Programação do Debate de 05 de Outubro

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

Link para os Documentos do Debate:

  1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil
  2. Percurso Formativo do Curso de Engenharia Civil

 

10 as 13h – Debatedores do período da manhã:

 

Akemi Ino. Engenharia Civil pela USP-São Carlos, professora livre docente no IAU-USP-São Carlos, coordenadora do Grupo de Pesquisa HABIS (Habitação e Sustentabilidade).Tem experiência na área de Habitação Social nos temas: produção de habitação rural, madeira de plantios florestais, sistemas construtivos em terra e madeira, sustentabilidade, processos participativos.

 

Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira. Engenheiro Civil pela UFMG, professor titular do Depto. de Engenharia Civil da UFSCar. Ex-Coordenador do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana, com ênfase em Abastecimento e Tratamento de Águas, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Sustentabilidade Urbana e Regional.

 

Francisco de Assis Comarú. Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre pela Poli-USP, Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London e Visiting Scholar na Organização Internacional do Trabalho em Genebra, onde realizou pós-doc. É professor da UFABC e orientador no Programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território. Tem experiência em: políticas urbanas; áreas centrais metropolitanas; saúde pública; educação popular e ambiental; políticas públicas territoriais e trabalho decente.

 

Maria Lúcia Salum D'Alessandro. Engenheira Civil pela FAAP e mestre em Administração Pública e Governo na área de Política Urbana pela Fundação Getulio Vargas - SP. Atualmente presta serviços para a Secretaria Municipal de Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo e é professora das Faculdades Metropolitanas Unidas.

 

Yopanan Conrado Pereira Rebello. Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela FAU USP. Atualmente é Professor da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Fundador da USINA, assessoria técnica a movimentos populares, e diretor da empresa de engenharia YCON. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Estrutura, Arquitetura.

 

14 as 17h – Debatedores do período da tarde:

 

Marcos Tamai. Engenheiro Civil pela UFSCar, foi Superintendente e Diretor de Obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos no período de 2001 a 2015. Exerceu cargos de gestor público no Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA e nas prefeituras de Santo André e São José dos Campos. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento de Projetos, Obras e Serviços relacionados à Habitação, infraestrutura Urbana, Saneamento Básico e Planejamento Estratégico.

 

Celso Santos Carvalho. Engenheiro Civil pela Poli-USP, foi professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Poli-USP e atualmente é especialista em infraestrutura do MPOG e diretor de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do MCidades, onde coordena os programas de regularização fundiária urbana e prevenção de riscos de deslizamentos de encostas.

 

Mauro Zilbovicius. Engenheiro de Produção pela Poli-USP, é professor doutor da Universidade de São Paulo e assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FAPESP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: financeirização e seus impactos sobre as organizações produtivas, indústria automobilistica e organização do trabalho.

 

Tarcísio de Paula Pinto. Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP, doutor em Engenharia, ex-Professor do curso de Engenharia Civil da UFSCar, Diretor Técnico da I&T - Informações e Técnicas em Construção Civil S/C Ltda. Tem experiência nas áreas de Manejo e Gestão dos Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, Aterros Sanitários de pequeno porte, Planos de Gestão de Resíduos Sólidos para Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Wilson Luis Italiano. Engenheiro Civil pela UFSCar, mestre em Arquitetura (EESC/USP), ex-Diretor da COHAB de Ribeirão Preto; ex-Secretário Municipal: pastas de Planejamento, de Habitação, de Obras e Serviços Públicos, e de Saneamento (Diretor de Autarquia) no Município de Jaboticabal. Atual Diretor da Empresa Filocalia Engenharia e Consultoria, com atuação em Projetos e Planos de Saneamento, Habitação e Planejamento urbano.

 

Luiz Bandeira de Mello Laterza. Engenheiro Civil pela Poli-USP e doutor em Engenharia Mecânica pela USP. Atualmente é Gerente do Aqueduto - Tecnologia em Tubulações Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Prediais, Conexões de PVC, Fadiga em Materiais Plásticos.

 

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP