Parceria com o Cursinho Popular Baobá

Baoba.JPG

No próximo dia 19 de agosto, o Cursinho Popular Baobá, preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior e técnico, iniciará suas atividades nesse segundo semestre no Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.

Tendo como base as habilidades e o conteúdo pedagógico trabalhados no ENEM, as aulas acontecerão aos sábados - das 9h às 17h - e serão compostas por três disciplinas tradicionais (matemática, física, química, biologia, geografia, história geral, história do Brasil, filosofia e português) e uma atividade de formação política. Essa metodologia vai ao encontro da concepção política do Cursinho, para o qual o objetivo não é apenas que a juventude trabalhadora ingresse na universidade, mas que possa, por meio das experiências de debate, formação política e produção coletiva de conhecimento popular, se identificar como sujeito combinado com sua condição de classe, de raça, de gênero e, ao mesmo tempo, como sujeito potencial de mudanças radicais.

O Coletivo Baobá propõe a construção de um cursinho que seja popular e gratuito, construído de forma auto-organizada por estudantes, professores e colaboradores, de modo que as tarefas de alimentação e organização do espaço, por exemplo, sejam apropriadas e partilhadas por todos aqueles que constroem esse projeto.

O Cursinho Popular Baobá compreende que a preparação para o acesso ao ensino superior passa, necessariamente, pelo compromisso em assumir reflexão crítica acerca do caráter excludente da educação formal brasileira, desvelando o discurso meritocrático a partir do qual o vestibular mascara um gigantesco filtro de raça e classe no acesso à universidade pública. Dessa forma, a partir de um projeto de educação popular, o Baobá entende que sua atuação está entrelaçada às lutas pelo ensino público superior, motivo pelo qual soma suas forças aos projetos que impulsionam a implementação do Campus Zona Leste da Unifesp - Instituto das Cidades.