Publicações

ABREU, Claudia Barcelos de Moura; Vóvio, Claudia L. . Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos ISSN 9788562377044. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Residência Pedagógica).

ARAUJO, Betania Libaneo Dantas de. O lúdico e as Artes Visuais na Educação Infantil. Guarulhos. 2012-atual.

BELLO, Isabel Melero; JACOMINI, Márcia Aparecida; Umberto de Andrade Pinto. Cadernos de Residência Pedagógica - Gestão Educacional. Recife: Pipa Comunicação, 2013 (Desenvolvimento de material didático - Texto de Apoio).

BRAGA, Adriana Regina; SANTOS, Emerson Izidoro; VIEIRA, Rui Manoel de Bastos. Caderno de Residência Pedagógica CIÊNCIA DA NATUREZA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR).

CANDIDO, Renata Marcílio; MARTINS, Edna. Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 42, p. 44-55, 2019.

CANDIDO, Renata Marcilio; MARTINS, Edna. As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), v. 1, p. 1-10, 2016.

CARVALHO, João do Prado Ferraz de. Dialogando sobre o conhecimento histórico na escola da infância no contexto das ações do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unifesp. In: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 78-90.

CARVALHO, MARIA DE FÁTIMA; MARTINS, E ; CANDIDO, R. M. . Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores.. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), v. 44, p. 30/01-22-22, 2019.

FINCO, Daniela. Educação infantil e direitos da infância. Cadernos de Residência Pedagógica.. 1. ed. Recife: Pipa Comunicações / Unifesp, Vol.05., 2013.

FREITAS, Marcos Cezar; MULLER, Fernanda; PINHEIRO, Antonio Carlos; GOMES, Marineide Oliveira; PETRI, Renata. A criança: sujeito de direitos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Residência Pedagógica - Educação Infantil).

GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida. Bilinguismo para surdos das conquistas legais às suas garantias. In: Erica Aparecida Garrutti de Lourenço. (Org.). Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica. 1 ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. 10, p. 17-32.

GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida; HOLLOSI, Marcio ; FINCO, Daniela. ; SANCHES, Maria Célia. Contação de histórias para crianças ouvintes e surdas. In: Erica Aparecida Garrutti de Lourenço. (Org.). Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica. 1 ed.São Paulo: Alameda, 2017, v. 10, p. 73-86.

GIGLIO, Célia Maria B. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão, p. 15-46, 2011.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; BUNZEN, Clécio; SILVESTRE, Magali; GOMES, Marineide Oliveira; PINTO, Umberto de Andrade . Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: Marineide de Oliveira Gomes. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, v. , p. 15-46.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores. Formação docente, v.12, p. 13-30, 2020.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores: a experiência da UNIFESP. In: Romilda Teodora Ens; Marilda Aparecida Behrens. (Org.). Ser professor: formação e desafios na docência. 1ed. Curitiba: Champagnat, 2011, v. 1, p. 169-184.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão, p. 15-46, 2011.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.

JACOMINI Marcia Aparecida; BELLO, Isabel Melero ; PINTO, Umberto de Andrade . Gestão Educacional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Residência Pedagógica).

MARTINS, Edna. Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: Um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. Educação, Sociedade & Culturas, São Paulo, n. 37, p. 89-107, 2012.

MARTINS, Edna; PANIZZOLO, Claudia (Org.); GOMES, Marineide de Oliveira (Org.). Série Cadernos de Residência Pedagógica: O direito a infância e ao Brincar. 1. ed. Recife: Pipa, 2013. v. 6. 72p.

MARTINS, Edna; CÂNDIDO, Renata Marcilio. Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 42, p. 44-55, 2019.

MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima; CÂNDIDO, Renata Marcílio. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 44, p. 30-52, 2019.

MARTINS, Edna; DE FÁTIMA CARVALHO, Maria; CÂNDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação (UFSM), v. 44, p. 30-1-22, 2019.

MARTINS, Edna; DE FÁTIMA CARVALHO, Maria. PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE DIÁRIOS DE CAMPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 15, p. 257-270, 2019.

MARTINS, Edna; MORETTI, Vanessa Dias . Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do programa de residência pedagógica da Universidade Federal de São Paulo. Estágio supervisionado: configurações e análises na formação de professores. 1ed.Parnaíba, PI.: Even3 Publicações, 2020, v. , p. 140-151.

MARTINS, Edna; MORETTI, Vanessa Dias. Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo. Estágio supervisionado: configurações e análises na formação de professores. 1ed.Parnaíba- PI: Acadêmica Editorial, 2020, v. 5, p. 141-152.

MORETTI, Vanessa Dias; MARTINS, Edna. Atividade de ensino, Mediação e Aprendizagem da docência na Residência Pedagógica: uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos, v. 15, n. 3, p. 394-411, 2015.

MORETTI, Vanessa Dias. A Articulação entre a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática: o Caso da Residência Pedagógica da UNIFESP. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 34, p. 385-390, 2011.

MORETTI, Vanessa Dias. Residência Pedagógica e Oficina Pedagógica de Matemática da Unifesp: articulando a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática. In: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Maria Teresa Ceron Trevisol; Patrícia Sandalo Pereira. (Org.). Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos. Campo Grande: Editora UFMS, 2011, v. , p. 89-100.

PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e Desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais, 2012.

PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e Desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais, 2012.

PANIZZOLO, Claudia; GOMES, Marineide de Oliveira. As tramas da formação de professores de educação infantil no programa de residência pedagógica (Pedagogia). Revista e-curriculum (PUCSP), v. 18, p. 889-910. 2020.

PINHEIRO, Antonio Carlos, Fernanda; REVAH, Daniel; ABREU, Claudia Barcelos de Moura; VOVIO, Claudia Lemos; MULLER, Fernanda; MINHOTO, Maria Angélica Pedra; GOMES, Marineide Oliveira; PETRI, Renata; PINTO, Umberto de Andrade; MORETTI, Vanessa Dias. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de orientação de estágio).

REVAH, Daniel. Cadernos de Residência Pedagógica - Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional). 2009.

REVAH, Daniel; GIGLIO, Claudia Barcelos de Moura; GOMES, Marineide Oliveira; MULLER, Fernanda; PINHEIRO, Antonio Carlos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura; FAIRCHILD, Thomas Massao ; VÓVIO, Claudia Lemos; PINTO, Umberto de Andrade. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

SANCHES, Maria Cecília; LIBANEO, Betania. Direito ao movimento e à arte na Educação Infantil. In: Finco, Daniela. (Org.). Cadernos de Residência Pedagógica. 1 ed. Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. 05, p. 43-54.

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. In: Ana Cláudia Ramos Sacramento; Charlles da França Antunes; Manuel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de Geografia - produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v. 1, p. 83-106.

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Editora Vozes Limitada, 2019.

SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de Estágios no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp/Guarulhos. In: Marli André. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed.Campinas: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-164.

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Editora Vozes Limitada, 2019.

VÓVIO, Claudia Lemos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2010 (Cadernos de Residência Pedagógica - Estágio profissional).

VÓVIO, Claudia Lemos; ABREU, Claudia Barcelos de Moura. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos reedição. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).