Andréa Cláudia Miguel Marques Barbosa

Andréa Barbosa é mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1994) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo/USP (2003). Professora Adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP desde 2006. É pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual da USP desde 1996 onde participou de três projetos temáticos da FAPESP e realizou Pós-doutorado sobre as relações entre imagem, memória e experiência urbana. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (FAPESP/Alameda Casa Editorial, 2012), Antropologia e Imagem (Zahar, 2006) e organizadora e autora dos livros Escrituras da Imagem (FAPESP/Edusp, 2004) e Imagem-Conhecimento (Papirus, 2009). Dirigiu os documentários O resto é o dia a dia (2001, Prêmio Realidade Brasileira no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro), No canto dos olhos (2006), Em(si)mesma (2006, Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas no Festival Internacional do filme Etnográfico) e Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (2007). Atualmente coordena o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos na UNIFESP e desenvolve pesquisa na área de Antropologia Visual e Antropologia Urbana. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes