Literatura e experiência urbana

No dia 15 de dezembro de 2023, ocorreu o 5° e último encontro do Círculo de Leitura - Biblioteca Universitária: aproximações entre literatura e experiência urbana, ministrada pela Regina, bibliotecária do Instituto das Cidades. A atividade de extensão objetivou, sobretudo, refletir e debater a experiência na cidade através da literatura brasileira.

No dia 15 de dezembro de 2023, ocorreu o 5° e último encontro do Círculo de Leitura - Biblioteca Universitária: aproximações entre literatura e experiência urbana, ministrada pela Regina, bibliotecária do Instituto das Cidades. A atividade de extensão objetivou, sobretudo, refletir e debater a experiência na cidade através da literatura brasileira.

No primeiro encontro foi compartilhada a leitura do conto “O  cooper de Cida”, que faz parte do livro “Olhos D’água”, escrito pela consagrada escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. Em relação ao segundo encontro, foi compartilhado a leitura do conto “Espiral”, o qual faz parte do livro “ O sol na cabeça”. escrito por Geovani Martins. No terceiro encontro de roda literária, a leitura da vez foi “Amor”, conto escrito por Clarice Lispector. No quarto encontro, como parte da programação da Semana de Consciência Negra, foi lido trechos do livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. No quinto e último encontro, o albúm e livro “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, foi o tema compartilhado e debatida entre os participantes da roda de leitura.