Cadastro de propostas no Selo ODS Educação

Selo ODS

Em 2023 a Unifesp recebeu o RECONHECIMENTO do Selo ODS EDU (https://www.seloods.org/) pelas suas ações realizadas no âmbito da Agenda 2023. Trata-se de uma iniciativa do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, ligado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. O projeto conta com a parceria do Instituto Selo Social, do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, da Roda das Minas e da equipe FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

A iniciativa integra a estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, focando especialmente na adaptação e aplicação dos objetivos globais em diferentes regiões do país. Por meio deste programa de reconhecimento, busca-se ativar o potencial transformador das instituições de ensino brasileiras, incentivando a incorporação dos ODS e outros indicadores de desenvolvimento nas áreas de gestão, ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão.

Além de continuar a promover, ao longo do ano letivo, espaços de debate sobre os ODS, seus indicadores e recomendações para alcançar as metas estabelecidas, a Unifesp está agora, em 2024, na fase de mobilização da comunidade acadêmica para integrar seus projetos ao Selo. Por esse motivo, vimos convidá-lo/a a encaminhar suas ações que dialoguem com a Agenda 2030, sejam elas no campo do ensino, pesquisa, extensão ou gestão, de modo que possam ser incorporadas ao conjunto já reconhecido e disponível na Plataforma do Selo ODS EDU (https://www.seloods.org/_files/ugd/cd1316_d89221fa5c41400ab7a412fcdf81665d.pdf).

O processo de submissão se inicia com a manifestação de interesse e obtenção da senha de acesso institucional junto à Coordenadoria de Direitos Humanos/PROEC pelo e mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Carol Silva) ou a Coordenação da Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro (órgão complementar vinculado à PROEC) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (prof. Zysman Neiman), que possibilitará a inserção dos dados da iniciativa a ser reconhecida. Cada proponente será responsável pela inscrição da iniciativa que coordena na plataforma. Trata-se de uma Plataforma bastante amigável, mas serão solicitadas várias informações, principalmente os seus dados.

O prazo para cadastro de cada iniciativa é 15 de outubro de 2024.