Mês da conscientização sobre o uso racional de energia elétrica

Link da notícia original (Notícias DCI)

Energia elétrica site

Edição atual da campanha, que ocorre durante a pandemia de covid-19, terá como foco o consumo de energia nas residências

Neste mês, o Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA/Unifesp) realiza a terceira edição de sua campanha anual para o uso racional de energia elétrica. Iniciada com o objetivo de incentivar ações cotidianas que promovam redução do consumo de energia e amenizem o impacto ao meio ambiente nas dependências da universidade, a campanha deste ano se adapta à situação de afastamento social devido à pandemia de covid-19.

Desde de março deste ano, a Unifesp, a partir de recomendações de seu Comitê Permanente de Enfrentamento ao Coronavírus, adaptou as rotinas de trabalho e estudo, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio através de aglomerações de pessoas. Estas atividades estão, portanto, sendo realizadas remotamente pelos alunos e servidores dos campi e reitoria.

A suspensão das atividades presenciais trouxe uma mudança de ambiente que alterou também a utilização dos equipamentos nas residências e, consequentemente, o consumo de energia. A campanha lança, portanto, orientações para o consumo consciente nas casas das populações das comunidades da Unifesp e externa. Confira algumas dicas práticas:

• Quando for substituir alguma lâmpada queimada, dê preferência por lâmpada LED;
  • Apague as lâmpadas de ambientes desocupados;
  • Evite utilizar o chuveiro no horário de pico (das 18h às 21h);
  • Não deixe a porta da geladeira aberta sem necessidade ou por tempo prolongado;
  • Desligue o computador ou notebook quando não estiver em uso;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos, como televisão e micro-ondas, em stand by (modo de espera);
  • Acumule uma boa quantidade de roupas para lavar na máquina e utilizar o ferro de passar.

Confira a lista completa de Boas práticas para economia de energia elétrica.