Programação do Debate de 30 de Novembro

 

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

 

Link para os Documentos do Debate:

  1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

09h às 13h – Debatedores do período da manhã:


Jumile dos Santos Moreira. Engenheira Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento da UNIFESP, graduada pela Escola Politécnica da USP.


Maria Fernanda Salgado Santos Mattos Pereira. Engenheira Ambiental, responsável pela Divisão de Gestão Ambiental do Campus Diadema, graduada em Engenheira Industrial Química pela EEL/USP, em Engenharia Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz – FOC. Mestre em Ciências Radiológicas pela EPM/UNIFESP. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Poluição Ambiental, pela FAAP.


Profa. Márcia Freire dos Reis Gorny Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (1992), mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1999) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora universitária do Centro Universitário Senac, do curso EAD de Pós Graduação da Unilisys e das Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Engenharia Química e Ambiental, com ênfase em Biotecnologia e Monitoramento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poluentes ambientais, química ambiental, monitoramento ambiental e remediação de áreas contaminadas. Atua como consultora ambiental.


Prof. Ronaldo Torres Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Tem experiência na área de gerenciamento costeiro, atuando principalmente nos temas relacionados a portos, dragagem, avaliação de sedimentos contaminados, oceanografia, química ambiental e ecotoxicologia. Trabalha, também, com Avaliação de Impacto Ambiental e Análise de Risco Ecológico, biodisponibilidade e bioacumulação de contaminantes e remediação de áreas contaminadas. Atualmente é professor de Ciências do Mar e Engenharia Ambiental e Portuária no Departamento de Ciências do Mar , Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.


Vanessa Honda Ogihara Silva. Engenheira Ambiental do Campus Diadema da Unifesp, graduada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN – USP, em 2014 e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela USP, em 2015.

 

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP

 

 

Programação do Debate de 13 de Novembro

 

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

 

Link para os Documentos do Debate:

  1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública
  2. Tabela Comparativa entre cursos deAdministração Pública

09h às 13h – Debatedores do período da manhã:


Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho. Juiz de Direito em São Paulo, Mestre em Direito e Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de cursos de pós-graduação na Escola Paulista da Magistratura. Coordenador do Núcleo de Estudos em Direito Urbanístico.


Clovis Bueno de Azevedo. Graduado em Administração Pública pela FGV/SP (1980), em Ciências Sociais pela USP (1982), mestrado (1991) e doutorado (1998) em Ciência Política pela USP. Professor da FGV/SP e desde 1980 servidor da Prefeitura de São Paulo.


Douglas Mendosa. Graduação em Ciências Sociais pela USP (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Sociologia pela USP. Professor da EPPEN/Unifesp. Experiência na área de Sociologia com ênfase em Políticas Públicas.


Jose Carlos Vaz. Graduação em Administração pela USP (1986), Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas SP (1995) e doutorado em Administração de Empresas - Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas SP (2003). Professor da EACH/USP. Experiência em governo eletrônico, atendimento ao cidadão, inovações em gestão pública, desenvolvimento local, planejamento estratégico, governança e transparência.


Laila Bellix. Mestranda em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP. Estudo com ênfase em processos políticos, grupos de interesse e políticas sociais no Brasil e na América Latina.


Marco Antônio Carvalho Teixeira. Mestrado (1999) e Doutorado em Ciências Sociais (2004) pela PUC/SP. É professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública da FGV/SP. Pesquisa temas como Transparência, Accountability e Controle da administração pública com foco no papel dos órgãos de controle e no controle social; arranjos cooperativos intergovernamentais, política brasileira e eleições.


Mario Aquino Alves. Graduação em Administração Pública pela FGV/SP (1991), em Direito pela USP (1996), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Fez pós-doutorado na HEC Montréal. Coordenador do Curso de Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da FGV/SP desde março de 2015. Pesquisa temas como sociedade civil, responsabilidade social corporative e métodos qualitativos de pesquisa.


Tania Mara. Mestranda e Membro do GEPAG Grupo de Estudos e Pesquisa de Administração em Saúde e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem da EPE/UNIFESP. Possui Bacharelado em Administração. Hab. Adm Hospitalar pela Faculdade São Camilo de Administração Hospitalar (1988). Atualmente é Assessora Técnica do Gabinete da Reitoria da Unifesp.


Vanessa Oliveira. Vanessa Elias de Oliveira é mestre e doutora em Ciência Política pela USP e mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Professora de graduação no Bacharelado em Políticas Públicas e pós-graduação da UFABC. É, desde agosto de 2015, a Coordenadora de Projetos Transversais da Reitoria da UFABC.


Ursula Peres. Graduação em Administração Pública pela FGV/SP (1993), mestrado e doutorado em Economia pela FGV/ SP (2007). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas e nos Programas de Mestrado - Mudança Social e Participação Política e Gestão de Políticas Públicas.

 

14h às 18h – Debatedores do período da tarde:


Anny Karine Medeiros. Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela EACH/USP (2010) e mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV/SP (2013). Atualmente é gerente de acompanhamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão - Osasco e pesquisadora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.


Daniel Vazquez. Graduação em Administração (hab. em Administração Pública) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor do departamento de Ciências Sociais da Unifesp.


Gustavo Andrey Fernandes. Doutor em Economia pela USP, tendo recebido por sua dissertação de mestrado a terceira colocação no Prêmio BNDES em 2008. Foi Diretor da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo entre 2008 e 2009. Professor de Gestão Pública da EAESP-FGV e atua no Tribunal de Contas de São Paulo.


Lucio Bittencourt. Graduação em Administração Pública pela FGV/SP (2006) - com período de intercâmbio no curso de Sociologia da Universitat de Barcelona (2005/06), além de mestrado (2010) e doutorado (2014) em Administração Pública e Governo pela FGV/SP. Temas de pesquisa: ação e políticas públicas, cultura e experiências de gestão pública no contexto local. Professor UFABC.


Luis Paulo Bresciani. Possui graduação em Engenharia de Produção pela USP (1983), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela USP (1991), especialização em Relações do Trabalho (Universidade de Harvard, EUA, 1998), e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP (2001). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 2002 e Secretário Executivo do Consórcio de Grande ABC


Osmany Porto. Realiza pós-doutorado em Gestão de Políticas Públicas na USP, onde desenvolve uma pesquisa acerca da difusão internacional de políticas . Possui dois doutorados em Ciência Política. (USP e Sorbonne Nouvelle/IHEAL (2015). Professor de Relações Internacionais da PUC/SP.


Patricia Mendonça. Graduação em Administração pela UFBA (2000), mestrado em Social Policy and Planning in Developing Countries pela London School of Economics and Political Science (2003) e doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV/SP (2009). Em 2010 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Essex, na Inglaterra, com uma pesquisa sobre a movimentos sociais, projetos políticos e novas formas de organizar. Professora da EACH/USP.


Peter Kevin Spink. Possui graduação em Psicologia - University College London (1965) e doutorado em Psicologia Organizacional - Birkbeck College London (1976). É Professor Titular da FGV/SP e membro fundador de seu Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG). Atualmente coordena diversos estudos voltados à vulnerabilidade urbana e à avaliação do impacto de políticas públicas locais na redução das desigualdades.


Tião Soares. Mestre em educação, doutor em ciências sociais, ambos pela PUC-SP, graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona, Espanha. Participa do Movimento em prol pela Universidade Federal na Zona Leste e também do Movimento de Cultura. Presidente do Fórum de Culturas Populares e Tradicionais e da Rede Nacional das Culturas.

 

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP

Programação do Debate de 05 de Outubro

Participantes do Debate da versão Preliminar do Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da Unifesp – Instituto das Cidades – Campus Zona Leste

Link para os Documentos do Debate:

  1. Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil
  2. Percurso Formativo do Curso de Engenharia Civil

 

10 as 13h – Debatedores do período da manhã:

 

Akemi Ino. Engenharia Civil pela USP-São Carlos, professora livre docente no IAU-USP-São Carlos, coordenadora do Grupo de Pesquisa HABIS (Habitação e Sustentabilidade).Tem experiência na área de Habitação Social nos temas: produção de habitação rural, madeira de plantios florestais, sistemas construtivos em terra e madeira, sustentabilidade, processos participativos.

 

Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira. Engenheiro Civil pela UFMG, professor titular do Depto. de Engenharia Civil da UFSCar. Ex-Coordenador do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana, com ênfase em Abastecimento e Tratamento de Águas, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Sustentabilidade Urbana e Regional.

 

Francisco de Assis Comarú. Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Mestre pela Poli-USP, Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London e Visiting Scholar na Organização Internacional do Trabalho em Genebra, onde realizou pós-doc. É professor da UFABC e orientador no Programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território. Tem experiência em: políticas urbanas; áreas centrais metropolitanas; saúde pública; educação popular e ambiental; políticas públicas territoriais e trabalho decente.

 

Maria Lúcia Salum D'Alessandro. Engenheira Civil pela FAAP e mestre em Administração Pública e Governo na área de Política Urbana pela Fundação Getulio Vargas - SP. Atualmente presta serviços para a Secretaria Municipal de Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo e é professora das Faculdades Metropolitanas Unidas.

 

Yopanan Conrado Pereira Rebello. Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutor pela FAU USP. Atualmente é Professor da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Fundador da USINA, assessoria técnica a movimentos populares, e diretor da empresa de engenharia YCON. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Estrutura, Arquitetura.

 

14 as 17h – Debatedores do período da tarde:

 

Marcos Tamai. Engenheiro Civil pela UFSCar, foi Superintendente e Diretor de Obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos no período de 2001 a 2015. Exerceu cargos de gestor público no Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA e nas prefeituras de Santo André e São José dos Campos. Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento de Projetos, Obras e Serviços relacionados à Habitação, infraestrutura Urbana, Saneamento Básico e Planejamento Estratégico.

 

Celso Santos Carvalho. Engenheiro Civil pela Poli-USP, foi professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Poli-USP e atualmente é especialista em infraestrutura do MPOG e diretor de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do MCidades, onde coordena os programas de regularização fundiária urbana e prevenção de riscos de deslizamentos de encostas.

 

Mauro Zilbovicius. Engenheiro de Produção pela Poli-USP, é professor doutor da Universidade de São Paulo e assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FAPESP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: financeirização e seus impactos sobre as organizações produtivas, indústria automobilistica e organização do trabalho.

 

Tarcísio de Paula Pinto. Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP, doutor em Engenharia, ex-Professor do curso de Engenharia Civil da UFSCar, Diretor Técnico da I&T - Informações e Técnicas em Construção Civil S/C Ltda. Tem experiência nas áreas de Manejo e Gestão dos Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, Aterros Sanitários de pequeno porte, Planos de Gestão de Resíduos Sólidos para Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Wilson Luis Italiano. Engenheiro Civil pela UFSCar, mestre em Arquitetura (EESC/USP), ex-Diretor da COHAB de Ribeirão Preto; ex-Secretário Municipal: pastas de Planejamento, de Habitação, de Obras e Serviços Públicos, e de Saneamento (Diretor de Autarquia) no Município de Jaboticabal. Atual Diretor da Empresa Filocalia Engenharia e Consultoria, com atuação em Projetos e Planos de Saneamento, Habitação e Planejamento urbano.

 

Luiz Bandeira de Mello Laterza. Engenheiro Civil pela Poli-USP e doutor em Engenharia Mecânica pela USP. Atualmente é Gerente do Aqueduto - Tecnologia em Tubulações Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Prediais, Conexões de PVC, Fadiga em Materiais Plásticos.

 

Todos os encontros ocorrerão no auditório do 4o andar da Reitoria da Unifesp.
Av. Sena Madureira, 1500. Vila Mariana, São Paulo-SP