Calendário das reuniões

As reuniões ordinárias do Departamento de Ciências do Mar ocorrerão nas primeiras terças-feiras de cada mês a partir de fevereiro/24.
As datas das reuniões ordinárias poderão sofrer modificações caso necessário.

 

 

 

 

 

 

 

 

Laboratórios de Pesquisa do Instituto do Mar

1. Laboratório de Análise Químicas
1.1. Área de atuação: Determinação analítica de contaminantes ambientais, análise de biomarcadores da contaminação marinha, experimentos de exposição (ecotoxicologia) a contaminantes e cenários de acidificação oceânica.
1.2. Professores Associados: Ítalo Braga de Castro, Ronaldo Torres, Camilo Seabra Pereira Filho, Rodrigo Brasil Choueri, Augusto Cesar

2. Laboratório de Datação e Dosimetria
2.1. Pesquisa na área da Luminescência Opticamente Estimulada (LOE/OSL) e termoluminescência (TL) de cristais. Os projetos em desenvolvimento têm um forte cunho multidisciplinar, que são: Estudos interdisciplinares no campo das mudanças paleoambientais do Quaternário; Aprimoramento da metodologia de datação por LOE e TL; Estudos do papel dos defeitos pontuais e sua cinética na luminescência e Engenharia de novos materiais nanoestruturados para a dosimetria da radiação ionizante.
2.2. Professores Associados: Juan C.R.Mittani, Márcio Yee, Nilo F.C.Mamani, René R.Rocca, Sonia H.Tatumi

3. Laboratório de Aquicultura
3.1. No Laboratório de Aquicultura são desenvolvidas pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas e tecnologias de cultivo de organismos aquáticos e o uso de micro-organismos na aquicultura
3.2. Professores Associados: Rodrigo Schveitzer

4. Laboratório de Catálise para Desenvolvimento Sustentável
4.1. Fontes alternativas de Energia: 1)Produção de H2 ou gás de síntese (H2/CO) a partir do biogás, metano, bioetanol por catálise-heterogênea. 2)Produção de H2 por fracionamento fotocatalítico de água. Proteção do Meio ambiente: 3) Remoção de metais pesados ou contaminantes orgânicos de efluentes líquidos por adsorção ou biossorção. 4) Processos de Oxidação Avançada (POA): estudamos a Fotocatálse-heterogênea e Fotofenton. Desenvolvemos catalisadores de óxidos semicondutores para oxidação avançada.
4.2. Professores Associados: Prof. Dr. Yvan J O Asencios

5. Laboratório de Pesquisas em Química e Nanotecnologia - LAPEQUI-NANO
5.1. O LAPEQUI-NANO desenvolve filmes finos de materiais nanoestruturados, baseados em polímeros condutores, Nanotubos de carbono, Grafeno, e outros materiais inorgânicos para aplicações como sensores, dispositivos fotovoltaicos, etc. Utiliza os equipamentos de Espectrofotômetro de Infravermelho com transforada fourrier (FTIR sem módulo de reflectância atenuada), espectroscopia de UV-Visível e potenciostato-galvanostato com módulo de espectroscopia de impedância eletroquímica.
5.2. Professores Associados: Fábio Ruiz Simões e Tatiana Martelli Mazzo

6. Laboratório de Ciências da Pesca – LabPesca
6.1. Desenvolvimento de modelos estatísticos para avaliação de estoques pesqueiros, simulações de dispersão larval e de estratégias de manejo pesqueiro, dentre outros. Captação, processamento e análise de imagens de estruturas biológicas e/ou de organismos inteiros (lupa com equipamento de digitalização acoplada a um computador). Amostragem biológica (medidas diversas e dissecção de peixes e invertebrados marinhos). Preparação de material biológico para
pesquisa. Experimentos em aquário.
6.2. Professores Associados: Rodrigo Silvestre Martins e Bruno Leite Mourato

7. Laboratório de Pesquisa em Química e Engenharia de Petróleo - LABEPETRO
7.1. O LabePetro (laboratório de pesquisa em Química e Engenharia de Petróleo), atua no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e aplicadas para a caracterização de petróleo e combustíveis. O laboratório tem como missão detectar e encontrar soluções para problemas operacionais enfrentados pela indústria de petróleo. Destaca-se a seguir as principais linhas de pesquisa:
1. Processamento Primário de Petróleo
2. Fluidos de Reservatório
3. Combustíveis
4. RMN Aplicada a Petróleo e Rochas
7.2. Professores Associados: Lúcio Leonel Barbosa

8. Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais
8.1. O Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais está sediado no campus Baixada Santista, e nasceu associado ao eixo Sociedade e Mar do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Congrega pesquisadores das áreas de antropologia, sociologia, psicologia e direito. Tem duas linhas de pesquisa: “Sujeitos, redes sociotécnicas e ecossistemas em interação”e “Governança de recursos costeiros”.
8.2. Professores Associados: Melissa Vivacqua Rodrigues, Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro, Pilar Carolina Villar Lainé, Renzo Romano Taddei, Rodolfo Eduardo Scachetti.

9. Laboratório de Análises em Física Aplicada - LAFA
9.1. Caracterização físico-química aplicada em análise ambiental, processos geológicos e tecidos e líquidos biológicos. Utilização de técnicas espectroscópicas, difração de Raio X e ressonância paramagnética eletrônica.
9.2. Professores Associados: Adriana Barioni e Renata de Faria Barbosa

10. Laboratório de Energia e Meio Ambiente
10.1. O laboratório de Energia e Meio Ambiente atua em pesquisas relacionadas às áreas de energia, bioenergia e meio ambiente, buscando desenvolver conhecimento técnico e científico para aplicações de engenharia. Nesse norte, nos relacionamos com as subáreas de: exploração e produção de petróleo e gás, métodos de recuperação avançada de hidrocarbonetos, garantia de escoamento, escoamento monofásico e multifásico, simulação numérica de processos químicos e reservatórios de hidrocarbonetos, produção de biocombustíveis e químicos de valor agregado, tratamento de água produzida e águas residuárias.
10.2. Professores associados: Andrea Komesu, Eduardo Dellosso Penteado, Elói Rotava, Michele Fripp Lazzari Schaefer.

11. Laboratório de Ecotoxicologia
11.1. Ensaios de toxicidade entre outros ensaios ecotoxicológicos empregando organismos modelos representantes de ambientes aquáticos.
11.2. Professores Associados: Rodrigo Brasil Choueri, Camilo Dias Seabra Pereira, Augusto Cesar, Ítalo Braga

12. Laboratório Interdisciplinar em Computação Aplicada
12.1. O Laboratório tem como missão a busca de soluções com visão interdisciplinar para demandas de diversos setores da sociedade por meio da integração de ferramentas e tecnologias computacionais com as demais áreas do conhecimento. O segundo foco do Laboratório reside na capacitação de recursos humanos (comunidade interna e externa da Universidade) em desenvolvimento de ferramentas e aplicações computacionais.
12.2. Professores Associados: Prof. Fernando Martins; Prof. André Vizine; Prof. William Conti

13. Laboratório para Estudos da Atmosfera e Oceanos
13.1. Estudos observacionais e de modelagem numérica e estatística sobre a dinâmica da atmosfera e dos oceanos e a relação com o ambiente costeiro.
O laboratório também desenvolve atividades em modelagem climática nas escalas regional a global; e modelagem estatística através de redes neurais artificiais para aprimoramento de dados simulados.
13.2. Professores Associados: Prof. Fernando Martins; Profa. Gyrlene Silva; Prof. William Conti; Prof. Wandrey Watanabe

14. Laboratório de Modelagem aplicada à Recursos Renováveis de Energia
14.1. O laboratório desenvolve atividades de aquisição e certificação de dados meteorológicos e ambientais aplicados à geração de eletricidade a partir de energia eólica e solar. Também desenvolve estudos na área de aproveitamento de recurso energético de oceanos.
14.2. Professores Associados: Prof. Fernando Martins; Prof. Akio Sakurai.

15. Laboratório de Bioensaios
15.1. O Laboratório de Bioensaios abriga a realização de ensaios de exposição de organismos aquáticos a estressores (químicos, acidificação) e amostras ambientais (água, sedimento). Neste espaço são desenvolvidos estudos tanto de avaliação e monitoramento de qualidade ambiental, como também Avaliações de Risco Ecológico. A equipe de trabalho do Laboratório de Bioensaios possui experiência na realização de ensaios com organismos aquáticos, incluindo ensaios padronizados (ABNT, ISO).
15.2. Professores Associados: Rodrigo Brasil Choueri, Camilo Dias Seabra Pereira, Augusto Cesar, Ítalo Braga

16. Laboratório de Biotecnologia Marinha - LAB BiotecMar
16.1. O laboratório de biotecnologia marinha desenvolve linhas de pesquisa como análise de expressão gênica; taxonomia, filogenia molecular e filogeografia; identificação forense molecular; sequenciamento de última geração e análise de bioinformática de dados genômicos e metagenômicos; cultivo de micro-organismos para extração de bioprodutos. São estudados vírus, bactérias, arquéias, microalgas, macroalgas, invertebrados e vertebrados que habitam o ambiente marinho.
16.2. Professores Associados: Daniela Milstein, Fernando Fernandes Mendonça, Gustavo Bueno Gregoracci, Igor Dias Medeiros, Jose Juan Barrera Alba, Marcelo Visentini Kitahara

17. Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha – LABECMar
17.1. O LABECMar coordena um programa de ciências aplicadas a gestão de áreas marinhas protegidas (AMPs). Nossa equipe está qualificada para: i. amostragens biológicas em ambientes submersos; ii. análises ecológicas de comunidades bentônicas e ictiofauna, incluindo iniciativas de monitoramento; iii. mapeamento de habitats e serviços ecossistêmicos marinhos; iv. avaliações da efetividade de AMPs; v. estudos sobre a dinâmica dos bancos de algas calcárias, incluindo sua biodiversidade associada.
17.2. Professores Associados: Fabio dos Santos Motta e Guilherme Henrique Pereira Filho

18. Laboratório de Cidade Inteligente
18.1. Pesquisa na área de cidade inteligente, mobilidade urbana, logística, administração pública, atividades econômicas em cidades litorâneas
18.2. Professores Associados: Caio Fernando Fontana, Cledson Akio Sakurai, José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Rodrigo Fernandes More

19. Laboratório de Contaminação Marinha
19.1. O laboratório trabalha com a avaliação de contaminação marinha e dos impactos causados pela atividade antrópica no ambiente costeiro. Estão sendo desenvolvidos projetos na área de bioacumulação de contaminantes em ostras e peixes do estuário de Santos, assim como os impactos da dragagem e a relação com o aparecimento de lama nas praias de Guarujá. Outros projetos que já surtiram resultados estão relacionados com o uso de moluscos gastrópodes como bioindicadores de poluição.
19.2. Professores Associados: Ronaldo José Torres, Ítalo Braga de Castro, Felipe Gusmão, Augusto Cesar, Camilo Pereira, Rodrigo Choueri

20. Laboratório de ecologia aquática - LabAqua
20.1. O LabAqua realiza estudos de ecologia, taxonomia e biodiversidade de organismos aquáticos, incluindo fitoplâncton, zooplâncton, bentos e peixes. Além da expertise em diferentes grupos de organismos marinhos e de água doce, o grupo possui professores especializados na simulação e análise de dados ecológicos e com experiência na elaboração de planos básicos ambientais (Licenciamento Ambiental) e execução de diagnóstico e monitoramento ambiental em ecossistemas costeiros e oceânicos.
20.2. Professores Associados: Gislene Torrente Vilara, Fábio Ferreira Cop, Gustavo F. C. Fonseca, Fabiane Gallucci, José Juan Barrera Alba, Luis Felipe mendes de Gusmão

21. Laboratório Engenharia Sanitária e Ambiental
21.1. Área de atuação: Recuperação de Áreas Degradadas, Tratamento de Efluentes, Bioenergia e Tratamento de Resíduos Sólidos
21.2. Professores Associados: Magno José Alves

22. Laboratório de Ecologia e Gestão Costeira – LEGEC
22.1. Área de atuação:
- análises da fauna de praias, estuários, costões rochosos e substratos artificiais;
- análises integradas para impactos ambientais, mudanças climáticas e soluções baseadas na natureza;
- treinamentos para o desenvolvimento de habilidades e competências nos cidadãos para o entendimento sobre ciência, a relação entre meio ambiente e a qualidade de vida e empreendedorismo socioambiental,
- capacitação de profissionais para a comunicação efetiva entre academia, sociedade e tomadores de decisões;
22.2. Professores Associados: Ronaldo Christofoletti, Leonardo Yokoyama, Barbara Lage

23. Laboratório de Observação e Modelagem de Sistemas Atmosféricos e Oceânicos
23.1. Áreas de atuação:
Impacto do clima, variabilidade e mudança climática e extremos climáticos sobre o meio ambiente; Dispersão de poluentes atmosféricos.
Oceanografia Geológica; Oceanografia Física; Geotecnologias.
Geologia Sedimentar e do Petróleo.
23.2. Professores Associados: Gyrlene Aparecida Mendes da Silva, Breylla Campos Carvalho e Emiliano Castro de Oliveira

24. Laboratório de Bioprocessos - LabBio
24.1. Área de atuação: O Laboratório de Bioprocessos (LabBio) situa-se na Unidade Mária Máximo, e visa o desenvolvimento de pesquisas em bioprocessos aplicados ao meio ambiente. As principais linhas de pesquisa são: desenvolvimento de bioprocessos para aproveitamento de resíduos e obtenção de co-produtos; desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de bioprodutos (bio-based products) de interesse da indústria e prospecção de linhagens para biorremediação de contaminantes, além da otimização de bioprocessos.
24.2. Professores Associados: Elen Aquino e Flávia Talarico Saia

25. Laboratório de Bioprospecção de organismos marinhos - BioproSP
25.1. Área de atuação: O Laboratório integra atividades de pesquisa nas áreas de Química orgânica, Bioquímica, Farmacologia e Microbiologia voltadas à prospecção de moléculas funcionais em organismos marinhos. Neste contexto, o grupo analisa algas, invertebrados e micro-organismos a partir da extração, purificação e caracterização destes produtos, bem como pelo estudo de suas bioatividades em modelos in vitro de patologias como câncer, inflamação e infecções, através de abordagens fenotípicas ou alvo-direcionadas.
25.2. Professores Associados: Andrezza J. G. Andreotti, Éverson M. Bianco e Paula C. Jimenez

26. Laboratório de de Geologia Sedimentar e do Petróleo - GEOPETRO
26.1. Área de atuação: Atividades relacionadas a análises de bacias sedimentares, análises sedimentológicas (mineralogia, petrografia, proveniência), geologia do petróleo; Caracterização e modelagem geológica a partir de estudos em multiescala de análogos de afloramentos; Interpretação de dados geofísicos (perfilagem de poços e sísmica de reflexão) para correlação de poços e modelagem geológica de reservatórios; Estudos de meios porosos, a partir de dados permoporosos obtidos por métodos petrográficos e geofísicos (gás, RMN e ferrofluído)- colaborações com professores da USP.
26.2. Professores Associados: Liliane Janikian, Emiliano Castro de Oliveira e Vinícius Ribau Mendes

 

Conselho DCMAR

Membros
Liliane Janikian Paes de Almeida - Chefe do Departamento de Ciências do Mar
Rodrigo Brasil Choueri - Vice-chefe do Departamento de Ciências do Mar
Andrezza Justino Gozzo Andreotti Coordenação do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
Rodrigo Schveitzer - Vice-Coordenação do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
Ronaldo José Torres - Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental
Cledson Akio Sakurai - Vice- Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental
Fernando Ramos Martins - Coordenação do Curso de Engenharia de Petróleo
Francisco Júlio do Nascimento - Vice-Coordenação do Curso de Engenharia de Petróleo
Guilherme Henrique Pereira - Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira
Luis Felipe Mendes de Gusmão -Vice- Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira
Elen Aquino Perpetuo - Coordenação do Programa de Pós -Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
Camilo Dias Seabra Pereira - Vice-Coordenação do Programa de Pós -Graduação Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
Augusto Cesar - Representante docente Professor Associado Titular
Caio Fernando Fontana - Representante docente Professor Associado Suplente
Juliana Petermann Moretti Pelissari - Representante Docente Professor Adjunto Titular
Márcio Yee- Representante Docente Professor Adjunto Suplente
Leandra Regina Gonçalves Torres - Representante Docente Professor Adjunto Titular
Vinicius Ribau Mendes - Representante Docente Professor Adjunto Suplente
Juan Carlos Ramirez Mittani - Representante Docente Professor Adjunto Titular
René Rojas Rocca -Representante Docente Professor Adjunto Suplente
Magno José Alves - Representante Docente Professor Adjunto Titular
Melissa Vivacqua Rodrigues - Representante Docente Professor Adjunto Titular
Tatiana Martelli Mazzo - Representante Docente Professor Adjunto Suplente
Fabio dos Santos Motta - Representante Docente Professor Adjunto Titular
André Luiz da Silva Casas - Representante Docente Professor Adjunto Suplente


Reuniões:
As reuniões ordinárias do Departamento de Ciências do Mar ocorrerão nas primeiras terças-feiras de cada mês a partir de fevereiro/24.
As datas das reuniões ordinárias poderão sofrer modificações caso necessário.