inserção Social, Trabalho em Saúde e Aproximação à Prática Específica do Terapeuta Ocupacional.

A formação, direcionada pelos princípios da Educação Interprofissional e Permanente, da Educação em Direitos Humanos, da Educação para as Relações Étnico-Raciais e da Educação Ambiental, proporciona ao estudante a aquisição de competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício da Terapia Ocupacional, voltadas ao cuidado integral de diferentes pessoas, grupos, coletivos e populações nas questões relacionadas à ampliação de autonomia, participação e inclusão social

O profissional formado neste curso é capaz de interpretar os processos envolvidos nas atividades/ocupações/cotidiano e suas rupturas, nos diversos ciclos de vida, contextos sócio-culturais e condições de participação social.


Apresentação do curso pelos alunos: 



Podcast “Diz aí TO” : https://linktr.ee/CoPT.O.UnifespBS



PERFIL PROFISSIONAL

O terapeuta ocupacional é um profissional que atua nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, trabalho, justiça, dentre outras. Organiza e implementa estratégias de atuação terapêutica ocupacional para pessoas, grupos, coletivos e populações com vistas a ampliação de sua dada inserção e/ou participação social; Desenvolve planos de intervenção, realizando análise de atividades, diagnósticos ocupacionais, avaliação e reavaliação por meio das atividades humanas, visando funcionalidade, independência, autonomia e qualidade de vida.