Ciclo de debates Direito e Pandemia

Organização: Professoras/es de Direito da Unifesp e CAAF|Unifesp

O ano de 2020, ainda pela metade, já entrou definitivamente para a história. O alastramento de uma versão de um vírus até então pouco conhecido, cujo epicentro era a China, logo tomou todos os continentes do mundo profundamente globalizado. Em pouco tempo, um único tema passou a hegemonizar, todas as línguas, os noticiários, debates públicos e angústias: a COVID-19.

Neste momento crítico, despontam o papel da universidade na interação diálogica e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como eixos importantes para as ações. Assim, por meio de uma parceria entre os professores de Direito da Unifesp e o CAAF|Unifesp, nasce o ciclo de debates Direito e Pandemia, cujo objetivo consiste em uma série de debates virtuais voltados a estudantes e aberto ao público externo para analisar as complexas relações entre o COVID-19 e o mundo jurídico.

Os debates terão transmissão ao vivo em facebook.com/caafunifesp01.

Saúde global, a pandemia do COVID-19 e o Estado de Direito

Data e horário: 20/05 às 18:00h

Convidada: Deisy Ventura (FSP/USP)

Mediação: Renan Quinalha (EPPEN/Unifesp)

Pandemia e prevenção do desaparecimento de pessoas

Data e horário: 27/05 às 17:00h

Convidadas: Eliana Vendramini (Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo), Francilene Gomes Fernandes (Assistente social e militante do Movimento Mãe de Maio) e Raiane Severino Assumpção, pró-reitora de Extensão e Cultura na PROEC/UNIFESP e pesquisadora do CAAF.

Mediação: Carla Osmo (EPPEN e CAAF/Unifesp)

Mecanismos privados de resolução de conflitos em tempos de quarentena

Data e horário: 10/06 às 16:30h

Convidada: Daniela Gabbay (Advogada com atuação em mediação e arbitragem, mestre e doutora pela USP e professora na FGV Direito SP.

Debatedora: Ísis Bastos (EPPEN/Unifesp)

Mediação: Ana Carolina Chasin (EPPEN/Unifesp).

Segurança Pública e pandemia

Data e horário: 23/06 às 17:00h

Debatedoras/es: Ana Gabriela Ferreira (Advogada, Professora de Direito Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia- UFBA), Sheila de Carvalho (Advogada e Coordenadora de Direitos Humanos do Instituto Ethos) e Thiago Amparo (Advogado e Professor de direitos humanos e discriminação na FGV Direito SP).

Mediação: Maíra Zapater (Professora de Direito na EPPEN/Unifesp).

Contratos e pandemia

Data e horário: 08/07 às 18:00h

Debatedoras/es: Jorge Cesa Ferreira da Silva (Advogadoe doutor em direito pela USP), Flavia Trentini (Professora da Facaculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e doutora em Direito pela USP), Viviane Ferreira (Professora da Escola de Direito da FGV/SP e Doutora em Direito pela Universidade de Heildelberg).

Mediação:Pedro Aleixo (EPPEN/Unifesp) e ísis Basto (EPPEN/Unifesp).

Racismo, doença e morte: a gestão da vida nas prisões e a pandemia

Data e horário: 22/7 às 17:00h

Debatedoras/es: Marina Mello (Professora da EFLCH/Unifesp); Gabrielle Nascimento (Frente Estadual pelo Desencarceramento de SP e Amparar) e Felipe Freitas (Doutor pela UnB e coordenador do projeto Infovirus).

Mediação: Carla Osmo (EPPEN e CAAF/Unifesp) e Mizpá Barros (aluna de RI/Unifesp).

Meio ambiente e a emergência climática no mundo pós-pandemia

Data e horário: 11/08 às 18:00h

Debatedoras/es: Dinamam Tuxá (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB); Marcela Vecchione Gonçalves (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - UFPA) e Fabiano de Andrade Correa (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action - LACLIMA)

Mediação: Iagê Miola (Direito|Unifesp) e Giulia Potenza (aluna de RI Unifesp)

Covid-19 e os órgãos internacionais de direitos humanos

Data: semana de 17/8

*Dia, horário e nome das/os convidadas/os e serão divulgados em breve.

Pandemia e violência contra a mulher

Data: semana de 31/8

*Dia, horário e nome das/os convidadas/os e serão divulgados em breve.

As relações de trabalhos no contexto da pandemia

Data: semana de 14/9

Pandemia e desigualdades urbanas

Data: semana de 28/9

*Dia, horário e nome das/os convidadas/os e serão divulgados em breve.

Baixe aqui a programação completa