O Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) caracteriza-se como uma modalidade diferenciada de estágio curricular supervisionado, baseada na participação sistemática de grupos de estudantes desse curso em escolas públicas, por um período determinado e ininterrupto de tempo, em que experimentam a imersão no cotidiano e nas práticas pedagógicas na docência e na gestão de instituições de Educação Básica.
Essa experiência tem proporcionado aos estudantes o acesso regular e qualificado à cultura escolar e educacional, na medida em que ao longo da imersão são orientados de perto por um preceptor – docente da Universidade – e acompanhados por professores e gestores das escolas-campo, considerados no âmbito do PRP como colaboradores no processo de formação inicial de nossos graduandos. O princípio fundamental do PRP é zelar pela formação teórico-prática dos futuros educadores, proporcionando a eles condições básicas para o desempenho de sua profissão, tendo em vista o papel fundamental que lhes cabe na consolidação de uma educação pública democrática de qualidade.
Desde 2008, o Ministério da Educação exige das instituições de ensino superior (IES) o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica com as instituições envolvidas com a relação dos estágios curriculares (Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008). A UNIFESP, no âmbito do Curso de Pedagogia, estabeleceu acordos com a Secretaria de Educação do Município de Guarulhos e com escolas da Rede Pública Estadual de São Paulo. Os acordos preveem, como contrapartida da Universidade, apoio técnico-pedagógico à gestão das escolas e de seus currículos, assim como a formação continuada de seus quadros, provida no ambiente da Universidade e das próprias escolas colaboradoras. Essas demandas ocorrem em acordo com necessidades e interesses dos professores e gestores envolvidos, exigindo a responsabilidade partilhada na formação de novos docentes e dos que já se encontram no exercício da profissão.
Um dos propósitos do PRP é fomentar a articulação entre formação inicial e continuada de professores. Para tanto, além da supervisão dos residentes, a Universidade oferece ações de formação e assessoria aos docentes e gestores das escolas-campo. Além disso, salienta-se que a concepção que direciona o Programa de Residência Pedagógica é a de construção dialogada, de ter as práticas (educativas e pedagógicas) como ponto de partida e de chegada, além do atendimento às necessidades formativas dos educadores das unidades educacionais, alicerçada por uma sólida atitude investigativa e problematizadora da complexidade do fenômeno educacional, não desvinculada das possibilidades inerentes aos contextos institucionais.
Desde o início da implantação do PRP, o Curso de Pedagogia vem acolhendo educadores da região como alunos especiais em várias disciplinas do curso, realizado diversas assessorias junto às escolas conveniadas ao PRP e às Secretarias de Educação, bem como produzindo conhecimento em forma de Trabalhos de Conclusão de Curso, publicação de artigos em periódicos da área e capítulos de livro, apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais.
Os princípios que orientam o trabalho do PRP são: i) a imersão no campo profissional pelo estudante/Residente do Curso de Pedagogia, na forma de aprendizagem ‘em situação’, nas áreas da docência em escolas de educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e na gestão educacional; ii) a superação de uma concepção de formação não prescritiva, aplicacionista, de teorias que, se aprendidas pelo estudante na universidade, possam ser ‘aplicadas’ em qualquer situação, ensejando uma concepção de formação que é tecida e alicerçada no diálogo com os diferentes contextos educacionais e escolares e que considera primordialmente as necessidades das crianças, jovens e adultos - sujeitos dos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem - com vistas ao enriquecimento do trabalho educacional e escolar oferecido; iii) uma relação de colaboração e reciprocidade de saberes entre universidade e escolas-campo.
As Unidades Curriculares (UC) de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia substituem os clássicos estágios curriculares obrigatórios na formação de professores. Todos os alunos devem cursar 4 UC Práticas de Residência Pedagógica. Elas são obrigatórias na grade curricular do curso de Pedagogia e são oferecidas todos os semestres, do 5º ao 9º termos do curso. São essas UC:
● Residência Pedagógica da Educação Infantil
Ementa: Conhecimento, identificação e análise do lugar, das relações e práticas educativas e pedagógicas em creches e pré-escolas, da gestão institucional à avaliação; Utilização de instrumentos de pesquisa qualitativa em Educação; elaboração e desenvolvimento de ações pedagógicas em creches e pré-escolas.
● Residência Pedagógica do Ensino Fundamental
Ementa: Formação do pedagogo comprometido com a escola pública e sua democratização e com a qualidade do ensino que se oferece. Aproximação dos graduandos à realidade escolar e campo de ação profissional docente, para conhecer e refletir sobre as dinâmicas institucionais e educativas. Reflexão teoricamente fundamentada sobre as dinâmicas e práticas pedagógicas que têm lugar na educação escolar, especificamente no 1º segmento do Ensino Fundamental. Compreensão dos atuais desafios educacionais e busca de soluções para questões que influem na qualidade da educação oferecida. Compreensão e uso de instrumentos de pesquisa de abordagem qualitativa.
● Residência Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos
Ementa: Panorama histórico da EJA no Brasil. A EJA como direito humano. Identidades e tendências do pensamento político pedagógico sobre a educação de pessoas jovens e adultas. Balanço dos estudos sociológicos e psicológicos sobre o perfil de pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas. Os sentidos da alfabetização e da EJA no atual contexto: programas, currículos e áreas correlacionadas. Processos de formação e profissionalização do educador da EJA.
● Residência Pedagógica em Gestão
Ementa: Conhecimento, identificação e análise do lugar, das relações e práticas educativas e de gestão em escolas de educação básica com o objetivo de consolidar conhecimentos teóricos e práticos no campo da Gestão escolar, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Serão realizadas observação e coleta de dados acerca das funções de gestão (direção e coordenação) em escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Escolas Especiais; assim como em outras instâncias do sistema de ensino (Secretaria Municipal da Educação, Diretorias de Ensino da S.E.E.S.P.).
Equipe executora
Chefe do Departamento de Educação: Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho
Vice-Chefe do Departamento de Educação: Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva
Coordenação do Curso de Pedagogia
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Profa. Dra. Adriana Regina Braga (vice)
Coordenação do Programa de Residência Pedagógica
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido
Equipe Responsável pelo PRP
Coordenadores das modalidades de RP
RP Educação Infantil – Profa. Dra. Célia Regina Serrão
RP Ensino Fundamental - Prof. Dr. Daniel Revah
RP Educação de Jovens e Adultos - Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira
RP Gestão - Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto
Preceptores
Prof. Dr. Adalberto Dos Santos Souza
Profa. Dra. Adriana Regina Braga
Profa. Dra. Betania Libanio Dantas De Araujo
Profa. Dra. Celia Maria Benedicto Giglio
Profa. Dra. Célia Regina Serrão
Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu
Profa. Dra. Claudia Lemos Vovio
Profa. Dra. Claudia Panizzolo
Prof. Dr. Cleber Santos Vieira
Prof. Dr. Daniel Revah
Profa. Dra. Daniela Finco
Profa. Dra. Edna Martins
Profa. Dra. Ellen Gonzaga
Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos
Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti De Lourenço
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira
Profa. Dra. Isabel Melero Bello
Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes
Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho
Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva
Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira
Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes
Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre
Profa. Dra. Marcia Aparecida Jacomini
Profa. Dra. Marcia Cristina Romero Lopes
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto
Profa. Dra. Maria Cecilia Sanches
Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho
Profa. Dra. Marian Avila De Lima e Dias
Profa. Dra. Mariangela Graciano
Profa. Dra. Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Profa. Dra. Marina Pereira de Almeida Mello
Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri
Profa. Dra. Renata Marcilio Candido
Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli
Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto
Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti
Profa. Dra. Vera Lucia Gomes Jardim
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente
Monitoras: Camila Fernandes da Silva, Priscila Aparecida Rodrigues, Stefane Lino de Freitas e Thaís Salvador Machado (2019-2021)