Projeto "Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura"

 

Esta pesquisa visa levantar informações, testemunhos e análises sobre a cumplicidade e a responsabilidade de empresas, nacionais ou estrangeiras, nas graves violações de direitos ocorridas durante a Ditadura (1964-1985). Seu escopo temporal, relacionado ao regime autoritário, se junta ao recorte espacial e prático dos crimes cometidos seja nas empresas, bem como no suporte e financiamento às ações repressivas coordenadas pelo Estado. Por meio da definição prévia de um número determinado de empresas, a partir do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, dos levantamentos prévios realizados pelo Ministério Público Federal, assim como do atual estado da pesquisa sobre o tema no país, buscar-se-á desvendar a articulação entre os organismos de repressão politica e as empresas nos âmbitos definidos acima, o que envolve uma ampla variedade de práticas. O processo repressivo inclui a coleta e a transmissão de informações sobre a atividade sindical de trabalhadores, o aporte logístico e material aos aparatos repressivos e à instalação de centros clandestinos de prisão e tortura, inclusive em instalações próprias das empresas. Em um segundo plano, mas diretamente ligados aos processos repressivos, a pesquisa visa compreender os processos conflitivos da Ditadura com os trabalhadores e, também, os processos econômicos e consequentes benefícios que as empresas e os empresários possam ter obtido. O presente projeto entende que as características próprias dessas violações configuram cumplicidade com o terrorismo de Estado e, por consequência, com crimes contra a humanidade, com impacto que excede as vítimas diretamente atingidas e que continuam a ter consequências até os dias atuais se não forem compreendidos em suas diversas dimensões.

 

DOCUMENTOS

Projeto Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura

 

Classificação das candidaturas após entrevistas - Edital de temas transversais - publicado em 15/07/2022

Convocação para entrevistas - Edital de temas transversais - publicado em 08/07/2022

Lista de inscrições deferidas - Edital de temas transversais - publicado em 02/07/2022

Edital CAAF-Unifesp para Auxílio à Pesquisa - Temas transversais - publicado em 31/05/2022

Resultado da seleção - publicado em 20/10/2021

Publicação da Banca de Julgamento - publicado em 14/10/2021

Cronograma de entrevistas - Edital de apoio ao pesquisador - publicado em 14/10/2021

Candidaturas deferidas - Edital de Auxílio ao Pesquisador - publicado em 08/10/2021

Edital de apoio à pesquisa - publicado em 08/09/2021

Ata de reunião da Comissão Científica - 02/09/2021

Ata de reunião da Comissão Científica - 15/07/2021

Termo de Compromisso entre Unifesp e o Ministério Público Federal 

 

EVENTOS 

Reunião aberta de esclarecimentos sobre o edital de apoio à pesquisa - 16/09/2021

Encontros "Empresas e Ditadura" - entre dezembro/20 e abril/21

 

 

Projeto Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura

Realização: CAAF-Unifesp

Financiamento: TAC Volkswagen

Coordenação: Edson Teles (coordenador) e Marília Calazans (vice-coordenadora)

Comissão Científica: Adriana Santos (UFRR), Aparecido de Faria (sociedade civil), Bruno Comparato (Unifesp), Carla Osmo (Unifesp), Elson Mattos (Unifesp), Flavia Rios (UFF), Javier Amadeo (Unifesp), Laura Bernal (Pontificia Universidad Javeriana - Colômbia), Leigh Payne (University of Oxford - Inglaterra), Rosa Cardoso (sociedade civil) e Victoria Basualdo (Conicet/Flacso - Argentina).

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.