Curso de extensão: "1945-2015 - Mundo em Chamas: Os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial"

O grupo de pesquisa "Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea" da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ofereceu o curso de extensão universitária "1945-2015 - Mundo em Chamas: Os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial", coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni (docente do curso de Relações Internacionais da UNIFESP).

O curso ocorreu do dia 7 de abril a 16 de junho de 2015, às terças-feiras, das 19h30 às 22h30, no Campus Osasco da UNIFESP (Rua Angélica, n. 100 - Anfiteatro, Jardim das Flores, Osasco, SP).

Tratou-se de curso gratuito, certificado e ABERTO A TODO PÚBLICO, com regime didático de 60 horas.

As inscrições ocorreram de 23 de fevereiro a 1 de abril de 2015, pelo site: www.unifesp.br/reitoria/proex/index.php/acoes/cursos-de-extensao-e-eventos/apresentacao

O curso teve como finalidade pensar criticamente o período que inscreve o processo histórico da Segunda Guerra Mundial a partir da produção historiográfica já consagrada e de novos estudos que vêm ganhando vigor nos últimos anos. Foi distribuído em 10 aulas que cobriram os temas: "As heranças históricas da Segunda Guerra Mundial"; "A crise do entre guerras e a ascensão do nazismo"; "Velhas e novas concepções tático-estratégicas"; "A geopolítica da Segunda Guerra Mundial"; "Repensar o “Dia-D”"; "A América Latina durante a Segunda Guerra Mundial"; "O Holocausto e a industrialização dos processos de morte"; "Luta de classes durante a Segunda Guerra Mundial"; "Os ataques nucleares a Hiroshima e Nagazaki"; e "A Nova Ordem Mundial".

1945 2015