Nos próximos dois anos O CAAF, em parceria com a Conectas e o Movimento Independente Mães de Maio iniciam um projeto que busca fortalecer a luta por justiça e memória das vítimas da violência estatal no Brasil. A iniciativa recebe apoio do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF) e tem como objetivo ampliar o acesso ao Estado de Direito para as famílias dessas vítimas, especialmente mulheres negras, e garantir os direitos à verdade, à memória, à justiça e à não repetição das atrocidades.
O projeto busca promover um diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento produzido pelas mães, fortalecendo os movimentos de direitos humanos no país. Para isso, conta com a participação de pesquisadoras (es) do CAAF, Aline Rocco, Javier Amadeo, Lorrane Rodrigues, Raiane Assunção, Valéria de Oliveira e a colaboração da professora, Angela Torresan, da Universidade de Manchester.
A iniciativa se concentra em quatro estados do país, tendo cada um deles a participação de uma pesquisadora social e mãe. São respectivamente: São Paulo, Débora Silva, do Movimento Independente Mães de Maio/SP; Rio de Janeiro, Nívia do Carmo Raposo, do Movimento de Mães e Familiares de Vítimas da Violência Letal do Estado/RJ; Salvador, Rute Fiuza, do Movimento Mães de Maio do Nordeste/BA e Fortaleza, Edna Carla Souza Cavalcante, do Movimento Mães da Periferia/CE.
Mais informações aqui