DGA-Unifesp participa da “13ª Conferência – Produção mais limpa e mudanças climáticas"

A conferência apresentou palestras e estudos relacionados ao consumo e desenvolvimento ambientalmente sustentáveis

9439 fttO Departamento de Gestão e Segurança Ambiental – DGA representou a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na última terça-feira (27/05), no evento promovido pelo Vereador Gilberto Natalini do PV/SP intitulado como “13ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo - Aquecimento Global: De sua casa para o seu planeta”.

Representando a Unifesp, participaram da Conferência a professora Simone Georges El Khouri Miraglia, diretora do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Unifesp, a professora Maria de Lourdes Leite de Moraes, chefe da Divisão de Resíduos do DGA/Unifesp, e o servidor Marcus Vinícius Carvalho Arantes, integrante do DGA/Unifesp. Além da universidade. houve a participação dos seguintes parceiros: Sabesp, FIESP, CIESP, USP, dentre outros.

A 13ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo contou com a participação de várias autoridades. Além do vereador Gilberto Natalini, vereador pelo PV/SP e promotor do evento, estiveram presentes Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Edson Giriboni, secretário do Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Wanderley Meira do Nascimento, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e Sérgio Leitão, diretor do Greenpeace.

Discutiu-se nessa 13ª Conferência os desafios enfrentados pela sociedade moderna no que tange à prevenção, combate e minimização dos impactos ambientais promovidos por suas ações cotidianas (ações antropogênicas). Dentre os diversos impactos ambientais instituídos pelo ser humano, o “Aquecimento Global” fora o tema central abordado no evento. Fato este que norteou a apresentação de uma série de palestras e estudos relacionados ao tema, tais como:9439 rpy

- “Aquecimento global: O que podemos esperar e fazer”. Fábio Feldmann – Ambientalista e Consultor;
- "Projeto Planeta Sustentável".
- “Panorama dos estudos climático: Tendência de curto e longo prazo”. Prof. Dr. Paulo Artaxo – Instituto de Física da USP;
- “Negociações para o novo acordo climático global e o dilema do último pedaço do bolo”. Tasso Azevedo -Eng. Florestal.

Ao longo de toda a 13ª Conferência procurou-se fomentar a reflexão dos participantes quanto à necessidade de mudança dos nossos hábitos cotidianos nas diversas esferas sociais (políticas, privadas, econômicas, acadêmicas e etc). E com a finalidade de incentivar essa mudança buscou-se promover e descrever o princípio de “Consumo Sustentável”.
Além do Consumo Sustentável foram abordados outros princípios relacionados à sustentabilidade ambiental, tais como: Eficiência energética, gerenciamento de resíduos (coleta seletiva), uso racional da água, eficiência de produção industrial, etc.

É importante sublinhar que o princípio de Consumo Sustentável pode fundamentar a elaboração de significativas ações administrativas voltadas à Gestão Ambiental em instituições públicas federais como a Unifesp. Logo, a participação da Unifesp na 13ª Conferência configurou-se como um oportuno intercâmbio de ideias e experiências entre os participantes e colaboradores, auxiliando, contudo, na implementação de futuros projetos de conscientização ambiental na Universidade.

Notícia original: http://dgi.unifesp.br/sites/comunicacao/index.php?c=Noticia&m=ler&cod=4d92df05