Apresentação do Programa

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) caracteriza-se como uma modalidade diferenciada de estágio curricular supervisionado, baseada na participação sistemática de grupos de estudantes desse curso em escolas públicas, por um período determinado e ininterrupto de tempo, em que experimentam a imersão no cotidiano e nas práticas pedagógicas na docência e na gestão de instituições de Educação Básica.

Essa experiência tem proporcionado aos estudantes o acesso regular e qualificado à cultura escolar e educacional, na medida em que ao longo da imersão são orientados de perto por um preceptor – docente da Universidade – e acompanhados por professores e gestores das escolas-campo, considerados no âmbito do PRP como colaboradores no processo de formação inicial de nossos graduandos. O princípio fundamental do PRP é zelar pela formação teórico-prática dos futuros educadores, proporcionando a eles condições básicas para o desempenho de sua profissão, tendo em vista o papel fundamental que lhes cabe na consolidação de uma educação pública democrática de qualidade.

Desde 2008, o Ministério da Educação exige das instituições de ensino superior (IES) o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica com as instituições envolvidas com a relação dos estágios curriculares (Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008). A UNIFESP, no âmbito do Curso de Pedagogia, estabeleceu acordos com a Secretaria de Educação do Município de Guarulhos e com escolas da Rede Pública Estadual de São Paulo. Os acordos preveem, como contrapartida da Universidade, apoio técnico-pedagógico à gestão das escolas e de seus currículos, assim como a formação continuada de seus quadros, provida no ambiente da Universidade e das próprias escolas colaboradoras. Essas demandas ocorrem em acordo com necessidades e interesses dos professores e gestores envolvidos, exigindo a responsabilidade partilhada na formação de novos docentes e dos que já se encontram no exercício da profissão.

Um dos propósitos do PRP é fomentar a articulação entre formação inicial e continuada de professores. Para tanto, além da supervisão dos residentes, a Universidade oferece ações de formação e assessoria aos docentes e gestores das escolas-campo. Além disso, salienta-se que a concepção que direciona o Programa de Residência Pedagógica é a de construção dialogada, de ter as práticas (educativas e pedagógicas) como ponto de partida e de chegada, além do atendimento às necessidades formativas dos educadores das unidades educacionais, alicerçada por uma sólida atitude investigativa e problematizadora da complexidade do fenômeno educacional, não desvinculada das possibilidades inerentes aos contextos institucionais.

Desde o início da implantação do PRP, o Curso de Pedagogia vem acolhendo educadores da região como alunos especiais em várias disciplinas do curso, realizado diversas assessorias junto às escolas conveniadas ao PRP e às Secretarias de Educação, bem como produzindo conhecimento em forma de Trabalhos de Conclusão de Curso, publicação de artigos em periódicos da área e capítulos de livro, apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais.

Os princípios que orientam o trabalho do PRP são: i) a imersão no campo profissional pelo estudante/Residente do Curso de Pedagogia, na forma de aprendizagem ‘em situação’, nas áreas da docência em escolas de educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e na gestão educacional; ii) a superação de uma concepção de formação  não prescritiva, aplicacionista, de teorias que, se aprendidas pelo estudante na universidade, possam ser ‘aplicadas’ em qualquer situação, ensejando uma concepção de formação que é tecida e alicerçada no diálogo com os diferentes contextos educacionais e escolares e que considera primordialmente as necessidades das crianças, jovens e adultos - sujeitos  dos processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem - com vistas ao enriquecimento do trabalho educacional e escolar oferecido; iii) uma relação de colaboração e reciprocidade de saberes entre universidade e escolas-campo.

As Unidades Curriculares (UC) de Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia substituem os clássicos estágios curriculares obrigatórios na formação de professores. Todos os alunos devem cursar 4 UC Práticas de Residência Pedagógica. Elas são obrigatórias na grade curricular do curso de Pedagogia e são oferecidas todos os semestres, do 5º ao 9º termos do curso. São essas UC:

●         Residência Pedagógica da Educação Infantil

Ementa: Conhecimento, identificação e análise do lugar, das relações e práticas educativas e pedagógicas em creches e pré-escolas, da gestão institucional à avaliação; Utilização de instrumentos de pesquisa qualitativa em Educação; elaboração e desenvolvimento de ações pedagógicas em creches e pré-escolas.

●         Residência Pedagógica do Ensino Fundamental 

Ementa: Formação do pedagogo comprometido com a escola pública e sua democratização e com a qualidade do ensino que se oferece. Aproximação dos graduandos à realidade escolar e campo de ação profissional docente, para conhecer e refletir sobre as dinâmicas institucionais e educativas. Reflexão teoricamente fundamentada sobre as dinâmicas e práticas pedagógicas que têm lugar na educação escolar, especificamente no 1º segmento do Ensino Fundamental. Compreensão dos atuais desafios educacionais e busca de soluções para questões que influem na qualidade da educação oferecida. Compreensão e uso de instrumentos de pesquisa de abordagem qualitativa.

●         Residência Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos

Ementa: Panorama histórico da EJA no Brasil. A EJA como direito humano. Identidades e tendências do pensamento político pedagógico sobre a educação de pessoas jovens e adultas. Balanço dos estudos sociológicos e psicológicos sobre o perfil de pessoas jovens e adultas não ou pouco escolarizadas. Os sentidos da alfabetização e da EJA no atual contexto: programas, currículos e áreas correlacionadas. Processos de formação e profissionalização do educador da EJA.

●         Residência Pedagógica em Gestão

Ementa: Conhecimento, identificação e análise do lugar, das relações e práticas educativas e de gestão em escolas de educação básica com o objetivo de consolidar conhecimentos teóricos e práticos no campo da Gestão escolar, em seus aspectos administrativos e pedagógicos. Serão realizadas observação e coleta de dados acerca das funções de gestão (direção e coordenação) em escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Escolas Especiais; assim como em outras instâncias do sistema de ensino (Secretaria Municipal da Educação, Diretorias de Ensino da S.E.E.S.P.).
 

Equipe executora

Chefe do Departamento de Educação: Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho

Vice-Chefe do Departamento de Educação: Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva

Coordenação do Curso de Pedagogia

Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Profa. Dra. Adriana Regina Braga (vice)

Coordenação do Programa de Residência Pedagógica

Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido

Equipe Responsável pelo PRP

Coordenadores das modalidades de RP

RP Educação Infantil – Profa. Dra. Célia Regina Serrão

RP Ensino Fundamental - Prof. Dr. Daniel Revah

RP Educação de Jovens e Adultos - Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira

RP Gestão - Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto

Preceptores

Prof. Dr. Adalberto Dos Santos Souza

Profa. Dra. Adriana Regina Braga

Profa. Dra. Betania Libanio Dantas De Araujo

Profa. Dra. Celia Maria Benedicto Giglio

Profa. Dra. Célia Regina Serrão

Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu

Profa. Dra. Claudia Lemos Vovio

Profa. Dra. Claudia Panizzolo

Prof. Dr. Cleber Santos Vieira

Prof. Dr. Daniel Revah

Profa. Dra. Daniela Finco

Profa. Dra. Edna Martins

Profa. Dra. Ellen Gonzaga

Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos

Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti De Lourenço

Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira

Profa. Dra. Isabel Melero Bello

Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes

Prof. Dr. João do Prado Ferraz de Carvalho

Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva

Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira

Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes

Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre

Profa. Dra. Marcia Aparecida Jacomini

Profa. Dra. Marcia Cristina Romero Lopes

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto

Profa. Dra. Maria Cecilia Sanches

Profa. Dra. Maria de Fátima Carvalho

Profa. Dra. Marian Avila De Lima e Dias

Profa. Dra. Mariangela Graciano

Profa. Dra. Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Profa. Dra. Marina Pereira de Almeida Mello

Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri

Profa. Dra. Renata Marcilio Candido

Profa. Dra. Rosario Silvana Genta Lugli

Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto

Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti

Profa. Dra. Vera Lucia Gomes Jardim

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente

Monitoras: Camila Fernandes da Silva, Priscila Aparecida Rodrigues, Stefane Lino de Freitas e Thaís Salvador Machado (2019-2021)