Matrícula

Período da matrícula: de 03.07 a 05.07.2023
Após o término das inscrições, o resultado será publicado no site da Unifesp - Clique aqui.

Procure pelo curso a ser realizado, clique em seu nome e gere o boleto de matrícula no valor de R$ 70,00 (setenta reais).
O pagamento do boleto deve ser efetuado no prazo indicado para que a matrícula seja efetivada.

I. Documentos obrigatórios para MATRÍCULA
EXCEPCIONALMENTE POR CAUSA DA PANDEMIA, OS DOCUMENTOS NÃO PRECISAM SER AUTENTICADOS
1. Apresentação do Comprovante original do Boleto de Pagamento referente à matrícula (Para imprimir o Boleto de Pagamento de Matrícula clique sobre o seu nome que deve constar da lista dos aprovados de seu curso).
2. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso;
3. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do histórico escolar completo do curso de graduação;
4. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública da Cédula de Identidade - Se o CPF NÃO constar na cédula de identidade, será necessário cópia do Cadastro de Pessoa Física separado;
5. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública do Título de Eleitor, para brasileiros;
6. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública da Certidão de nascimento ou de Casamento;
7. Cópia autenticada ou cópia autenticada por fé pública de certificado de alistamento militar.
8. 01 (uma) foto 3x4 recente, sem data;
Os documentos deverão ser enviados por email: espec.biotec.unifesp@gmail.com

OUTRAS INFORMAÇOES IMPORTANTES:

Somente serão aceitas matrículas de candidatos procedentes de cursos de graduação reconhecidos pelo mec. O número do registro de reconhecimento deverá constar no verso do diploma ou no certificado de conclusão do curso. Não serão aceitos cursos em processo de reconhecimento.
ATENÇÃO! Conforme o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento, Capítulo VI - Art. 24, § 2º O candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quantos desejar, mas poderá cursar somente um curso por vez.
Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de matrícula

As instruções para matrícula constam no edital: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/latosensu/documentos/EDITAL%20MATR%C3%8DCULA%20PUBLICAR%20-%20digital%202020.pdf

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: especializacao.biotec.bs@unifesp.br


 

Corpo Docente

Profa. Dra. Renata Neves Granito (coordenadora)

Professora adjunta do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi professora substituta em anatomia e em patologia na mesma universidade. Realizou o doutorado sanduíche (biotecnologia - biologia celular) na Universiteit van Amsterdam - Vrije Universiteit (Amsterdam, Holanda, 2008) e pós-doutorado (biologia integrativa do tecido ósseo) na Université Jean Monnet - Université de Lyon (Saint-Étienne, França, 2011-2013). Possui diploma em experimentação animal pela Université Paris V (Paris, 2013). Foi também pesquisadora contratada do Comissariado de Energia Atômica e de Energias Alternativas (CEA, França), no quadro de um projeto europeu (RISK-IR) envolvendo 10 instituições de 7 países na Europa (2013-2014). Reintegrou o solo brasileiro pelo programa "Atração de Jovens Talentos" do CNPQ e, atualmente, atua como professora no campus Baixada Santista da Unifesp, sendo corresponsável pela disciplina de Bioquímica no Módulo do Átomo à Célula. É membro da Comissão de Relações Internacionais da Unifesp. Tem experiência em estudos clínicos envolvendo mulheres com osteoporose, estudos experimentais in vitro e in vivo investigando a biologia integrativa do tecido ósseo, sua matriz mineralizada e o microambiente medular, bem como em estudos analisando o potencial osteogênico de biomateriais sintéticos e naturais. Atua em pesquisas abrangendo a engenharia de tecidos (ósseo e cutâneo), células tronco provenientes de diferentes tecidos adultos, estresse mecânico, recursos físicos e agentes citogenotóxicos.

Profa. Dra. Ana Claudia Muniz Rennó (vice-coordenadora)

Professora Livre-Docente do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo. Possui Pós-doutorado na Radbond University na área de Biomaterias e Engenharia do Tecido Ósseo. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado Sanduiche em Fisioterapia na Griffith University- Australia e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (área Biotecnologia)/Unifesp e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Unifesp) e Fisioterapia (UFSCar). Desenvolve projetos na área de Biotecnologia, Engenharia Tecidual e Biomateriais, investigando a ação de materiais cerâmicos, polimeros e materiais naturais (principalmente extraido de esponjas marinhas) no processo de reparo tecidual através de experimentos in vivo e in vitro. Investiga também a ação de recursos eletrofisicos no processo de reparo tecidual, principalmente o laser terapêutico de baixa intensidade em modelos experimentais (fraturas ósseas, osteoartrite, lesão muscular, lesão medular, entre outras). Além disso, desenvolve estudos clínicos investigando a ação dos recursos eletrofisicos em individuos com osteoartrite e osteoporose.

Profa. Dra. Alessandra Mussi Ribeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP, 1996), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2004). Pós-doutorado como bolsista do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no laboratório de Estudos de Memória - Pós graduação em Psicobiologia/Departamento de Fisiologia. Foi docente Adjunto do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2009-2014. Atualmente é docente do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Neurociência, com ênfase na linha de pesquisa de bioprospecção de compostos ativos de origem animal e vegetal como fonte de substâncias com potencial terapêutico. Atua também na área de neurofisiologia e psicofarmacologia da aprendizagem/memória, ansiedade e estresse.

Prof. Dr. Daniel Araki Ribeiro

Professor Associado IV e Livre Docente do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista (2006-atual). Atualmente, é Chefe do Departamento de Biociências da UNIFESP (2020-2023). Coordenou a Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. Também coordenou o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde por dois mandatos consecutivos. É membro da World Academy of Sciences (2020-atual). Foi destaque tanto na carreira de Pesquisador como na produção cientifica do ano de 2019, tendo sido eleito um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área em que atua, segundo levantamento feito pela Revista PLOS Biology. Também foi destaque no Top Scientists Latin America, promovido pelo AD Scientific Index - 2021. É o docente responsável pela disciplina de Patologia Geral para os Cursos de graduação em Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional da UNIFESP. Possui índice H = 45 com mais de 300 artigos científicos publicados e 7000 citações na literatura.

Profa. Dra. Flávia Andressa Mazzuco Pidone

Doutora em Ciências - UNIFESP (2018), com ênfase em Biologia Molecular. Mestra em Ciências pela UNIFESP (2014), Especialista em Ciências Biológicas - FIJ (2010), Bacharel em Biomedicina pela UNILUS (2006). Trabalhou durante o mestrado com Carcinogênese Bucal Quimicamente Induzida, avaliando os efeitos dos compostos fenólicos provenientes da Maçã na modulação da resposta Anti-inflamatória e anti-oxidante, Apoptose e Estresse Oxidativo. No Doutorado trabalhou com modelo experimental de Doença de Chagas, avaliando a eficácia da vacina adenoviral com gene da ASP-2 de Trypanosoma cruzi, em coração e fígado de camundongos A/Sn. Possui experiência na área de diagnóstico clínico, em Bioquímica e Imunologia, tendo trabalhado principalmente com exames sorológicos para Doença de Chagas, Rubéola, Toxoplasmose, Hepatites e HIV. Possui vasta experiência em Biologia Molecular, atuando desde 2010 como coordenadora técnica do Laboratório de Biologia Molecular da UNIFESP Campus Baixada Santista. Possui experiência em ensino, nível técnico profissionalizante, graduação e pós-graduação. Atualmente é orientadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde UNIFESP Campus Baixada Santista e Professora de Microbiologia aplicada a Biotecnologia no curso de Especialização em Biotecnologia da UNIFESP. Áreas de atuação: Biologia Molecular, Genômica da Cardiomiopatia Chagásica Crônica; Apoptose e Autofagia na Cardiomiopatia Chagásica; Relação parasito-hospedeiro, Biologia do Trypanosoma cruzi, Vacinas Recombinantes.

Profa. Dra. Flavia Maia da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorados no Depto de Parasitologia (ICB-USP). Tem experiência na área de Biologia Molecular, Diversidade Genética, Epidemiologia molecular e Filogenia e Taxonomia moleculares, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, e relação parasita-hospedeiro. Através de ferramentas de biologia molecular, análises de genomas, análises morfológicas e de comportamento biológico, filogenia e taxonomia moleculares, a principal linha de pesquisa tem sido o estudo da história evolutiva e as relações filogenéticas entre membros da família Trypanosomatidae com ênfase em tripanossomas de mamíferos, buscando a compreensão das relações entre as espécies de tripanossomatídeos e a interação destes organismos com seus hospedeiros vertebrados e invertebrados.

Profa. Dra. Gláucia Monteiro de Castro

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2004), pós-doutorado pela University of Cambridge (2012). Atualmente é professora associada do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo. Utilizando modelos experimentais da esclerose múltipla e estresse crônico na infância, avaliamos a expressão de fatores de crescimento, citocinas pró-inflamatórias e marcadores do estresse, bem como os processos autoimunes e de desmielinização. Especificamente a ação de citocinas e fatores de crescimento sobre ocorrência de proliferação celular, diferenciação e apoptose em células do sistema nervoso central, plasticidade hipocampal, bem como a pesquisa de agentes imunomoduladores sobre a manifestação clínica destes modelos.

Prof. Dr. Gustavo Bueno Gregoracci

Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado e doutorado em Microbiologia (Genética e Biologia Molecular) pela Universidade Estadual de Campinas (MSc2006; DSc 2010). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010-2013). Atualmente trabalha como Professor Adjunto de Microbiologia Ambiental no Departamento de Ciências do Mar, Campus Baixada Santista, da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bacteriófagos (isolamento e caracterização), terapia com fagos, metagenômica e metatranscriptômica (bacterioplankton e holobiontes marinhos), incluindo bioprocessos e virologia ambiental.

Prof. Dr. Gustavo Rafael Mazzaron Barcelos

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Franca (2004), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2010) com período de estágo no exterior no Instituto de Pesquisa ao Câncer da Universidade de Medicina de Viena, Áustria. Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior, modalidade pós-doutorado, no Departamento de Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Lund, Suécia (2012) e na Sanofi-Aventis, Alemanha (2014). Atualmente é Professor Adjunto (Genética) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência nas áreas de Genética e Toxicologia, com ênfase em Mutagênese, Nutrigenômica, Estresse Oxidativo, Interações Gene-Ambiente, Toxicologia de Metais e Monitoramento de Populações Expostas a Toxicantes.

Prof. Dr. Hueliton Wilian Kido

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2008), com Mestrado (2011) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP). Realizou estágio de Pós-Doutorado na School of Chemical and Biomedical Engineering da Nanyang Technological University - NTU e no National Dental Centre Singapore - NDCS, Cingapura, sob a supervisão do Prof. Dr. Swee Hin Teoh e da Profa. Dra. Na Yu. Atua em pesquisas voltadas para a reparação tecidual, utilizando como recursos terapêuticos a fototerapia, biomateriais e células-tronco mesenquimais.

Prof. Dr. José Ronnie Carvalho de Vasconcelos

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Pós-Doutorado no Departamento de Medicina Interna e Microbiologia Molecular da Saint Louis University, Missouri-USA. Foi Pós-Doc Sênior no Departamento de Micro, Imuno e Parasitologia (DMIP) da UNIFESP (2013). Professor Adjunto no Departamento de Biociências da UNIFESP-Campus Baixada Santista, orientador credenciado no programa de pós-graduação em Microbiologia e Imunologia da UNIFESP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Biologia Molecular, com ênfase em Vacina de DNA e Adenovírus Recombinante, utilizando genes de T.cruzi., atuando principalmente nos seguintes temas: Resposta Imune, Clonagem e Expressão de genes, e migração de células T específicas.

Profa. Dra. Kelly Rossetti Fernandes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2006 - 2009). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado de São Paulo (FAPESP) (2008 - 2009). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP/ Campus Baixada Santista (2010 - 2012). Doutora pelo Programa Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde da UNIFESP/ Campus Baixada Santista (2012- 2017) com bolsa FAPESP. Realizou doutorado sanduíche na Radboud University Nijmegen, Holanda (janeiro - agosto de 2015). Realiza pesquisas nos seguintes temas: laser terapêutico de baixa intensidade, ultrassom pulsado de baixa intensidade, cultura de células, biocompatibilidade de biomateriais, bioprodutos e bioprocessos com ênfase na cinética do reparo tecidual. Atualmente é Técnica de Laboratório do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Concluiu o pós-doutorado no ano de 2018, com fomento FAPESP, na Universidade Federal de São Carlos em colaboração com o Laboratório de Biomateriais e Engenharia Tecidual (LaBETec) da Universidade Federal de São Paulo (campus Baixada Santista).

Profa. Dra. Luciana Le Sueur Maluf

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1993-1994), mestrado em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela mesma Universidade. É Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - campus Baixada Santista) e orientadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. Atualmente desenvolve projetos na área de Neurociências e Reprodução, especialmente aspectos ligados à modulação da resposta de estresse em fêmeas e sua relação com parâmetros de fertilidade.

Profa. Dra. Márcia Regina Nagaoka

Possui graduação em Biomedicina pela UNIFESP (1993), mestrado em Biologia Molecular (1995) e doutorado em Ciências (Biologia Molecular; 2000) pela UNIFESP. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) sob a supervisão do Dr Pierre-Michel Huet na área de isquemia e reperfusão de fígados submetidos a transplante experimental. Livre-docente pela Unifesp-campus Baixada Santista (2019) na área de Bases celulares e bioquímicas do Metabolismo. Atualmente é Professor Associado nível 3 da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Medicina, Bioquímica e Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação hepática do sistema calicreína-cinina e renina-angiotensina em diferentes modelos experimentais, bem como morte celular na isquemia e reperfusão de fígados. Palavras-chave: fígado, bradicinina, angiotensina, fibrose, cirrose, isquemia-reperfusão, transplante experimental.

Prof. Dr. Marcos Leoni Gazarini Dutra

Possui Bacharelado e Licenciatura em - Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2005) e período de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Prof. Associado II da Universidade Federal de São Paulo (dedicação exclusiva). Tem atuação na área de sinalização celular e bioquímica de células eucarióticas, utilizando como modelo a infecção pelo parasita da malária (Plasmodium) principalmente nos seguintes temas: Proteólise intracelular, homeostase iônica, sinalização por cálcio e AMPc, malaria, morfologia celular, fluorescência e microscopia confocal.

Profa. Dra. Tatiana Marteli Mazzo

Atualmente é Professora Adjunto da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) no departamento de Ciências do Mar no Campus Baixada Santista (DCMar-UNIFESP-BS). Possui Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista-Julio de Mesquita Filho - Unesp-Araraquara. Desenvolveu pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos Funcionais (CDMF-INCTMN) na Universidade Federal de São Carlos e na Université de Rennes 1 em Rennes na França trabalhando em projeto de cooperação Brasil-França. Tem experiência na área de nanotecnologia e biotecnologia, síntese e caracterização de materiais avançados e filmes finos nanoestruturados. Atua no desenvolvimento de materiais multifuncionais com ênfase em propriedades óticas para aplicação no desenvolvimento de fotoeletrodos para células solares; fotocatalíiticas para aplicação na fotodegradação de contaminantes orgânicos; sensores de gases. Faz parte do grupo de pesquisa "Grupo de Materiais Cerâmicos Especiais" do diretório de grupos do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4776006754816434). Integra a equipe do Programa Maré de Ciência da UNIFESP onde atua com letramento científico em cultura oceânica para crianças e jovens em espaços formais e não formais de ensino. Têm experiência na coordenação de ações de difusão e popularização da ciência buscando aproximar a academia da sociedade. Atua em ações de formação e capacitação em cultura oceânica, em cidadania ativa e sustentabilidade. Coordena um Projeto de Mulheres na Ciência onde são promovidas ações que buscam a equidade de gênero na ciência.

 

 

Inscrição

Inscrições PRORROGADAS ATÉ 15/06/2023.

O candidato deve se inscrever no site da UNIFESP (Extensão e Cultura > Lato Sensu > Candidato):
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/apresentacao-lato-sensu

Escolha o curso, inscreva-se e emita o boleto.

A inscrição só será efetivada após pagamento da taxa no prazo indicado.

Após inscrição, os candidatos deverão preencher um formulário específico (link será enviado por email) com as informações do seu currículo e carta de motivação, para o processo seletivo.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 05 e 06 de junho de 2023, no link:
https://sistemas.unifesp.br/acad/inscricao-lato-sensu/index.php?page=RSL&tipo=E

Sendo aprovado, o aluno deve efetuar sua matrícula (informações na aba “matrícula”).


OUTRAS INFORMAÇOES IMPORTANTES:

O Edital geral com orientações sobre a INSCRIÇÃO nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e de Aperfeiçoamento da Unifesp pode ser consultado por meio do link: https://www.unifesp.br/reitoria/proec/images/PROEX/latosensu/documentos/EDITAL%20INSCRI%C3%87%C3%83O%20PUBLICAR-%20digital%202020.pdf

Somente poderão se inscrever no curso candidatos procedentes de cursos de graduação reconhecidos e credenciados por órgãos oficiais.

O candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quantos desejar, mas poderá efetivar matrícula somente em um curso por vez, independentemente de ser na modalidade presencial, ou à distância.
Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de inscrição

 

 

Conteúdo programático

Módulos do curso:

- Introdução à biotecnologia
- Biologia molecular e celular aplicadas à biotecnologia
- Bioquímica aplicada à biotecnologia
- Genômica, Proteômica e Engenharia Genética
- Técnicas de cultura celular
- Experimentação animal
- Métodos e técnicas de pesquisa aplicadas à biotecnologia
- Neurociências aplicada à biotecnologia
- Biomateriais, células tronco e engenharia de tecidos
- Farmacologia aplicada a biotecnologia : prospecção de biofármacos
- Prospecção de vacinas
- Microbiologia aplicada à biotecnologia
- Bioinformática
- Nanotecnologia
- Abordagem biotecnológica da oncologia
- Biossegurança, bioética e legislação em Biotecnologia
- Propriedade intelectual e patentes
- Negócios e empreendedorismo aplicado a biotecnologia
- Metodologia de pesquisa científica.