EFLCH recebe a visita de Dermeval Saviani, em comemoração aos 80 anos da Pedagogia

Fotos: Vinícius de Souza

Retrato de Dermeval Saviani no palco do Teatro Adamastor Pimentas

No início da semana – terça, dia 23 - a EFLCH recebeu a visita do professor Dermeval Saviani, Doutor em Filosofia da Educação (PUC – SP), Livre Docente em História da Educação (Unicamp). Nessa oportunidade Dermeval participou como palestrante do 39º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia) – “80 anos da Pedagogia no Brasil: Histórico e Desafios da formação e atuação de educadores”.

Saviani proferiu palestra sobre os “80 anos da Pedagogia”, quando buscou salientar a importância de pensar a educação em uma perspectiva crítica e social. Depois de sua fala, a plateia, composta por estudantes do encontro, reagiu com entusiasmo, dando espaço para um diálogo entre os presentes e Saviani, no Teatro Adamastor Pimentas.

A palestra, com duração de 1h e 30, foi seguida por um debate sobre a conjuntura nacional, o cenário educacional brasileiro e a importância da defesa por uma educação pública e gratuita, com intervenções e discussões entre o público e o educador, que respondeu a todos os questionamentos de maneira democrática e entusiasmada, acrescendo mais de duas horas ao debate. Dermeval encerrou sua fala com uma convocação aos presentes, para que continuem seu trabalho a favor da Educação. Do alto de seus 75 anos, o educador manteve-se atento às manifestações do público, e movido por seu incansável entusiasmo com a causa da Educação, dedicou-se aos autógrafos de alguns de seus livros fundamentais aos estudos da Pedagogia, como Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (11. ed. Campinas, 2012); A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas (12. ed. Campinas, 2011); Escuela y democracia (1. ed. Campinas, 2010).

Dermeval Saviani foi condecorado pelo Ministério da Educação com a medalha do mérito educacional, e também com o prêmio Zeferino Vaz da UNICAMP, onde é professor emérito, e reconhecido como Pesquisador emérito pelo CNPq (2010). Hoje Dermeval atua como Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas; História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

Mesa Tratada

Professor Dermeval Saviani (ao centro da mesa) durante a palestra sobre os 80 anos da Pedagogia

Plateia Tratada 3ª opção

Vista do palco do teatro para a plateia de estudantes, professores e participantes do encontro