A REVOLTA NO CHILE E AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS

O final de 2019 ficou marcado pelos protestos que tomaram conta do Chile. A reivindicação contra o aumento das passagens acabou por se transfigurar em uma revolta contra o neoliberalismo e na luta por direitos. Os protestos chilenos descascaram as feridas da hierarquização/exploração de corpos, da divisão de riquezas e do abismo entre ricos e pobres e das violações de direitos que são maquiadas pela “democracia neoliberal. Como resposta a revolta da população o governo “democrático”, pela primeira vez desde a ditadura, convocou as forças militares para ocuparem as ruas para reprimir o povo.
Assim, no dia 05/03 as 19:00h iremos realizar no CAAF|Unifesp o seminário A REVOLTA NO CHILE E AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS para debater os processos de violações de direitos, a significância e os reflexos deste momento histórico do Chile e da América Latina.

Para discutir a questão dos Direitos Humanos na luta do povo do Chile iremos realizar no CAAF|Unifesp o seminário A REVOLTA NO CHILE E AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS para debater os processos de violações de direitos, a significância e os reflexos deste momento histórico do Chile e da América Latina.

A palestra será guiada pela Professora Doutora e antropóloga Andrea Roca (Universidad Alberto Hurtado - Santiago/Chile). Andrea Roca é antropóloga pela Universidade do Chile, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora do Departamento de Antropologia da Universidade Alberto Hurtado (Chile) e pesquisadora Fondecyt. Em 2015, sua pesquisa de mestrado ganhou o primeiro lugar no concurso ANPOCS e em 2017, publica o seu primeiro livro “Do medo do terremoto ao medo dos outros: uma etnografia do megassismo de 2010 no Chile” (ANPOCS-Hucitec). A debatedora será a doutoranda em história Joana Salém (USP).