Marina Pereira de Almeida Mello

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Econômica pela mesma universidade, concluiu estágio pós doutoral com pesquiisa realizada no CES/UC - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da CAPES. Graduada e licenciada em História (FFLCH-USP e FE-USP). É professora adjunta da UNIFESP. Desenvolve pesquisas no campo da educação para as relações étnico-raciais ( e suas intersecções com gênero, raça, classe, nacionalidade, geração), aspectos da educação decolonial e justiça cognitiva; África e diásporas africanas . Foi professora da UNILAB -CE e colaboradora do Curso de Difusão Cultural do Centro de Estudos Africanos da USP (CEA-USP) entre os anos de 2006 e 2017. Ministrou cursos (CEA/USP, NEAB-UFSCAR e PMSP) de formação para professores da educação básica visando o atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da história e culturas africana, afrobrasileira e indígenas. É vice-presidente (representante do Brasil) da AILPcsh-Associação Internacional de Ciências Humanas e Sociais em Língua Portuguesa (Gestão: 2015-2019). (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes