Avaliação MEC - Nota 5 (máxima)
Avaliação ENADE - Nota 5 (máxima)
Grau: Bacharelado
Forma de ingresso: anual, via ENEM/SISU ou edital de transferência
Número de vagas anuais: 50
Regime: semestral
Tempo de integralização: 10 semestres regularmente, ou até 15 semestres no máximo
Turno de funcionamento: integral
Carga horária total do curso:4.630 horas, compostas de:
- Núcleo comum: 2.620 horas – unidades curriculares (UCs) obrigatórias
- UCs Eletivas: 420 horas
- Estágios Supervisionados: 1.368 horas
- Atividades Complementares de Graduação: 222 horas
BREVE HISTÓRICO
O curso de Psicologia da Unifesp iniciou suas atividades em 2006, junto aos demais cursos de graduação da área de saúde do campus Baixada Santista (Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional), com um projeto pedagógico orientado pela formação interprofissional (formação conjunta com outras profissões afins) e pelo trabalho inter e transdisciplinar. Em 2007 o curso passou a receber 50 estudantes por ano. Sua primeira turma formou-se em 2010. Em 2011 o curso obteve o reconhecimento com a nota 5 (de 1 a 5) junto ao MEC. Em 2015 o Curso assumiu, como característica, o “aprender com a experiência”, dando primazia à experiência no aprendizado da Psicologia. Excluídos os formandos de 2016, o Curso de Psicologia conta hoje com 228 egressos.
OBJETIVO GERAL
O curso de Psicologia tem como objetivo geral formar psicólogos que atuem na perspectiva da saúde e que contribuam para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão nos âmbitos social, educacional e clínico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver formação científica que permita ao egresso inserir-se nos diferentes setores do mercado de trabalho: público, privado, terceiro setor, trabalhar como autônomo ou consultor;
-
Desenvolver postura crítica sobre o conhecimento disponível;
-
-
Desenvolver interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno humano e psicológico;
-
-
Desenvolver competências e habilidades alicerçadas em conhecimentos científicos e em uma postura ética;
-
-
Desenvolver o domínio de técnicas e ferramentas voltadas para a ação profissional, não reduzindo a formação ao domínio de tecnologias de intervenção.
-
-
Desenvolver competências para atuar em diferentes níveis de ação: promocional, preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
-
-
Desenvolver a habilidade de avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
-
-
Elaborar projetos, ações e avaliações, de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
-
-
Desenvolver a habilidade de identificar, definir e formular questões de investigação científica em Psicologia;
-
-
Desenvolver a habilidade de apresentar trabalhos, expressar, desenvolver e discutir ideias em público.