Visita do Ministro Silvio Almeida ao CAAF|Unifesp

visita silvio almeida borrado

 

Na tarde do domingo passado (02/04), o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, visitou o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp (CAAF|Unifesp). O objetivo da visita foi conhecer o trabalho de identificação de pessoas vítimas da ditadura militar brasileira e os demais projetos do CAAF|Unifesp.


Durante a visita, o ministro teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho das especialistas do CAAF|Unifesp na identificação do remanescentes humanos encontrados na Vala Clandestina do Cemitério de Perus em São Paulo e o potencial do uso das técnicas de antropologia e arqueologia forense para a investigação de crimes que envolvem violência de estado.

 

O ministro também foi informado que existem outros projetos em andamento no centro que tratam sobre a violência de estado no Brasil e auxiliam no processo de coleta de evidências sobre violações, como o Vida Trans Vida que análisa violências contra pessoas trans na grande São Paulo, apoio à investigação defensiva sobre o caso dos jovens mortos no baile da Dz7 em Paraisópolis, Análise dos Crimes de Maio de 2006, além dos observatórios temáticos existentes, a exemplo do Observatório da Violência Racial (OVIR) e Observatório da Proteção dos Direitos Humanos, e outras pesquisas relacionadas a luta pela reparação, tal qual o Vozes da Dor que trata da luta das mães de pessoas executadas por agentes do estado.


O Ministro Silvio Almeida também enfatizou a importância do trabalho do CAAF|Unifesp e sua contribuição para o fortalecimento dos Direitos Humanos no Brasil. Ele também ressaltou o compromisso do governo em fortalecer políticas voltadas aos Direitos Humanos.


A visita do Ministro Silvio Almeida ao CAAF|Unifesp foi uma oportunidade valiosa para que o atual Governo Federal conheça de perto o trabalho de especialistas em antropologia e arqueologia forense que estão dedicadas à realização de um projeto voltado a defesa da memória e verdade, além da busca por justiça para pessoas que foram vítimas da violência do estado. A ocasião também foi importante para o estreitamento dos laços entre o poder executivo federal e a Universidade em prol da reconstrução e fortalecimento das políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos. 

 

Estavam presentes na visita: 

 

Comitiva do Ministério:

Silvio Almeida - Ministro de Estado dos Direitos Humanos
Nilmário Miranda - Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e
Verdade;
Caio Bruno Pires Mendes Cateb - Coordenador de Apoio à Comissão Especial
sobre Mortos e Desaparecidos Políticos;
Ruy Conde - Chefe da Assessoria Especial de Comunicação
Marli Vieira - Coordenadora-Geral do Cerimonial


Comitiva da Reitoria da Unifesp:

Profª Drª Raiane Assumpção - Reitora Pro Tempore
Prof. Dr. Dan Levy - Chefe de Gabinete
Prof Dr Anderson da Silva Rosa - Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
Drª Luciana Alves - Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis
Denis Dana - Comunicação

 

Equipe do CAAF|Unifesp

Profª Drª Carla Osmo - Coordenadora do CAAF
Aline Feitosa - Antrópologa/Vice-Coordenadora do CAAF
Prof. Dr. Edson Teles - Coordenador do Trabalho da Vala de Perus
Talita Maximo - Auxiliar de Antropologia Forense
Marília Calazans - Historiadora
João Pedro S. de Albuquerque - Administrativo