NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Inscrições PIBID Ciências Sociais

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Campus Guarulhos da Unifesp realiza treinamento de Eficiência Energética

marcos

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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2024 - PARTICIPE

questionário

 

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Deliberações da Congregação de Novembro/2024

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Resultado final da votação das eleições discentes do Conselho e Comissão do Departamento Ciências Sociais 2024 - 2

Apuração


Representantes Discentes no Conselho do Departamento

Luana de Almeida Santana 18 votos

Vicky Mercadante Braga 03 votos (suplente)

 

Representantes Discentes na Comissão de Curso de Ciências Sociais

Mariana Matos da Silva Souza - 21 votos
Carlos Alberto da Silva - 03 votos ( suplente)

URL da Eleição: Clique aqui

 

Resultado Edital n. 01/2024 - Processo Seletivo – Remoção Interna Campus Guarulhos – EFLCH

Inscritos Departamento Administrativo: Divisão de Gestão com Pessoas

Servidora Sheila Marques Feitosa APTA

ELEIÇOES DISCENTES NO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

As eleições  serão de 22/10  a  25/10 -  A apuração será feita em 28/10.

Clique aqui

 

PUBLICAÇÃO FINAL DOS INSCRITOS PARA ELEIÇÕES DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAS

Carlos Alberto da Silva

Luana de Almeida Santana

Mariana Matos da Silva Souza

Vicky Mercadante Braga

Republicação de Edital n. 01/2024 - Remoção Interna Campus Guarulhos - EFLCH

Clique aqui para visualizar o edital.

Edital para Escolha de Grau Pós-ABI

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REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Biblioteca EFLCH - Regulamento

Normas de uso da biblioteca

  • Contribua para que os livros continuem disponíveis a todos: manusear os livros com cuidado e não rasurá-los com caneta ou lápis;
  • Os livros consultados não devem ser repostos nas estantes.
  • Proibido o uso de telefone celular, conversar em voz alta, portar e ingerir alimentos e bebidas ou tomar qualquer atitude que perturbe o ambiente;
  • Proibido entrar na biblioteca com bolsas, pastas, fichários, mochilas, sacolas, pacotes e similares. Em caráter expepcional, bolsas cujo volume seja maior que a capacidade de armazenamento do guarda-volume, poderão ser deixadas temporariamente no balcão de atendimento, no entanto, a Biblioteca EFLCH não poderá ser responsabilizada por eventuais danos alegados. 
  • O guarda-volumes deve ser usado apenas durante o período de permanência na biblioteca. Se for constatado que o usuário não está utilizando a biblioteca, o guarda-volumes será esvaziado e disponibilizado para outro usuário;
  • A biblioteca não se responsabiliza por bens deixados no guarda-volumes ou dependências da biblioteca;
  • Patrimônio da biblioteca (livros, chaves etc.) extraviado ou danificado deverá ser reposto pelo usuário;
  • Livros e/ou objetos pessoais deixados nas mesas de estudo por mais de 20 minutos serão retirados para dar lugar a outro usuário;
  • O usuário será solicitado a se retirar da biblioteca caso não obedeça ao regulamento, podendo ser suspenso e responder a processo disciplinar.

Cadastro para empréstimo domiciliar

Docentes, discentes e servidores da UNIFESP (Campus Guarulhos) podem se cadastrar para fazer empréstimo domiciliar.
Para os discentes, é necessário documento de identidade com foto e atestado de matrícula. O cadastro é válido para o período em que o usuário estiver vinculado à nstituição (no caso de discente, deverá estar devidamente matriculado) e deve ser renovado periodicamente.

Empréstimos

O empréstimo de livros no autoatendimento será efetuado mediante login (usuário e senha) cadastrado na biblioteca. Qualquer outro serviço, como troca de senha, deverá ser realizado mediante apresentação de documento de identidade com foto.
O limite de empréstimos simultâneos e prazos de empréstimos são:

Categoria

Itens

Tempo de empréstimo

Docentes

7

14 dias corridos

Pós-graduandos

Graduandos

5

7 dias corridos

Funcionários

Os itens de consulta local não poderão ser emprestados, são: obras de referência; obras raras; coleção didática (selo azul); produção científica (selo vermelho); periódicos; teses e dissertações.

Renovações

Um item pode ser renovado por até 10 vezes pelo catálogo online desde que não haja reservas solicitadas por outro usuário. Excedido esse limite, o usuário deverá devolver o item à biblioteca.
É possível fazer renovações de item emprestado se o mesmo não tiver sido reservado por outro usuário. Havendo reserva de item emprestado, o sistema de gerenciamento da biblioteca bloqueia automaticamente a renovação do item, neste caso, o exemplar emprestado deve ser devolvido.

Reservas

A reserva de obras constitui um mecanismo para atender às necessidades de usuários de modo que todos tenham acesso a títulos muito demandados em quantidade insuficiente para realizar empréstimos simultâneos a todos os usuários, assim, obras em reserva não podem ser renovadas, devem ser devolvidas para atender a solicitação de outro usuário.

Obras emprestadas poderão ser reservadas caso todos os seus exemplares estejam emprestados. A reserva deverá ser feita no catálogo online.

Quando um exemplar for devolvido, ficará disponível por um dia ao primeiro usuário da lista de espera. Neste período não será permitido empréstimo para outro usuário.

Penalidades

O usuário suspenso não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação ou reserva de livros. Casos sujeitos à penalidade:

  • Atraso na devolução: dois dias de suspensão para cada dia de atraso (desconsiderar dias não úteis) na devolução do item. Exemplos: se o usuário devolveu três itens, todos com três dias de atraso, será suspenso por 18 dias; Se o usuário devolver o item com 1 dia de atraso, será suspenso por 2 dias (1 dia de atraso X 2 = 2 dias de suspensão). OBS: caso haja mais de 1 item em atraso, calcular a suspensão gerada para cada item e somar os resultados para obter a suspensão geral, conforme exemplo: 3 livros em atraso, sendo o primeiro com com 1 dia de atraso, o segundo com 2 dias de atraso e o terceiro com 1 dia de atraso: 

    1º livro - 1 dia de atraso x 2 = 2 dias de suspensão
    2º livro - 2 dias de atraso x 2 = 4 dias de suspensão
    3º livro - 1 dia de atraso x 2 = 2 dias de suspensão
    Suspensão total: 1º + 2º + 3º = 2 + 4 + 2 = 8 dias de suspensão
  • EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) entregue em atraso implica em suspensão do serviço à Comunidade EFLCH. O(a) usuário(a) que provocar esse prejuízo ficará afastado(a) pelo dobro do período de afastamento aplicado à Biblioteca EFLCH. 
     
  • Perda de chave do guarda-volumes: o usuário deverá providenciar uma nova cópia, e estará sujeito a suspensão de dois dias a cada dia sem reposição da chave;
  • Uso indevido do guarda-volumes: suspensão de dois dias;

  • Perda, roubo ou devolução de itens danificados (rasurados, rasgados, molhados) : o item deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca. Depois da notificação, o usuário tem 30 dias para apresentar o B.O. (Boletim de Ocorrência) com descrição da obra furtada e realizar a reposição do item. Se não for reposto, ficará suspenso pelo período de atraso da devolução. Se o estudante não repuser a obra num período de 6 meses, o cadastro será cancelado e serão tomadas medidas legais por extravio/dano ao patrimônio público;

  • Em casos de suspensão por um tempo maior do que 30 dias, informe-se na biblioteca sobre penalidade alternativa.

Preservação do acervo

A biblioteca conta com a colaboração dos usuários para que preservem e tenham alguns cuidados com os livros. Os danos causados aos materiais do acervo podem provocar sua retirada de circulação. Para prevenção, recomendamos alguns cuidados com o manuseio das obras impressas:

  • Não os rasure com caneta ou lápis;
  • Não os exponha a ambientes úmidos;
  • Não os utilize com mãos sujas ou engorduradas;
  • Não os grife com caneta e nem faça anotações, nem a lápis;
  • Não dobre as páginas para fazer anotações. Utilize marcadores de página;
  • Não beba ou coma quando manusear o livro para evitar deteriorá-lo;
  • Não utilize o livro como apoio;
  • Não molhe o dedo com saliva para virar as páginas;
  • Não use fitas adesivas ou colas para colar páginas, capa e para consertar rasgos. Isso pode danificar o papel;
  • Não arranque páginas;
  • Não utilize clipes.

Sala de estudo em grupo

  • O uso das salas de estudo em grupo é destinado a membros da comunidade acadêmica da EFLCH;
  • O agendamento deve ser feito presencialmente no balcão de atendimento da biblioteca por um usuário cadastrado, na semana em que a sala for usada e com um dia de antecedência no mínimo;
  • O uso das salas de estudo em grupo é para grupos a partir de 2 usuários, respeitado o limite de assentos por sala: 6 lugares e 8 lugares (uma sala apenas);
  • Cada reserva de sala tem o tempo máximo de 2 horas. Caso não haja agendamentos posteriores ao agendado por um grupo, o mesmo poderá ocupar o espaço além do período de 2 horas;
  • O tempo de tolerância para uso de sala reservada é de 30 minutos. Decorrido este intervalo, caso haja solicitação de outra pessoa para uso da sala não ocupada, a reserva anterior será cancelada.
  • Caso haja reserva para uma sala em uso, o funcionário da biblioteca notificará o grupo nos 20 minutos finais quanto à necessidade de desocupação da sala para atender a reserva seguinte;
  • Não é permitida a entrada de bolsas nas salas de estudo em grupo;
  • Após o uso, as salas de estudo em grupo devem ser deixadas organizadas e sem sujeiras;
  • O uso das salas de estudo em grupo implica na aceitação e cumprimento das regras de uso estabelecidas.
  • Este regulamento pode ser modificado sem aviso prévio pela Comissão de Biblioteca. Todos os casos omissos ou conflitantes neste regulamento serão resolvidos pela direção da biblioteca.