Resíduos recicláveis: orientações para a coleta seletiva

residuos reciclaveis

A coleta seletiva é muito importante porque, dentre outros motivos, propicia a reutilização e/ou a reciclagem de resíduos, minimizando a quantidade de materiais remanescentes (sobras ou subprodutos de atividades humanas) encaminhados para processos de tratamento ou disposição em aterros.

Por meio da reutilização ou da reciclagem, resíduos podem ser reaproveitados e/ou reinseridos na cadeia produtiva, fato que também permite a diminuição de impactos ambientais decorrentes da extração de matérias-primas.

Vamos ver alguns casos do que pode e do que não pode ser descartado no recipiente de coleta seletiva.

Papel reciclável (para a coleta seletiva): sulfite, caixas longa-vida, cartolinas, papéis de seda, caixas de papelão, jornais, revistas, cadernos, livros e bulas de medicamentos.
NÃO INCLUIR no recipiente de coleta seletiva: folhas usadas de papel toalha, guardanapos usados, papéis fotográficos, papel-carbono, papel celofane
, folhas de papel vegetal, fitas adesivas, embalagens de papel ou papelão sujas com alimento ou cascas de frutas.

Metal reciclável (para a coleta seletiva): latas em geral, objetos de alumínio, cobre, bronze, fios, grampos, clipes e  tampas de garrafa.
NÃO INCLUIR no recipiente de coleta seletiva: esponjas de aço, latas de aerossol, de tinta, de pesticida e de outros produtos
químicos, pilhas e baterias.

Plástico reciclável (para a coleta seletiva): sacos e sacolas, copos plásticos usados ou não, canetas sem carga, garrafas PET, embalagens de iogurte, tampas, canudos, tubos e embalagens de produtos atóxicos e não corrosivos.
NÃO INCLUIR no recipiente de coleta seletiva: materiais de acrílico em geral, adesivos, tomadas, espumas, embalagens contaminadas com produtos químicos, cartuchos e toners de impressora.

Vidro reciclável (para a coleta seletiva): garrafas, potes, frascos de condimentos, copos e pratos.
NÃO INCLUIR no recipiente de coleta seletiva: espelhos, lâmpadas, vidros de automóvel, objetos de cristal, cerâmica e porcelana, vidraria de laboratório contaminada, frascos de produtos químicos e termômetros.