Unifesp recebe financiamento para projeto de eficiência energética no Campus Guarulhos

A proposta prevê a troca de mais de 3.300 lâmpadas e a instalação de uma usina fotovoltaica, visando economizar R$ 143 mil anuais e reduzir o consumo elétrico em 263 MWh/ano

Notícia original

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está implementando o Plano para a Eficiência Energética do Campus Guarulhos. Em 2023, o campus publicou um Edital de Chamamento Público, sendo a empresa Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia LTDA selecionada para desenvolver este projeto. Após as tratativas entre o campus e a empresa, a proposta foi submetida em fevereiro de 2024, visando à participação na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética CPP 001/2023, publicada pela concessionária EDP Bandeirantes.

resultado final, divulgado em abril de 2024, contemplou o projeto do Campus Guarulhos da Unifesp com um financiamento de R$ 408.200,00 e uma pontuação de 97,80 na categoria "Demais Tipologias".

projeto unifesp cpp 23

A proposta prevê uma série de melhorias no campus, incluindo a substituição de mais de 3.300 lâmpadas antigas por modelos mais eficientes, a instalação de uma usina fotovoltaica de 14 kWp com 26 módulos e a redução do consumo elétrico estimado em 263 MWh por ano. Além disso, será realizado o manejo e descarte do material antigo, bem como a realização de treinamentos sobre eficiência energética.

No momento, está sendo realizada a etapa de medição e verificação das instalações. A economia anual estimada é de R$ 143.275,96, levando a universidade não só a reduzir seus custos com energia, mas também a contribuir para a sustentabilidade ambiental por meio da adoção de práticas mais eficientes e ecológicas.