Publicações

ABREU, Claudia Barcelos de Moura; GIGLIO, C. M. B.; GOMES, M. O.; MÜLLER, F.; PINHEIRO, A. C.; REVAH, D.; VOLVIO, C. Manual do Programa de Residência Pedagógica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

ABREU, Claudia Barcelos de Moura; Vóvio, Claudia L. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Residência Pedagógica).

ARAUJO, Betania Libanio Dantas de; SANCHES, M. C. Direito ao movimento e à arte na Educação Infantil. In: Finco, Daniela. (Org.). Cadernos de Residência Pedagógica. 1 ed. Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. 05, p. 43-54.

ARAUJO, Betania Libanio Dantas de (org.). Artes Visuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Alameda Editorial, 2018. 134p .

ARAUJO, Betania Libanio Dantas de; GARRUTTI, É. A. ; FINCO, D. Cartografias inspiradas pela Arte: Experiências Formativas na Residência Pedagógica sem Educação Infantil. SCIAS Arte/Educação, v. 13, p. 77-96, 2023.

BELLO, Isabel Melero; JACOMINI, M. A.; PINTO, U. de A. Cadernos de Residência Pedagógica - Gestão Educacional. Recife: Pipa Comunicação, 2013 (Desenvolvimento de material didático - Texto de Apoio).

BRAGA, Adriana Regina; SANTOS, E.; VIEIRA, R. Caderno de Residência Pedagógica Ciência da Natureza. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro de orientação ao professor).

CANDIDO, Renata Marcílio; MARTINS, E. Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 42, p. 44-55, 2019.

CANDIDO, Renata Marcilio; MARTINS, E. As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP), v. 1, p. 1-10, 2016.

CARVALHO, João do Prado Ferraz de. Dialogando sobre o conhecimento histórico na escola da infância no contexto das ações do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unifesp. In: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 78-90.

CARVALHO, Maria de Fátima; MARTINS, E ; CANDIDO, R. M. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), v. 44, p. 30/01-22-22, 2019.

FINCO, Daniela. Educação infantil e direitos da infância. Cadernos de Residência Pedagógica. 1. ed. Recife: Pipa Comunicações / Unifesp, Vol.05., 2013.

FINCO, Daniela; GARRUTTI, E. Residência pedagógica e formação docente em Educação Infantil: um laboratório do pensamento reflexivo. Contexto & Educação, 2022.

FINCO, Daniela; GARRUTTI-LOURENÇO, E. A. Residência pedagógica e formação docente em educação infantil: um laboratório do pensamento reflexivo. Contexto & Educação, 2021.

FREITAS, Marcos Cezar; MULLER, F.; PINHEIRO, A. C.; GOMES, M. O.; PETRI, Renata. A criança: sujeito de direitos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Residência Pedagógica - Educação Infantil).

GARRUTTI, Erica Aparecida. Direito à Educação Infantil, à Diversidade e à Inclusão. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático - Cadernos de Residência Pedagógica).

GARRUTTI, E. A.; PAGNEZ, K. S. M. M. Um estudo a respeito do estágio e residência pedagógica no curso de Pedagogia: a relação teoria e prática. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia: Unesp, 2014. p. 1335-1345.

GARRUTTI-LOURENÇO, Erica Aparecida. Bilinguismo para surdos das conquistas legais às suas garantias. In: Erica Aparecida Garrutti de Lourenço. (Org.). Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica. 1 ed. São Paulo: Alameda, 2017, v. 10, p. 17-32.

GARRUTTI-LOURENÇO, E. A. (Org.). Educação bilíngue para surdos, Caderno de Residência Pedagógica. 1 ed. São Paulo: Alameda, 2017, v. 10, p. 73-86.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. et al (Org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão, p. 15-46, 2011.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; BUNZEN, C.; SILVESTRE, M.; GOMES, M. O.; PINTO, U. de A. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: Marineide de Oliveira Gomes. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011, v. , p. 15-46.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, R. S. G. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores. Formação docente, v.12, p. 13-30, 2020.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, R. S. G.. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores: a experiência da UNIFESP. In: Romilda Teodora; Marilda Aparecida Behrens. (Org.). Ser professor: formação e desafios na docência. 1ed. Curitiba: Champagnat, 2011, v. 1, p. 169-184.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão, p. 15-46, 2011.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Julio; LEAL Leiva; SANTOS, Lucíola. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.

JACOMINI Marcia Aparecida; BELLO, I. M.; PINTO, U. de A. Gestão Educacional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Residência Pedagógica).

JARDIM, Vera Lucia Gomes; RODRIGUES, L. M. Aspectos da Música na sala de aula na Residência Pedagógica: Valorização da Cultura Africana. In: VIII Encontro Regional Sudeste ABEM - IV Semana de Educação Musical IA-Unesp, 2012, São Paulo. Educação Musical e contemporaneidade: invenção, tecnologia e pesquisa. São Paulo: Instituto das Artes, 2012. v. 1. p. 1-9.

JARDIM, V. L. G.; PANIZZOLO, C.; SILVA, J. L. B.; SILVESTRE, M. A.; GOMES, M. O. Programa de residência pedagógica da Unifesp: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, laica, gratuita e de qualidade, 2012. v. 1. p. 1-15. JARDIM, V. L. G.; PANIZZOLO, C. ; SILVA, J. L. B.; SILVESTRE, M. A.; GOMES, M. O. . Programa de residência pedagógica da Unifesp: avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, laica, gratuita e de qualidade. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2012. v. 1. p. 1-1.

JARDIM, V. L. G. Música e Bebês - formação de professores da educação infantil - Música para todos os bebês na Rede Pública de Ensino (Guarulhos).

MARTINS, E.; MORETTI, V. D. A Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo: rompendo a dicotomia teoria/prática na formação de professores. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 23-36, 2021.

MARTINS, Edna. Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: Um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. Educação, Sociedade & Culturas, São Paulo, n. 37, p. 89-107, 2012.

MARTINS, Edna; PANIZZOLO, Claudia (Org.); GOMES, M. de O. (Org.). Série Cadernos de Residência Pedagógica: O direito a infância e ao Brincar. 1. ed. Recife: Pipa, 2013. v. 6. 72p.

MARTINS, Edna; CÂNDIDO, R. M. Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. Revista Educação (Pucrs. online), v. 42, p. 44-55, 2019.

MARTINS, Edna; CARVALHO, M. de F.; CÂNDIDO, R. M. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação (Santa Maria. online), v. 44, p. 30-52, 2019.

MARTINS, Edna; CARVALHO, M. de F.; CÂNDIDO, R. M. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação (UFSM), v. 44, p. 30-1-22, 2019.

MARTINS, Edna; CARVALHO, M. de F. Práticas educativas em um programa de residência em educação infantil: análise de diários de campo de professores em formação. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 15, p. 257-270, 2019.

MARTINS, Edna; MORETTI, V. D. Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do programa de residência pedagógica da Universidade Federal de São Paulo. Estágio supervisionado: configurações e análises na formação de professores. 1ed.Parnaíba, PI.: Even3 Publicações, 2020, v. , p. 140-151.

MARTINS, Edna; MORETTI, V. D. Estágio supervisionado como mediação da aprendizagem da docência: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de São Paulo. Estágio supervisionado: configurações e análises na formação de professores. 1ed.Parnaíba- PI: Acadêmica Editorial, 2020, v. 5, p. 141-152.

MORETTI, Vanessa Dias; MARTINS, E. Atividade de ensino, Mediação e Aprendizagem da docência na Residência Pedagógica: uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos, v. 15, n. 3, p. 394-411, 2015.

MORETTI, Vanessa Dias. A Articulação entre a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática: o Caso da Residência Pedagógica da UNIFESP. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 34, p. 385-390, 2011.

MORETTI, Vanessa Dias. Residência Pedagógica e Oficina Pedagógica de Matemática da Unifesp: articulando a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam matemática. In: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Maria Teresa Ceron Trevisol; Patrícia Sandalo Pereira (Org.). Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos. Campo Grande: Editora UFMS, 2011, v. , p. 89-100.

PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e Desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais, 2012.

PANIZZOLO, Claudia et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e Desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais, 2012.

PANIZZOLO, Claudia; GOMES, M. de O. As tramas da formação de professores de educação infantil no programa de residência pedagógica (Pedagogia). Revista e-curriculum (PUCSP), v. 18, p. 889-910. 2020.

PINHEIRO, Antonio Carlos et al. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de orientação de estágio).

REVAH, Daniel. Cadernos de Residência Pedagógica - Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional). 2009.

REVAH, Daniel et al. Manual do Programa de Residência Pedagógica, 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

SANCHES, Maria Cecília; LIBANIO, B. Direito ao movimento e à arte na Educação Infantil. In: Finco, Daniela. (Org.). Cadernos de Residência Pedagógica. 1 ed. Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. 05, p. 43-54.

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. In: Ana Cláudia Ramos Sacramento; Charlles da França Antunes; Manuel Martins de Santana Filho. (Org.). Ensino de Geografia - produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v. 1, p. 83-106.

SILVESTRE, M. A.; VALENTE, W. R. Professores em Residência Pedagógica - Estágio para ensinar Matemática. 1a.. ed. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 2014. v. 1. 103p .

SILVESTRE, Magali Aparecida. Práticas de Estágios no Programa de Residência Pedagógica da Unifesp/Guarulhos. In: Marli André. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 1ed.Campinas: Papirus, 2016, v. 1, p. 147-164.

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, W. R. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Editora Vozes Limitada, 2019.

VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVESTRE, M. A. Professores em Residência Pedagógica-Estágio para ensinar Matemática. 1. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014. v. 1. 103p .

VÓVIO, Claudia Lemos; ABREU, C. B.de M. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2010 (Cadernos de Residência Pedagógica - Estágio profissional).

VÓVIO, Claudia Lemos. Cadernos de Residência Pedagógica - Educação de Jovens e Adultos reedição. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático).