O Estágio Curricular Supervisionado é uma etapa obrigatória para o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Formdo pelas UCs de Estágio I, II e III, aborda questões relativas à convergência entre as Ciências Sociais e os saberes específicos do campo educacional, do qual o futuro professor será um dos agentes principais. Nas três UCs, as dinâmicas e conteúdos relativos às práticas e metodologias de ensino são abordadas a partir da experiência vivida pelo estudante no campo prático de estágio [ver ANEXO II].
É neste local sócio-cultural de dupla condição (aluno/professor) que a experiência se torna o eixo mobilizador da produção de conhecimentos sobre o campo educacional e o saber-fazer docente no encontro simultâneo da pesquisa com o ensino, em suas dimensões psicológicas, sociais, culturais e ético-políticas.
Esse eixo de formação prática inova ao se organizar como módulos de projetos de ações educativas a serem desenvolvidas a cada semestre pelos estudantes (vide detalhamento a seguir). O ponto de partida é a experiência vivida no campo de estágio. É ela que irá mobilizar e orientar os caminhos de formação, reflexão e elaboração do projeto de ação educativa. Articula-se, dessa forma, a experiência vivida aos momentos de orientação/supervisão que oferecem diferentes repertórios teóricos e metodológicos para a reflexão e elaboração de ações educativas contextualizadas.
Outra peculiaridade da proposta está em apresentar ao estudante, como possibilidade de estágio, novos campos de atuação profissional do cientista social na área educacional. Além das escolas públicas ou privadas, campo prioritário do exercício da formação dos professores e das atividades do Estágio Curricular Supervisionado, também reconhecemos como importantes esferas de atuação do cientista social na educação o trabalho desenvolvido em organizações não-governamentais, movimentos sociais e populares, centros culturais, museus e demais espaços de educação não-formal.
O conteúdo programático de tais disciplinas se desenha a partir de eixos temáticos que são selecionados a cada semestre, a partir dos conteúdos, saberes e práticas relacionados ao ensino de Ciências Sociais na Educação Básica. De um rol a ser constantemente ampliado e enriquecido, podemos citar os seguintes eixos temáticos:
- Educação, escola e cultura: escola-comunidade; escola-cidade; desenvolvimento local.
- Cultura, linguagem e conhecimento: modos de conhecer; linguagens e modos de pensamento; tecnologias de comunicação;
- Identidade, alteridade e diferença: diversidade cultural e educação, identidades étnicas e diferenças culturais
- Sociabilidade, juventude e trabalho: família, gênero, estratégias de vida, modos de sociabilidade; economia, trabalho e formas de organização social.
- Poder, política e cidadania: participação, relação saber-poder; instituições sociais e política; educação democrática; direitos, democracia, saberes disciplinares.
- Trabalho docente
Cada semestre de Estágio desenvolve-se de maneira independente, sendo organizado pela elaboração de ações/projetos com início, meio e fim. Ao mesmo tempo, a construção coletiva de ações educativas junto aos sujeitos do campo de estágio aponta para a constituição de vínculos de maior intensidade, que podem se traduzir em ações de cooperação institucional e projetos de pesquisa de maior envergadura.
Tal proposta permite conjugar duas estratégias fundamentais: de um lado, cria a possibilidade do estudante escolher a cada semestre locais e projetos distintos de atuação, constituindo caminhos próprios de formação; de outro, permite que o estudante dê continuidade e aprofundamento ao projeto que tenha resultados positivos. Cada semestre de Estágio Curricular Supervisionado pode oferecer, portanto, uma diferente experiência prática e formativa aos estudantes. Para tanto, as disciplinas desenvolvem-se em torno de eixos temáticos relativos ao ensino de ciências sociais na educação básica, visando orientar a realização de planos de ação específicos. Cada semestre se desenvolverá através dos seguintes processos: sensibilização e formação; pesquisa e diagnóstico; elaboração e discussão coletiva dos projetos; desenvolvimento da proposta; avaliação; sistematização e compartilhamento dos conhecimentos produzidos.
Neste sentido, a exigência de que cada disciplina seja pré-requisito uma da outra é substituída pela obrigatoriedade de que os licenciandos cursem os três semestres de Estágio de modo independente, pois cada um deles poderá oferecer percursos formativos e campos empíricos distintos, porém fundamentais para a sua formação profissional. A proposta de manter uma relativa flexibilidade nos campos de estágio orienta-se pelo princípio de ofertar ao licenciando a possibilidade de constituir trajetórias próprias de conhecimento e estabelecer contato com uma maior diversidade de experiências profissionais.
Nesta direção, as práticas e metodologias de ensino serão mobilizadas pela experiência do campo de Estágio e convertidas em ação docente indissociável da prática permanente de investigação sobre cada situação vivida no campo educacional, de forma a criar planos de ação educativa contextualizados. Portanto, ampliamos o foco de atuação para além da sala de aula, reconhecendo e buscando compreender as instituições e os processos educacionais como processos sociais, culturais e políticos com características próprias.
Regulamento do Estágio Curricular de Ciências Sociais: link