Informes e Editais

[DIVULGAÇÃO] Publicação de Edital - Transferência para os Cursos da Unifesp

A Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp, através da Coordenadoria de Ingresso, torna público o edital de transferência para os cursos da Unifesp, ingresso no primeiro semestre de 2025.

O processo de transferência de curso é destinado tanto aos(as) discentes da Unifesp quanto aos(as) discentes de outras instituições de ensino (públicas e privadas)

Leia mais...

[RESULTADO] Seleção de bolsistas - Programa Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade - 568/2024

O INSTITUTO DAS CIDADES, CAMPUS ZONA LESTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, torna público o resultado final do EDITAL 568/2024 referente à seleção de bolsistas para o PROGRAMA ESTUDOS URBANOS E INTERDISCIPLINARIDADE, ficando convocados os candidatos aprovados nos termos do edital No 567/2024.

Leia mais...

Convocação Enade - Licenciaturas 2024

O INSTITUTO DAS CIDADES, CAMPUS ZONA LESTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública as listagens e convocatória dos alunos para a realização do Enade Licenciaturas 2024.

Leia mais...

[RESULTADO] Programa de bolsas do CMUrb - Candidaturas homologadas e aprovadas na primeira etapa do processo seletivo - 571/2024

O CMURB e o IC divulgam o Resultado da etapa de Entrevista e Resultado final do Edital 571/2024 - bolsa de Arquivista. Seguindo o calendário estabelecido no Edital, a coordenação do Centro de Memória de Urbana entrará em contato por email com a candidata para confirmação de interesse na bolsa designada e entrega de documentos. 

Leia mais...

[HOMOLOGAÇÃO] Programa de bolsas do CMUrb - Bolsista Arquivista - 571/2024

O CMURB e o IC divulgam a Lista de candidaturas homologadas e convocadas para a etapa de entrevistas do processo seletivo Edital nº 571/2024.

Leia mais...

Cursos e Eventos

Círculo de Leitura - Biblioteca ICZL - 11/10

11_10_círculo_de_leitura.jpg

Leia mais...

Projeto de Ensino “Cartovivências na cidade: extensão não, conexão”

8412ae02acc3439ed7ae04756f90959fdEiH6ieATtkhdo93-00.png

O primeiro dia de atividade de cartografia social foi realizado em 05/10/2023. Nesta ocasião, os estudantes de Geografia foram recepcionados pelo Coordenador Sérgio Lima e toda a equipe, bem como, pelos estudantes do CCA Marielle Franco, Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.
Fonte: Ricardo Barbosa da Silva

Leia mais...

Pesquisa em processo: Colóquio interno de pesquisa de graduação em Geografia

Pesquisa em Processo colóquio interno de pesquisa de graduação em Geografia.png

Leia mais...

UNIFESP Mostra Sua Arte - ICZL - 28/03

UNIFESP Mostra Sua Arte - ICZL2.png

UNIFESP Mostra Sua Arte - ICZL - 25/03

UNIFESP Mostra Sua Arte - ICZL1.png

Parceria com o Cursinho Popular Baobá

Baoba.JPG

No próximo dia 19 de agosto, o Cursinho Popular Baobá, preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior e técnico, iniciará suas atividades nesse segundo semestre no Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.

Tendo como base as habilidades e o conteúdo pedagógico trabalhados no ENEM, as aulas acontecerão aos sábados - das 9h às 17h - e serão compostas por três disciplinas tradicionais (matemática, física, química, biologia, geografia, história geral, história do Brasil, filosofia e português) e uma atividade de formação política. Essa metodologia vai ao encontro da concepção política do Cursinho, para o qual o objetivo não é apenas que a juventude trabalhadora ingresse na universidade, mas que possa, por meio das experiências de debate, formação política e produção coletiva de conhecimento popular, se identificar como sujeito combinado com sua condição de classe, de raça, de gênero e, ao mesmo tempo, como sujeito potencial de mudanças radicais.

O Coletivo Baobá propõe a construção de um cursinho que seja popular e gratuito, construído de forma auto-organizada por estudantes, professores e colaboradores, de modo que as tarefas de alimentação e organização do espaço, por exemplo, sejam apropriadas e partilhadas por todos aqueles que constroem esse projeto.

O Cursinho Popular Baobá compreende que a preparação para o acesso ao ensino superior passa, necessariamente, pelo compromisso em assumir reflexão crítica acerca do caráter excludente da educação formal brasileira, desvelando o discurso meritocrático a partir do qual o vestibular mascara um gigantesco filtro de raça e classe no acesso à universidade pública. Dessa forma, a partir de um projeto de educação popular, o Baobá entende que sua atuação está entrelaçada às lutas pelo ensino público superior, motivo pelo qual soma suas forças aos projetos que impulsionam a implementação do Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.