Alunos do IC visitam áreas de risco

Visita Alunos IC

No último dia 30 de maio os alunos da disciplina Eletiva Gestão e  Prevenção de Riscos Urbanos, do Instituto das Cidades (IC), realizaram um trabalho de campo no município de São Luiz do Paraitinga, localizado na região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo.

A atividade foi coordenada pelos Professores Tiago Martins e Jaqueline Fernandez, ambos do IC, e teve por objetivo a aplicação do método de setorização de risco e a análise da vulnerabilidade das edificações em áreas no centro histórico da cidade sujeitas a serem afetadas por processos de movimentos de massa e inundações.

Em janeiro de 2010 São Luiz do Paraitinga foi atingida por uma inundação de grandes proporções e deslizamentos generalizados, que causaram severos prejuízos a infraestrutura local, além de danos ao patrimônio histórico, como no caso do desabamento da igreja matriz. Os professores agradecem ao empenho dos alunos e a disponibilização de transporte pela Reitoria.