Inscrições terminam hoje (8): faça parte! Envolva-se com a vida da universidade

As inscrições para se candidatar aos colegiados da Unifesp se encerram HOJE (8 de outubro). Você, que é técnico(a)-administrativo(a) em educação, docente e estudante podem concorrer a uma ou duas vagas (caso seja uma do Conselho Central e outra do seu Campus). Sua participação é de extrema importância, pois cada membro eleito representará a sua categoria nas principais decisões da universidade.

Os colegiados são órgãos consultivos, deliberativos e fiscalizadores da Unifesp. Entenda seus papéis e as suas composições:

• Conselho Universitário (Consu)

Órgão máximo da universidade composto pelos(as) representantes eleitos de cada categoria, bem como membros natos, como reitor(a), vice-reitor(a), pró-reitores(as), diretores(as) das unidades universitárias e dos campi, entre outros. O Consu é responsável por fixar, acompanhar e avaliar as normas e diretrizes gerais da instituição. Cabe a ele aprovar a constituição dos campi e das unidades universitárias (e seus respectivos regimentos), além de deliberar sobre a distribuição do corpo docente, sobre as eleições, sobre as mudanças de estatuto, entre outros assuntos. Os encontros ocorrem mensalmente.

• Conselhos Centrais

Compete a cada conselho coordenar as atividades da instituição nos seus respectivos campos de atuação, submetendo algumas das decisões ao Consu. Cada um deles é presidido pelo(a) pró-reitor(a). Os Conselhos Centrais podem instituir comissões ou câmaras específicas para o desenvolvimento de suas ações. Os encontros ocorrem mensalmente.

• Conselhos e Congregações de Campus

Responsáveis pela direção, administração e realização das atividades associadas ao ensino, pesquisa e extensão exercidas em cada campus. O Conselho de Campus delibera as ações administrativas, elabora o regimento interno e acompanha e referenda as atividades da direção acadêmica. Já a Congregação de Campus aprova a criação ou extinção dos departamentos, delibera sobre a distribuição de vagas destinadas à unidade universitária e propõe a criação dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Para outras informações, acesse: https://eleicoes.unifesp.br/

Faça parte! Envolva-se com a vida da universidade!