Estratégias de Redução de Consumo de Energia na Unifesp

site DGA

A Unifesp está comprometida com a sustentabilidade e a redução do consumo de energia em suas operações. Com o aumento da conscientização sobre o impacto ambiental e os custos associados ao desperdício de energia, diversas medidas têm sido implementadas para garantir uma gestão mais eficiente dos nossos recursos.

Entre as principais ações, destacam-se:

• Monitoramento do consumo energético: Utilizando ferramentas de controle que permitem acompanhar em tempo real o uso de energia em diferentes setores da universidade, conseguimos identificar pontos de melhoria. Acesse os gráficos aqui.

• Participação de Chamamentos Públicos de Eficiência Energética de Concessionárias: até o momento os campi Diadema, São Paulo e Guarulhos foram contemplados nos editais da ENEL e EDP, e terão lâmpadas e equipamentos de ar condicionado substituídos, promovendo redução do consumo de energia.

• Sensibilização da comunidade acadêmica: Além das medidas técnicas, promovemos campanhas educativas que envolvem alunos, professores e funcionários, incentivando práticas como o desligamento de luzes e aparelhos eletrônicos fora do horário de uso.

• Participação do Projeto de Pesquisa "Universidades Sustentáveis - Ferramenta para Gestão e Otimização de Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica": Tem como objetivo fornecer subsídios para a elaboração de políticas que visam à otimização do uso de recursos financeiros, à promoção do uso racional da energia elétrica, ao aumento da eficiência energética e ao suporte das ações de manutenção de instalações elétricas.

Essas ações não apenas reduzem o custo com energia elétrica, mas também ajudam a diminuir nossa pegada de carbono, contribuindo para um ambiente mais saudável e sustentável.

Saiba mais sobre nossas iniciativas e descubra como você também pode contribuir para a redução do consumo de energia.