INFORMES

Programa de Capacitação 4.0 - CIM-Unifesp

Programa de Capacitação 4.0 - CIM-Unifesp

Período de Inscrições

De 18/11/2024 (00h01) até 25/11/2024 (23h59)

Remuneração

  • Graduação: R$ 800,00
  • Mestrado: R$ 2.680,00

Datas Importantes

  • Inscrições: 18 a 25/11/2024
  • Entrevistas: 02 a 04/12/2024
  • Período do Contrato: 02/01 a 31/12/2025

Mais Informações

Para saber mais sobre o Programa Capacitação 4.0 e a Unidade Embrapii, acesse: capacitacaocim.unifesp.br/capacitacao40

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Chamada Edital 2024

Edital de chamamento - coleta seletiva cidadã (resíduos recicláveis e reutilizáveis)

Veja o edital aqui

Edital Tutoria UNIFESP-INPE 2024/2

 

Leia mais...

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 2º SEMESTRE DE 2024

Leia mais...

Processo Seletivo de Monitores(as) para UCs de Matemática do ICT/Unifesp - 2º semestre de 2024

Leia mais...

Perfil profissional

O curso Bacharelado em Biotecnologia tem como objetivo geral formar recursos humanos de alto nível, com uma sólida formação interdisciplinar, qualificados para o desenvolvimento de atividades de  Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico nas áreas de Biologia e Biotecnologia.

Portanto, nossos egressos serão capazes de atuar em empresas e instituições públicas e privadas, gerando ou aplicando conhecimentos,  com uma visão interdisciplinar para a solução de problemas complexos em ciência básica, desenvolvimento e inovação tecnológica de processos e produtos biotecnológicos.

Entre os principais objetivos do curso destacam-se:

  1. Formação de profissionais com conhecimentos sólidos em ciência básica e aplicada, com capacidade de realizar pesquisa e interagir com áreas relacionadas à química, biologia e engenharia, bem como às ligadas à ética, administração e economia, com atitude crítica e aberta a desenvolvimentos futuros;
  2. Preparar e estimular os alunos a conduzirem de forma autônoma trabalhos em pesquisa e desenvolvimento;
  3. Estimular estes ao trabalho constante e atualizador com a literatura científica;
  4. Capacitar estes para trabalhos em equipes multidisciplinares e em cooperação nacional/internacional;
  5. Formar profissionais empreendedores, capazes de identificar e viabilizar mecanismos que estabeleçam interações entre empresas e a universidade, de modo a transformar conhecimento em benefícios para a sociedade;
  6. Capacitar e estimular os egressos a empreenderem seus próprios negócios em C&T.

O principal objetivo específico deste programa é formar especialistas da área de biotecnologia, que consigam lidar com especialistas das áreas da biologia, química e engenharia, para promover inovação tecnológica. Os principais objetivos específicos do curso são:

  1. Formar profissionais capazes de resolver problemas biotecnológicos relacionados ao desenvolvimento de produtos, à produção e purificação de biomoléculas, e ao desenvolvimento e síntese de fármacos e de métodos para melhorar sua eficiência terapêutica. Espera-se desse profissional o entendimento avançado dos fenômenos moleculares e atômicos necessários ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos, métodos de diagnóstico e tratamento de doenças.
  2. Formar profissionais capazes de resolver problemas relacionados a sistemas complexos, como aqueles relacionados à manipulação de respostas fisiológicas, engenharia tecidual, produção e utilização de seres vivos transgênicos ou nocautes para o melhor conhecimento de sistemas de forma a permitir desenvolvimento de proposta de terapias para doenças ou vantagens adaptativas ao meio ambiente. Espera-se desse profissional o entendimento de fenômenos fisiológicos fundamentais para a biologia molecular e celular de organismos pluricelulares e de estruturas complexas dos seres vivos.
  3. Formar profissionais capazes de resolver problemas relacionados à engenharia de bioprocessos e engenharia bioquímica em processos e ambientes industriais e de grande escala que permita o desenvolvimento de instrumentação para a produção, purificação e análise de produtos biotecnológicos.
  4. Formar profissionais capazes de lidar com questões inerentes ao avanço biotecnológico e sua interface com a sociedade, relacionados à (bio)economia, meio ambiente, ética, sustentabilidade e direito.