Cerimônia abre o Projeto UAES Incuba no Instituto das Cidades

Curso_UAES_Incuba_01.jpg

Iniciativa apoiará coletivos de trabalho inovadores e solidários formados por alunos(as) de cursos de educação profissionalizante da Zona Leste

Por José Luiz Guerra

Em cerimônia no Instituto das Cidades (IC/Unifesp) - Campus Zona Leste, nesta segunda-feira (21/11), teve início o projeto de extensão UAES Incuba - Ingresso Coletivo no Mundo do Trabalho: apoio à constituição e viabilização de coletivos de trabalho inovadores e solidários. A ação, promovida pela Universidade Aberta à Economia Solidária (UAES), apoiará coletivos de trabalho inovadores e solidários formados por alunos(as) de cursos de educação profissionalizante da Zona Leste. As atividades serão realizadas até agosto de 2023, e as informações sobre o curso estão disponíveis na página da UAES/Unifesp.

Estiveram presentes no evento a vice-reitora no exercício da Reitoria, Raiane Assumpção, a deputada federal (Psol/SP) Sâmia Bomfim, a diretora do IC/Unifesp, Patrícia Laczynski de Souza, o coordenador da UAES, Egeu Gomez Esteves, o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, o diretor do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp), Walter Lima, além de docentes do campus, representantes de movimentos sociais e estudantes.

Egeu Gomez Esteves abriu o evento explicando que o UAES Incuba é um programa multicampi, criado em 2020 e que vinha realizando suas atividades, desde então, no formato remoto em razão da pandemia de covid-19. Reforçou que o projeto, que tem apoio institucional e de emendas parlamentares, surgiu para incentivar a criação de empreendimentos coletivos que incentivem trabalhadores(as) a entrar no mercado de trabalho, e que a instituição buscará tornar o projeto permanente na instituição.

“Estou muito feliz de ver tantas pessoas ocupando um espaço na universidade pública, em um campus que tem a perspectiva de trabalhar junto com a comunidade e com os movimentos sociais”, celebrou Raiane Assumpção. A vice-reitora no exercício da Reitoria agradeceu, na pessoa de Sâmia Bomfim, o apoio dos(as) parlamentares que contribuíram com emendas, que foram fundamentais para o andamento das atividades acadêmicas em tempos de financiamento reduzido das universidades federais. “Pensar no mundo do trabalho é pensar na chance de dar esperança para de vida melhor para pessoas de todas as idades”, concluiu.

A diretora do IC/Unifesp se disse feliz pelo momento e ressaltou que Campus Zona Leste é uma “universidade sem muros“. Destacou que o Instituto das Cidades funciona em um terreno no qual funcionou uma fábrica cujos(as) trabalhadores(as), lutando pelos seus direitos, criaram uma cooperativa no intuito de manter a fábrica. “Esse campus é a universidade do(a) trabalhador(a) e deverá ser sempre assim”. Patrícia Laczynski de Souza lembrou ainda das atividades que já são desenvolvidas no campus, dentre as quais destaca-se o curso de graduação em Geografia, e que a abertura dos demais cursos, que já possuem seus projetos políticos-pedagógicos aprovados, depende de liberação orçamentária para a realização de obras e contratação de docentes e servidores(as).

Samia Bomfim disse ser uma honra e um prazer poder apoiar o projeto, por ser oriunda de escola e de universidade pública. “O conhecimento produzido por essas instituições é fundamental para a sociedade. É triste saber que hoje, infelizmente, o financiamento das instituições federais de ensino superior dependa de emendas parlamentares”, lamentou a deputada, frente aos constantes cortes no financiamento dessas instituições. Ela também destacou a importância da economia solidária em um contexto no qual o acesso ao mercado de trabalho se torna cada vez mais difícil. Por fim, se colocou à disposição para continuar colaborando com a instituição.

Artigo original: https://unifesp.br/noticias-anteriores/item/6166-cerimonia-abre-o-projeto-uaes-incuba-no-instituto-das-cidades